Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Djavan lança 'Ária ao Vivo' em setembro com os hits 'Sina' e 'Flor de Lis'

Com foto de Marcos Hermes na capa, Ária ao vivo chega às lojas em setembro de 2011 com o registro do show Ária, inspirado no primeiro álbum de Djavan como intérprete. Sob a direção da Samba Filmes, a gravação ao vivo foi concretizada em 8 e 9 de abril, em duas apresentações do show Ária no Palácio das Artes, em Belo Horizonte (MG). Em edição viabilizada pela parceria da Luanda Records com a gravadora Biscoito Fino, Ária ao Vivo vai ser lançado nos formatos de CD, DVD e blu-ray (o primeiro da videografia de Djavan). O repertório combina as músicas do CD de estúdio Ária (2010) com sucessos autorais da obra do compositor, casos do samba Flor de Lis (1976), Lambada de Serpente (1980), Sina (1982) e Linha do Equador (1991, parceria com Caetano Veloso), incluídos no roteiro do ótimo show.

6 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Com foto de Marcos Hermes na capa, Ária ao vivo chega às lojas em setembro de 2011 com o registro do show Ária, inspirado no primeiro álbum de Djavan como intérprete. Sob a direção da Samba Filmes, a gravação ao vivo foi concretizada em 8 e 9 de abril, em duas apresentações do show Ária no Palácio das Artes, em Belo Horizonte (MG). Em edição viabilizada pela parceria da Luanda Records com a gravadora Biscoito Fino, Ária ao Vivo vai ser lançado nos formatos de CD, DVD e blu-ray (o primeiro da videografia de Djavan). O repertório combina as músicas do CD de estúdio Ária (2010) com sucessos autorais da obra do compositor, casos do samba Flor de Lis (1976), Lambada de Serpente (1980), Sina (1982) e Linha do Equador (1991, parceria com Caetano Veloso), incluídos no roteiro do ótimo show.

Eduardo Cáffaro disse...

Outro mestre da boa música. Esses dia revi no youtube o clipe para Chega de Mágua - que tinha no elenco : Gal Costa, Bethânia, Simone, Elba, Djavan, Gil, Caetano,Milton, Rita Lee, Tim Maia .. e depois liguei a TV e vi a chamada da musiquinha do Criança esperança desse ano. Olha o Time : Fiuk, Sandy, Banda calypso, Luan Santana ... ai meu Deus ... que saudade que me deu. Seja bem vindo Djavan.

KL disse...

Assim como vários colegas seus de geração Djavan precisa, urgentemente, fazer aula de canto. Os agudos dele doem na alma.

Eduardo Cáffaro disse...

Acredito que nem tudo se resolve com aulas de canto, caro KL. Seria maravilhoso se isso pudesse acontecer ...Mas existe um desgaste natural, e até alterações de timbre que a idade trás. Acontece até com cantores líricos. Dizem que Elba fez aulas, e achei que sua voz ficou estranha nos ultimos cds, empostada demais ... mas enfim ! Se puder trazer os belos agudos de Djavan de volta ... com certeza seria bárbaro.

KL disse...

Eduardo,
Eu não disse que aulas de canto resolvem "tudo", mas ajudam bastante a melhorar a emissão vocal, sobretudo de quem sempre usou a voz de modo equivocado, muitas vezes com exagero nos agudos, como é o caso de Djavan.
Você citou Elba, mas, sinceramente, eu prefiro ouvi-la nos primeiros álbuns, quando a voz era, digamos, "rústica". Se ela fez aula de canto, ou aprendeu tudo errado ou o(a) mestre não era dos melhores, pois ouvi-la hoje é (também) quase uma tortura.
Você falou também em desgaste por conta da idade: embora sejam exceções para confirmar a regra, Cauby e Ney, por exemplo, estão aí para provar que, em vários momentos, estão cantando melhor e mais bonito do que na juventude.

Eduardo Cáffaro disse...

Então, também prefiro a Elba, antes das aulas .... com sua voz agreste. E Cauby e Ney e até Bethânia tem timbres mais bonitos hoje do que nos primeiros discos. Alguns mudam para melhor ...outros não tem a mesma sorte. abs.