Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 19 de maio de 2012

Ecos de Amy e Joss assombram 'Heaven', estreia de Rebecca Ferguson

Resenha de CD
Título: Heaven
Artista: Rebecca Ferguson
Gravadora: RCA / Sony Music
Cotação: * * * 

Foram tantas as cantoras inglesas projetadas ao longo dos anos 2000 com voz e músicas influenciadas pela soul music norte-americana que fica difícil encontrar qualquer traço de originalidade em Heaven, álbum de estreia da cantora e compositora britânica Rebecca Ferguson. Revelada em 2010 ao participar do programa The X Factor, Ferguson lançou em dezembro de 2011 na Inglaterra este álbum que chega ao Brasil neste mês de maio de 2012 em edição da Sony Music. O disco em si é até bom - em especial na vibrante primeira metade. Ferguson canta e compõe bem (com parceiros como Francis White e Alex Smith). A questão é que Heaven soa déjà vu do início ao fim. As fotos do encarte - nas quais a cantora aparece com penteado retrô similar ao adotado por Amy Winehouse (1983 - 2011) - reforçam a impressão de que Ferguson foi infrutiferamente moldada para ser a nova Amy. Há, de fato, ecos de Back to Black (2006) - o álbum que consagrou Amy - em Heaven, sobretudo no arranjo de Fairytale (Let me Live My Life This Way) (Rebecca Ferguson e Francis White) e no canto de Ferguson na menos inspirada Mr. Bright Eyes (Rebecca Ferguson, Brian Higgins, Luke Fiton, Matt Gray, Owen Parker e Toby Scotta). Mas o fantasma que realmente assombra Ferguson no disco é o da comparação com Joss Stone, a primeira grande cantora inglesa dos anos 2000 a beber na fonte da soul music dos EUA. Faixas como Shoulder to Shoulder (Rebecca Ferguson e Francis White), Nothing's Real But Love (Rebecca Ferguson e Francis White) - a melhor música de Heaven - e Gliter & Gold (Rebecca Ferguson, Alex Smith e Paul Barry) parecem ter clonado a energia, o som e a alma soul de Joss. Enfim, mesmo sendo bom, Heaven - álbum produzido por Eg White, Fraser T Smith e Claude Kelly - falha na tentativa de delinear uma identidade para Rebecca Ferguson, grande aposta da Sony Music. E uma falha dessa natureza é grave, podendo representar o inferno para uma cantora estreante.

9 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Foram tantas as cantoras inglesas projetadas ao longo dos anos 2000 com voz e músicas influenciadas pela soul music norte-americana que fica difícil encontrar qualquer traço de originalidade em Heaven, álbum de estreia da cantora e compositora britânica Rebecca Ferguson. Revelada em 2010 ao participar do programa The X Factor, Ferguson lançou em dezembro de 2011 na Inglaterra este álbum que chega ao Brasil neste mês de maio de 2012 em edição da Sony Music. O disco em si é até bom - em especial na vibrante primeira metade. Ferguson canta e compõe bem (com parceiros como Francis White e Alex Smith). A questão é que Heaven soa déjà vu do início ao fim. As fotos do encarte - nas quais a cantora aparece com penteado retrô similar ao adotado por Amy Winehouse (1983 - 2011) - reforçam a impressão de que Ferguson foi infrutiferamente moldada para ser a nova Amy. Há, de fato, ecos de Back to Black (2006) - o álbum que consagrou Amy - em Heaven, sobretudo no arranjo de Fairytale (Let me Live My Life This Way) (Rebecca Ferguson e Francis White) e no canto de Ferguson na menos inspirada Mr. Bright Eyes (Rebecca Ferguson, Brian Higgins, Luke Fiton, Matt Gray, Owen Parker e Toby Scotta). Mas o fantasma que realmente assombra Ferguson no disco é o da comparação com Joss Stone, a primeira grande cantora inglesa dos anos 2000 a beber na fonte da soul music dos EUA. Faixas como Shoulder to Shoulder (Rebecca Ferguson e Francis White), Nothing's Real But Love (Rebecca Ferguson e Francis White) - a melhor música de Heaven - e Gliter & Gold (Rebecca Ferguson, Alex Smith e Paul Barry) parecem ter clonado a energia, o som e a alma soul de Joss. Enfim, mesmo sendo bom, Heaven - álbum produzido por Eg White, Fraser T Smith e Claude Kelly - falha na tentativa de delinear uma identidade para Rebecca Ferguson, grande aposta da Sony Music. E uma falha dessa natureza é grave, podendo representar o inferno para uma cantora estreante.

Maria disse...

Nova Amy? Nem se reencarnação existisse! Amy Winehouse e Joss Stone são duas grandes cantoras surgidas nos anos 2000 as melhores na minha opnião a voz de ambas parecem aquelas negonas americanas.

Victor Moraes, disse...

Qualquer coisa que se compare à Joss Stone aguça a curiosidade de se escutar.

Anônimo disse...

Outra Amy??? NUNCA. O ruim é pra moça que fica sendo compara, Amy foi única e Joss também é ótima, essa moda retrô reforçada por Amy, tá ficando meio caída depois de sua morte. Até aquelas pinturas exageradas nos olhos tá passando ainda bem.

ADEMAR AMANCIO disse...

A característica mais importante pra qualquer artista,é sua identidade,mas tem que ser natural,e não pré-fabricada.

kaik disse...

Rebecca é fantástica, e o novo album é muito bom. A voz dela é maravilhosa, a mania da comparação sempre vai existir, mas o que vale mesmo é que o album é inspirado, ela mesma compoe, enfim, vale a pena escutar!

Unknown disse...

Deixa a garota o som dela é muito bom,adoro Amy e Joss tbm,mas Rebecca nao pega carona nas duas,tem sua particularidade.

Work disse...

Num primeiro momento até se pode pensar que existe alguma similaridade, mas escutando bem o trabalho dela, percebi que ela tem si um estilo próprio e uma voz muito marcante!

Work disse...

Num primeiro momento, até se pode pensar em alguma similaridade. Mas quem escuta o trabalho dela mais a fundo, percebe que ela tem uma voz linda (bem marcante) e um estilo próprio..