Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 2 de agosto de 2011

Warner reedita os três discos lançados pelos Inocentes entre 1986 e 1989

Em sintonia com o lançamento do documentário Inocentes - 30 Anos, que conta a história do grupo punk paulista liderado por Clemente, a Warner Music repõe em catálogo neste mês de agosto de 2011 os três bons discos lançados pela banda na gravadora entre 1986 e 1989. Originalmente um EP, Pânico em SP (1986) volta às lojas em edição comemorativa de seus 25 anos, com a adição de seis faixas-bônus (As Verdades Doem, Violência e Paixão, Velocidade Indefinida, Rota de Colisão, Vermes e A Face de Deus) e texto do jornalista Rodrigo Carneiro. Adeus Carne (1987) foi, a rigor, o primeiro álbum lançado pelos Inocentes na Warner. Os destaques foram a faixa Pátria Amada e a recriação de Pesadelo (Maurício Tapajós e Paulo César Pinheiro). Já Inocentes (1989) - álbum produzido por Roberto Frejat, então já no posto de vocalista e guitarrista do grupo Barão Vermelho - ficou mais marcado por sua controvertida capa do que pelo repertório em si, que incluiu uma regravação da seminal Garotos do Subúrbio.

9 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Em sintonia com o lançamento do documentário Inocentes - 30 Anos, que conta a história do grupo punk paulista liderado por Clemente, a Warner Music repõe em catálogo neste mês de agosto de 2011 os três bons discos lançados pela banda na gravadora entre 1986 e 1989. Originalmente um EP, Pânico em SP (1986) volta às lojas em edição comemorativa de seus 25 anos, com a adição de seis faixas-bônus (As Verdades Doem, Violência e Paixão, Velocidade Indefinida, Rota de Colisão, Vermes e A Face de Deus) e texto do jornalista Rodrigo Carneiro. Adeus Carne (1987) foi, a rigor, o primeiro álbum lançado pelos Inocentes na Warner. Os destaques foram a faixa Pátria Amada e a recriação de Pesadelo (Maurício Tapajós e Paulo César Pinheiro). Já Inocentes (1989) - álbum produzido por Roberto Frejat, então já no posto de vocalista e guitarrista do grupo Barão Vermelho - ficou mais marcado por sua controvertida capa do que pelo repertório em si, que incluiu uma regravação da seminal Garotos do Subúrbio.

Anônimo disse...

Adorava esse EP Pânico em SP!
Seis músicas poderosas!
Esse que o Frejat produziu, pelo que me lembro, levou muitas críticas negativas, mas era um ótimo disco. Lembro que gostava.

Luca disse...

O primeiro é que realmente vale uma reedição.

Daniel disse...

Grande e subestimada banda dos anos 80!!Junto com a Plebe Rude,merecia maior destaque na mídia!

Felipe dos Santos disse...

Boa atitude da Warner.

Discos ótimos.

"Pânico em SP" e "Adeus Carne" já haviam saído, em um disco só, na coleção "Arquivos Warner" que Charles Gavin lançou, lá por 2001. Mas esgotaram rapidinho.

Só que a banda, de fato, sempre foi isolada demais na Warner. A cada disco era um produtor. Em "Pânico em SP", foram Liminha, Pena Schimdt e Branco Mello (este último, quem bancou a contratação, em cima da moral dos Titãs com "Cabeça Dinossauro").

Em "Adeus Carne", Pena Schmidt fez dupla com Geraldo D'Arbilly. E aí veio o Frejat.

Além disso, a banda não emplacou. No disco de 1989, Clemente diz até hoje: "A WEA citou que ou eram 50 mil vendidos, ou rua". Foi rua, infelizmente.

Felipe dos Santos Souza

Felipe dos Santos disse...

Corrigindo o erro que cometi: "Pânico em SP" não teve Liminha na produção. Mas teve nos vocais de apoio da faixa-título.

Felipe dos Santos Souza

KL disse...

capas hilárias; só elas já valem as reedições;-)

André Nascimento disse...

O INOCENTES merece essa reedição, mas estou ansioso para escutar essa versão turbinada do Pânico em SP.

A banda merece ter mais discos relançados como Subterrâneos, Ruas, Embalado a Vácuo e Ao Vivo, todos fora de catalógo e que custam um graninha.

Anônimo disse...

Me lembrei dessa clássica frase do Clemente - vocal da banda.

"Viemos atrasar o Trem das Onze, pintar de negro a Asa Branca e fazer da Amélia uma mulher qualquer"

Wowwwwww!