Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 16 de maio de 2012

Caixa 'Festas Dançantes 1' revive o início do baile de Walter Wanderley

No rastro do sucesso da caixa O Rei dos Bailes (2011), que embalou seis álbuns do organista cearense Ed Lincoln, o selo carioca Discobertas lança neste mês de maio de 2012 duas caixas que, juntas, reeditam em CD - pela primeira vez no Brasil - os oito álbuns gravados na Odeon entre 1959 e 1963 pelo tecladista pernambucano Walter Wanderley (12 de maio de 1932 - 4 de setembro de 1986), outro às do órgão. Festas Dançantes Vol 1 e Festas Dançantes Vol 2 chegam ao mercado para lembrar os 80 anos que Wanderley teria completado no último sábado, 12 de maio. A primeira caixa agrupa os álbuns Eu, Você e Walter Wanderley (1959), Feito Sob Medida (1959), Sucessos Dançantes em Ritmo de Romance (1960) e O Sucesso É Samba (1960). Nessa fase inicial da carreira em que vivenciou pico de popularidade, já radicado no Rio de Janeiro (RJ), Wanderley - muito requisitado para tocar seu órgão suingante em gravações de LPs alheios - chegou a lançar dois discos por ano. O primeiro, Eu, Você e Walter Wanderley (1959), tem repertório dominado por standards estrangeiros do porte de All the Way (Jimmy Van Heusen), My Funny Valentine (Richard Rodgers e Lorenz Hart) e The Lady Is a Tramp (Richard Rodgers e Lorenz Hart). No segundo, Feito Sob Medida (1959), já começam a aparecer músicas associadas à então nascente Bossa Nova, caso de Lobo Bobo (Carlos Lyra e Ronaldo Bôscoli). Em Sucessos Dançantes em Ritmo de Romance (1960), o cardápio é mais variado, indo do sucesso carnavalesco O Apito no Samba (Luiz Bandeira) aos clássicos da compositora Dolores Duran (1930 -1959).  Por fim, em O Sucesso É Samba (1960), Wanderley cai com bossa no sambalanço. Aliás, foi justamente pela habilidade de transpor o suingue do samba e a leveza da Bossa Nova para seu órgão que Walter Wanderley se tornou dono de obra tão cultuada no Brasil e no Exterior, enfim reeditada em CD no mercado nacional pelo selo Discobertas, por iniciativa do produtor e pesquisador musical Marcelo Fróes.

4 comentários:

Mauro Ferreira disse...

No rastro do sucesso da caixa O Rei dos Bailes (2011), que embalou seis álbuns do organista cearense Ed Lincoln, o selo carioca Discobertas lança neste mês de maio de 2012 duas caixas que, juntas, reeditam em CD - pela primeira vez no Brasil - os oito álbuns gravados na Odeon entre 1959 e 1963 pelo tecladista pernambucano Walter Wanderley (12 de maio de 1932 e 4 de setembro de 1986), outro às do órgão. Festas Dançantes Vol 1 e Festas Dançantes Vol 2 chegam ao mercado para lembrar os 80 anos que Wanderley teria completado no último sábado, 12 de maio. A primeira caixa agrupa os álbuns Eu, Você e Walter Wanderley (1959), Feito Sob Medida (1959), Sucessos Dançantes em Ritmo de Romance (1960) e O Sucesso É Samba (1960). Nessa fase inicial da carreira em que vivenciou pico de popularidade, já radicado no Rio de Janeiro (RJ), Wanderley - muito requisitado para tocar seu órgão suingante em gravações de LPs alheios - chegou a lançar dois discos por ano. O primeiro, Eu, Você e Walter Wanderley (1959), tem repertório dominado por standards estrangeiros do porte de All the Way (Jimmy Van Heusen), My Funny Valentine (Richard Rodgers e Lorenz Hart) e The Lady Is a Tramp (Richard Rodgers e Lorenz Hart). No segundo, Feito Sob Medida (1959), já começam a aparecer músicas associadas à então nascente Bossa Nova, caso de Lobo Bobo (Carlos Lyra e Ronaldo Bôscoli). Em Sucessos Dançantes em Ritmo de Romance (1960), o cardápio é mais variado, indo do sucesso carnavalesco O Apito no Samba (Luiz Bandeira) aos clássicos da compositora Dolores Duran (1930 -1959). Por fim, em O Sucesso É Samba (1960), Wanderley cai com bossa no sambalanço. Aliás, foi justamente pela habilidade de transpor o suingue do samba e a leveza da Bossa Nova para seu órgão que Walter Wanderley se tornou dono de obra tão cultuada no Brasil e no Exterior, enfim reeditada em CD no mercado nacional pelo selo Discobertas, por iniciativa do produtor e pesquisador musical Marcelo Fróes.

antonio disse...

Mais um golaço da Discobertas!

Ednei Martins disse...

A Discobertas é um prêmio! Parabéns ao Marcelo Fróes que é um gênio na garimpagem e escolha das reedições!

KL disse...

Fantástico, inacreditável! Por favor, belisquem-me.