Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 31 de maio de 2012

Parceiro de Mautner no 'Maracatu Atômico', Jacobina sai de cena aos 58

Parceiro de Jorge Mautner no Maracatu Atômico, música lançada por Gilberto Gil em compacto de 1973 e revisitada em 1996 pelo grupo Chico Science & Nação Zumbi, o compositor e violonista carioca Nelson Jacobina (1953 - 2012) saiu de cena na manhã desta quinta-feira, 31 de maio de 2012, vítima de câncer. Integrante da Orquestra Imperial desde 2000, Jacobina tem sua obra e seu nome ligados a Mautner, com quem compôs nos anos 70 músicas como Lágrimas Negras - gravada por Gal Costa no álbum Cantar (1974) - e Árvore da Vida, tema que deu título ao único álbum gravado e assinado por Jacobina. Lançado em 1988, numa parceria da Warner Music com o selo Geléia Geral (de Gilberto Gil), o LP Árvore da Vida foi dividido por Jacobina com o fiel parceiro Jorge Mautner. Contudo, as últimas gravações do artista ainda permanecem inéditas. Mesmo doente, Jacobina se uniu aos colegas da Orquestra Imperial na gravação do segundo álbum de estúdio do coletivo carioca. O CD da Orquestra vai ser lançado pelo novo selo da gravadora Biscoito Fino, Da Lapa, no segundo semestre de 2012.

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Parceiro de Jorge Mautner no Maracatu Atômico, música lançada por Gilberto Gil em compacto de 1973 e revisitada em 1996 pelo grupo Chico Science & Nação Zumbi, o compositor e violonista carioca Nelson Jacobina (1954 - 2012) saiu de cena na manhã desta quinta-feira, 31 de maio de 2012, vítima de câncer. Integrante da Orquestra Imperial desde 2000, Jacobina tem sua obra e seu nome ligados a Mautner, com quem compôs nos anos 70 músicas como Lágrimas Negras - gravada por Gal Costa no álbum Cantar (1974) - e Árvore da Vida, tema que deu título ao único álbum gravado e assinado por Jacobina. Lançado em 1988, numa parceria da Warner Music com o selo Geléia Geral (de Gilberto Gil), o LP Árvore da Vida foi dividido por Jacobina com o fiel parceiro Jorge Mautner. Contudo, as últimas gravações do artista ainda permanecem inéditas. Mesmo doente, Jacobina se uniu aos colegas da Orquestra Imperial na gravação do segundo álbum de estúdio do coletivo carioca. O CD da Orquestra vai ser lançado pelo novo selo da gravadora Biscoito Fino, Da Lapa, no segundo semestre de 2012.

Anônimo disse...

Pelo jeito fez poucas músicas, porém certeiras.
Que tenha ido "No bico do Beija-flor"

PS: Soube que a Orquestra Imperial tb tem na manga um DVD pra lançar.