Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Universal produz segunda caixa de Ney com reedições e CD de raridades

Estimulada pela ótima receptividade da caixa Camaleão (2008), que embalou reedições dos álbuns gravados por Ney Matogrosso entre 1975 e 1991, a gravadora Universal Music produz uma segunda caixa com reedições de discos do cantor. O ponto de partida é o álbum As Aparências Enganam (1992), gravado por Ney - visto em foto de Nicolas Constant - com o grupo Aquarela Carioca. Tal como em Camaleão, o jornalista Rodrigo Faour assina os textos sobre os discos e produz CD que reúne gravações avulsas feitas por Ney a partir dos anos 90.

12 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Estimulada pela ótima receptividade da caixa Camaleão (2008), que embalou reedições dos álbuns gravados por Ney Matogrosso entre 1975 e 1991, a gravadora Universal Music produz uma segunda caixa com reedições de discos do cantor. O ponto de partida é o álbum As Aparências Enganam (1992), gravado por Ney - visto em foto de Nicolas Constant - com o grupo Aquarela Carioca. Tal como em Camaleão, o jornalista Rodrigo Faour assina os textos sobre os discos e produz CD que reúne gravações avulsas feitas por Ney a partir dos anos 90.

Cláudio disse...

Mauro,

Na caixa Camaleão Rodrigou Faour reunião os discos de várias gravadoras (Contnental, WEA, CBS, Phillips). Você sabe informar se nesta segunda caixa os discos da Biscoito Fino entrarão?

André Queiroz disse...

Excelente notícia principalmente pelos albuns As Aparências Enganam. Olhos de Farol e Vagabundo que eram impossiveis de sse achar. Torço para que a Universal lance boxes com as obras de Alcione, Fafá de Belem e MPB-4.

Abs
André Queiroz

Romani disse...

A caixa "Camaleão" obteve um merecido êxito, pois é de um requinte raro de se ver, não só pelos ótimos textos que acompanham cada cd, mas pelo apuro visual, pela reprodução perfeita dos encartes e dos rótulos dos discos originais, etc. Espero que Faour continue caprichando e que essa segunda caixa apresente a mesma qualidade da primeira, compatível com a musicalidade extraordinária de Ney.

renato disse...

Excelente noticia.
Quais as musicas que entrarão no cd de raridades?
O Ney tem material para lançarem uma coleção só participações avulsas em cds de outros cantores. Pensem nisso!!!!

Chabacano disse...

Comentário 'tati': Que legal!

Eduardo Cáffaro disse...

A primeira caixa é ótima. E tem albuns que nunca haviam sido lançados em CD. Nesta segunda quais serão os albuns ?

Afonso disse...

Minha única restrição em relação à caixa Camaleão, foi a ausência do belo "A floresta do Amazonas de Villa-Lobos", da Kuarup, que Ney gravou em 1987 ao lado de João Carlos Assis Brasil e Wagner Tiso, trabalho lindo, instigante, um trio afinadíssimo. E talvez tenha sido o embrião de um dos mais belos (e um dos menos conhecidos) cds de Ney, "O cair da tarde" de 1997. Tudo bem que "A Floresta..." não é um disco de carreira de Ney, mas já que na caixa consta a noite em Montreux, em que Ney dividiu o palco c/ Caetano e João Bosco...
Mauro, o show "As aparências enganam" estreou em 1992, mas o disco foi gravado em 1993. Um abraço.

Aconteceu disse...

Desde quando Ney gravou na biscoito fino? rss

KL disse...

O trabalho de Rodrigo é sempre impecável, mas a Universal, lamentavelmente, continua a focar suas reedições nos mesmos nomes de sempre, e não se arrisca em mais nada. A discografia de Ney, anos 1970-80, já seria suficiente pois a maioria do box 2 é facilmente encontrável no mercado. Enquanto isso, obras monumentais aguardam relançamento, como as discografias do MPB4, de Carlos Lyra,do Quarteto em Cy, Os Cariocas, Tamba Trio, Fafá de Belém, Alcione, Jair Rodrigues, Walter Wanderley, Jackson do Pandeiro, entre outros, isso sem falar no fantástico acervo pop da Polydor, etiqueta que precisa ser revisitada em face de pérolas injustamente esquecidas, cujos vinis mais raros velem uma nota no mercado internacional. Sabemos que parte desse patrimõnio já está disponível para download em blogs na Net, mas quem gosta desse tipo de som tem prazer em comprar uma edição bem cuidada, que pode e deve vir com a ficha técnica e capas originais. Lição de estilo para a Geração Photoshop, que não canta, não toca, não compõe e não arranja absolutamente nada.
Alô, alô, diretoria da Universal, acorda!

Afonso disse...

Ney nunca gravou um cd solo pela Biscoito Fino. Mas o belo DVD c/ o programa Ensaio, da Cultura, que Ney gravou c/ Rafael Rabelo, saiu pela Biscoito Fino, no ano passado. Acho que o Cláudio confundiu-se por essa razão, ou, talvez, fez referência aos cds coletivos dessa gravadora dos quais Ney participou, como o da homenagem a Maysa e o "100 anos de frevo".

Cláudio disse...

Pessoal,

Desculpa aí. "Aconteceu" um lapso. Os CDs a que me referi são os da EMI.
Obrigado, Afonso!