Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Wonder toca 'Garota de Ipanema' e volta ao samba 'Você Abusou' no Rio

Em apresentação magistral, que atestou a força de seu groove e de sua voz (ainda nos tons altos do auge de sua carreira), Stevie Wonder encerrou a quarta noite do festival Rock in Rio com show feito já na madrugada desta sexta-feira, 30 de setembro de 2011. No show, o cantor prestou homenagem a Michael Jackson (1958 - 2009) com a balada The Way You Make me Feel e afagou o ego do público brasileiro ao tocar Garota de Ipanema (Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, 1963), um dos clássicos mundiais da Bossa Nova. Neste momento bossa in Rio, coube a filha de Wonder - Aisha Morris, vista com o pai na foto de Michael Menezes, da equipe divulgação do Rock in Rio - cantar a Garota de Ipanema em inglês. No que foi seguida pelo coro do público em... português. Na sequência, Wonder cantou Você Abusou, samba de 1971 que ocasionalmente faz parte de seu repertório. De autoria de Antônio Carlos & Jocáfi, dupla baiana que esteve muito em evidência nas paradas brasileiras da primeira metade da década de 70, Você Abusou ultrapassou as fronteiras nacionais logo após ser lançada pela dupla em gravação que alavancou seu primeiro álbum, Mudei de Idéia (1971).

12 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Em apresentação magistral, que atestou a força de seu groove e de sua voz (ainda nos tons altos do auge de sua carreira), Stevie Wonder encerrou a quarta noite do festival Rock in Rio com show feito já na madrugada desta sexta-feira, 30 de setembro de 2011. No show, o cantor prestou homenagem a Michael Jackson (1958 - 2009) com a balada The Way You Make me Feel e afagou o ego do público brasileiro ao tocar Garota de Ipanema (Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, 1963), um dos clássicos mundiais da Bossa Nova. Neste momento bossa in Rio, coube à filha de Wonder - Alicia Morris, vista com o pai na foto de Michael Menezes, da equipe divulgação do Rock in Rio - cantar a Garota de Ipanema em inglês. No que foi seguida pelo coro do público em... português. Na sequência, Wonder cantou Você Abusou, samba de 1971 que ocasionamente faz parte de seu repertório. De autoria de Antônio Carlos & Jocáfi, dupla baiana que esteve muito em evidência nas paradas brasileiras da primeira metade da década de 70, Você Abusou ultrapassou as fronteiras nacionais logo após ser lançada pela dupla em gravação que alavancou seu primeiro álbum, Mudei de Idéia (1971).

Mauro Ferreira disse...

Aviso aos navegantes: as resenhas dos shows de Stevie Wonder e Jamiroquai entram até o início da noite. Abs, MauroF

Marcelo Barbosa disse...

Maravilhoso! Estou aqui no trabalho capotado de sono, mas valeu muito ficar acordado. Abs

Ricardo Manhães Filho disse...

Mauro, apenas uma correção: o nome da filha do Stevie é Aisha, e não Alicia. Ele até cita seu nome em "Isn't She Lovely". A propósito, eu estive lá ontem e o show foi maravilhoso. Não só o dele, aliás. Mas, você só fará resenhas dos shows dele e do Jamiroquai? Gostaria de ver sua opinião sobre o show da Janelle Monáe, que eu achei maravilhoso.

Um abraço.

KL disse...

fenômeno musical em todos os sentidos: como cantor, tem (e mantém incrivelmente) a pureza, a força e a extensão vocal; como compositor, é original, delicado, sedutor e emotivo; como instrumentista, prova competência na interpretação e no toque; e, como performer, preenche todos os espaços e cativa a todos com a simplicidade e o carisma dos gênios.
E, de quebra, deu um 'tapa na cara' dos que só apostam no som descartável: a massa em peso cantando 'Garota de Ipanema' e, a melhor parte, entoando junto 'Você Abusou', de AC&Jocafi, dupla de artistas que até agora não mereceu a atenção devida do Brasil e permanece com sua discografia sensacional arquivada na RCA à espera de voltar às lojas em grande estilo.
Quando um show desse tipo termina, tem-se a nítida sensação de ter assistido a um verdadeiro espetáculo. Ou, ao contrário, perguntamo-nos: será que foi verdade mesmo? Belisquem-se.

Mauro Ferreira disse...

Ricardo, grato pela correção. Fui dormir às cinco... Bem, vou fazer apenas as resenhas dos shows de Wonder e Jamiroquai porque foram estes que eu vi no quarto dia. Estou cobrindo o festival dentro dos meus limites. Abs, MauroF

aguiar_luc disse...

Janelle Monáe Janelle Monáe Janelle Monáe Janelle Monáe Janelle Monáe Janelle Monáe Janelle Monáe Janelle Monáe Janelle Monáe Janelle Monáe.
Please posta seu comentário meu amor.

André Queiroz disse...

KL

Stevie Wonder, assim como Elton John, faz parte de uma geração de grandes melodistas da musica pop que até hoje não foi igualada. nomes do naipe de Burt Bacharach,Jimmy Webb,Paul Simon,Joni Mitchell,Carole King, Laura Nyro,Paul McCartney, Brian Wilson,Donald Fagen, Marvin Gaye, Cat Stevens, Leon Russel,Carly Simon, irmãos Gibb,Neil Sedaka,Jackson Browne,James Taylor,Kate Bush e outros que não me vêem a mente agora.Simplesmente NADA hoje em dia chega destes mestres em termos de qualidade musical.Quanto ao show foi FODÁSTICO!!!Valeu a pena,e muito, ficar acordado até às 3 da manhã.
INESQUECIVEL!!!!

Concordo com você em relação a Antonio Carlos & Jocafi,infelizmente até hoje são subestimados mas são muito melhores que muito pseudo-sambista de raiz que frequenta a Lapa.

Zé Henrique disse...

Grande show.
Superstition é demais!

KL disse...

André,

Concordo com tudo o que você escreveu. Agora, a pergunta que não quer calar: se o mundo está realmente evoluído (e evoluindo) por que as artes - sobretudo a Música - não acompanham essa evolução?
Gostei de você ter grafado a palavra NADA em caixa-alta. Além dos momentos mais óbvios do show - igualmente brilhantes -, houve outros menores, mais sutis, que também me deixaram extasiado.

Reverências, reverências.

Abraço!

Diogo Santos disse...

E se ele cantasse a versão internacional de " Sá Marina " - conhecida como " Pretty World " ?

Diogo Santos disse...

Vale lembrar também que " Você Abusou " ganhou uma versão em spanish como (niguém menos que ) Célia Cruz, a rainha da salsa.