Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 4 de setembro de 2011

Com certo suingue, Fiuk esboça personalidade trivial no CD solo 'Sou Eu'

Resenha de CD
Título: Sou Eu
Artista: Fiuk
Gravadora: Warner Music
Cotação: * *

"Sigo meu caminho, não tô sozinho / E faço o que eu sempre quis / Cada um na sua / O importante é ser feliz", expõe Fiuk em Cada Um na Sua (Fiuk e Titto Valle), o rock funkeado que abre o primeiro disco solo do cantor, Sou Eu, recém-lançado via Warner Music. "Não quero ser quem você quer que eu seja / Não vou abrir mão de mim pra te agradar", reitera o cantor em Nada Vai me Parar, outra faixa de vibe roqueira, também da lavra de Fiuk com Titto Valle. Sensação entre o público teen de 2010, o filho de Fábio Jr. esboça personalidade própria no disco pilotado por Dudu Borges - produtor requisitado por nove entre dez astros do gênero rotulado como sertanejo universitário - sem se desviar do trilho da banalidade que conduz quase toda a música veiculada atualmente nas rádios. Justiça seja feita: Sou Eu não é disco meloso. O repertório foi formatado com certo balanço, perceptível em especial em Quero Toda Noite, tema sensual no qual Jorge Ben Jor - o papa do suingue brasileiro - figura como convidado e coautor (parceiro de Umberto Tavares, Wagner Vianna e Jefferson Junior). Contudo, a presença luxuosa de Ben Jor se revela insuficiente para alterar o status banal de Sou Eu. Inéditas fornecidas pelos pagodeiros Thiaguinho e Rodriguinho (egressos dos grupos Exaltasamba e Travessos, respectivamente), a faixa-título e Às Vezes Sou Tão Criança reiteram o tom trivial do repertório envolto em atmosfera pop. Pilotando as guitarras do disco, Fiuk eventualmente assume o violão, como na música Foi Preciso Você, título menos inspirado do cancioneiro do mineiro Wilson Sideral (outrora fornecedor de hits para o Jota Quest, grupo liderado pelo mano Rogério Flausino). Ao terminar como Linda, Tão Linda (tema de Fiuk já veiculado na trilha sonora do seriado juvenil Malhação, da TV Globo, em registro da banda Hori),o álbum Sou Eu deixa a sensação de que Fiuk é mais um cantor e compositor na multidão. É fato que ele trilha seu caminho solo em direção ao mesmo público adolescente que lhe consumiu vorazmente enquanto o também ator protagonizou Malhação.  Mas Sou Eu deixa a sensação de que - uma vez já abaixo de seu pico de popularidade - Fiuk pode vir a perder (progressivamente) esse público volátil sem seduzir outras tribos mais fiéis com seu pop trivial.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

"Sigo meu caminho, não tô sozinho / E faço o que eu sempre quis / Cada um na sua / O importante é ser feliz", expõe Fiuk em Cada Um na Sua (Fiuk e Titto Valle), o rock funkeado que abre o primeiro disco solo do cantor, Sou Eu, recém-lançado via Warner Music. "Não quero ser quem você quer que eu seja / Não vou abrir mão de mim pra te agradar", reitera o cantor em Nada Vai me Parar, outra faixa de vibe roqueira, também da lavra de Fiuk com Titto Valle. Sensação entre o público teen de 2010, o filho de Fábio Jr. esboça personalidade própria no disco pilotado por Dudu Borges - produtor requisitado por nove entre dez astros do gênero rotulado como sertanejo universitário - sem se desviar do trilho da banalidade que conduz quase toda a música veiculada atualmente nas rádios. Justiça seja feita: Sou Eu não é disco meloso. O repertório foi formatado com certo balanço, perceptível em especial em Quero Toda Noite, tema sensual no qual Jorge Ben Jor - o papa do suingue brasileiro - figura como convidado e coautor (parceiro de Umberto Tavares, Wagner Vianna e Jefferson Junior). Contudo, a presença luxuosa de Ben Jor se revela insuficiente para alterar o status banal de Sou Eu. Inéditas fornecidas pelos pagodeiros Thiaguinho e Rodriguinho (egressos dos grupos Exaltasamba e Travessos, respectivamente), a faixa-título e Às Vezes Sou Tão Criança reiteram o tom trivial do repertório envolto em atmosfera pop. Pilotando as guitarras do disco, Fiuk eventualmente assume o violão, como na música Foi Preciso Você, título menos inspirado do cancioneiro do mineiro Wilson Sideral (outrora fornecedor de hits para o Jota Quest, grupo liderado pelo mano Rogério Flausino). Ao terminar como Linda, Tão Linda (tema de Fiuk já veiculado na trilha sonora do seriado juvenil Malhação, da TV Globo, em registro da banda Hori),o álbum Sou Eu deixa a sensação de que Fiuk é mais um cantor e compositor na multidão. É fato que ele trilha seu caminho solo em direção ao mesmo público adolescente que lhe consumiu vorazmente enquanto o também ator protagonizou Malhação. Mas Sou Eu deixa a sensação de que - uma vez já abaixo de seu pico de popularidade - Fiuk pode vir a perder (progressivamente) esse público volátil sem seduzir outras tribos mais fiéis com seu pop trivial.