Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 6 de setembro de 2011

Com Blues Dynamite, Big Gilson explode de paixão pelo blues em 'Live!'

Mestre da guitarra slide e já uma lenda do blues nacional, o guitarrista Big Gilson lança seu primeiro DVD - Live! - com gravação ao vivo editada também em CD pela Coqueiro Verde Records. O registro ao vivo foi feito em 1º de maio de 2010 em show feito por Big Gilson com a banda Blues Dynamite no Mr. Jones Pub, em Buenos Aires, capital da Argentina. Gilson, a rigor, é o guitarrista e líder da Blues Dynamite, banda que integra com a baixista Flávia Couri e o baterista Gil Eduardo. Com a adesão do saxofonista argentino Giuseppe Puopolo em Take me to the River, soul do repertório de Al Green traduzido para o idioma do blues, o trio detona sua paixão pelo blues entre temas autorais, como Ride the Rocket e Tropical Feeling Blues, e abordagens de clássicos de Muddy Waters (Baby, Please Don't Go) e Black Sabbath (Changes, música alocada como faixa-bônus). Detalhe: há números que entraram somente no DVD como Sentenced to Live (parceria de Gilson com Sérgio Vid) e Messiah Will Come Again, da lavra do bluesman norte-americano Roy Buchanan (1939 - 1988). Em contrapartida, há duas músicas que entraram exclusivamente no CD, casos de Judgement Day (Snooky Prior) e de I Wonder You, tema de autoria do guitarrista Rory Gallagher (1948 - 1995), ícone do blues rock.

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Mestre da guitarra slide e já uma lenda do blues nacional, o guitarrista Big Gilson lança seu primeiro DVD - Live! - com gravação ao vivo editada também em CD pela Coqueiro Verde Records. O registro ao vivo foi feito em 1º de maio de 2010 em show feito por Big Gilson com a banda Blues Dynamite no Mr. Jones Pub, em Buenos Aires, capital da Argentina. Gilson, a rigor, é o guitarrista e líder da Blues Dynamite, banda que integra com a baixista Flávia Couri e o baterista Gil Eduardo. Com a adesão do saxofonista argentino Giuseppe Puopolo em Take me to the River, soul do repertório de Al Green traduzido para o idioma do blues, o trio detona sua paixão pelo blues entre temas autorais, como Ride the Rocket e Tropical Feeling Blues, e abordagens de clássicos de Muddy Waters (Baby, Please Don't Go) e Black Sabbath (Changes, música alocada como faixa-bônus). Detalhe: há números que entraram somente no DVD como Sentenced to Live (parceria de Gilson com Sérgio Vid) e Messiah Will Come Again, da lavra do bluesman norte-americano Roy Buchanan (1939 - 1988). Em contrapartida, há duas músicas que entraram exclusivamente no CD, casos de Judgement Day (Snooky Prior) e de I Wonder You, tema de autoria do guitarrista Rory Gallagher (1948 - 1995), ícone do blues rock.

Anônimo disse...

Grande guitarrista mesmo!
O Big Allanbik, antiga banda dele, era ótima.
Agora, monstro sagrado da área é o citado Roy Buchanan.
Quem gosta de guitarra não pode deixar de conhecer a música desse cara. A guitarra dele chora e a gente abre o sorriso.