Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 26 de abril de 2014

Primeiro vídeo de 'Verdade uma ilusão' sinaliza DVD histórico de Marisa

Editorial - Em 1º de junho de 2012, Marisa Monte fez história ao estrear a turnê Verdade uma ilusão, show que dividiu águas nos palcos brasileiros pelo uso arrojado e inovador de projeções de vídeo. Projetados nos telões em imagens que ocupavam toda a dimensão do palco, vídeos de contemporâneos artistas plásticos brasileiros pareceram extrapolar os limites da cena, envolvendo artista, músicos e plateia em aura de sedução que reiterou o apuro da cantora e compositora carioca na criação de seus espetáculos. Quase dois anos depois, a exposição na web das primeiras imagens do DVD que vai perpetuar o show - captado em 3 de agosto de 2013 em apresentação para convidados na Grande Sala da Cidade das Artes, no Rio de Janeiro (RJ) - sinaliza que Marisa também vai fazer história com a edição do DVD que chega às lojas em maio de 2014 em edição do selo Phonomotor distribuída pela gravadora Universal Music. A julgar pela captação da valsa que batiza o show, Verdade uma ilusão (Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte, 2010), a cantora vai lançar - enfim! - o DVD que está devendo há anos para seu público. Ao filmar seus shows, Marisa vinha frustrando seu público com DVDs que exibiam os espetáculos de forma fragmentada, por vezes diluídos em vídeos de tom documental. Pois parece que o DVD Verdade uma ilusão foge dessa fórmula já batida, exibindo o show tal como ele foi apresentado nos palcos do Brasil e do mundo entre 2012 e 2013. Mas o que encanta é que, a julgar pelo vídeo de Verdade uma ilusão, a forma como esse show vai ser visto no DVD / blu-ray vai se revelar arrojada e inovadora como o espetáculo em si. Decorridos 25 anos de sua explosão nacional com Bem que se quis (E po' che fà) (Pino Danielle, 1982, em versão em português de Nelson Motta, 1989), Marisa Monte ainda chega na frente, ditando o padrão a ser atingido e sendo referência para as cantoras do Brasil.

10 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Editorial - Em 1º de junho de 2012, Marisa Monte fez história ao estrear a turnê Verdade uma ilusão, show que dividiu águas nos palcos brasileiros pelo uso arrojado e inovador de projeções de vídeo. Projetados nos telões em imagens que ocupavam toda a dimensão do palco, vídeos de contemporâneos artistas plásticos brasileiros pareceram extrapolar os limites da cena, envolvendo artista, músicos e plateia em aura de sedução que reiterou o apuro da cantora e compositora carioca na criação de seus espetáculos. Quase dois anos depois, a exposição na web das primeiras imagens do DVD que vai perpetuar o show - captado em 3 de agosto de 2013 em apresentação para convidados na Grande Sala da Cidade das Artes, no Rio de Janeiro (RJ) - sinaliza que Marisa também vai fazer história com a edição do DVD que chega às lojas em maio de 2014 em edição do selo Phonomotor distribuída pela gravadora Universal Music. A julgar pela captação da valsa que batiza o show, Verdade uma ilusão (Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte, 2010), a cantora vai lançar - enfim! - o DVD que está devendo há anos para seu público. Ao filmar seus shows, Marisa vinha frustrando seu público com DVDs que exibiam os espetáculos de forma fragmentada, por vezes diluídos em vídeos de tom documental. Pois parece que o DVD Verdade uma ilusão foge dessa fórmula já batida, exibindo o show tal como ele foi apresentado nos palcos do Brasil e do mundo entre 2012 e 2013. Mas o que encanta é que, a julgar pelo vídeo de Verdade uma ilusão, a forma como esse show vai ser visto no DVD / blu-ray vai se revelar arrojada e inovadora como o espetáculo em si. Decorridos 25 anos de sua explosão nacional com Bem que se quis (E po' che fà) (Pino Danielle, 1982, em versão em português de Nelson Motta, 1989), Marisa Monte ainda chega na frente, ditando o padrão a ser atingido e sendo referência para as cantoras do Brasil.

ProfºAllan disse...

Concordo com você, Mauro! Sempre vi a Marisa como uma artista a frente do seu tempo.

Breno Alves disse...

Grande análise, Mauro! Mas eu li que o lançamento também traz o CD ao vivo do espetáculo... A informação procede? Se procede, seria nos mesmos moldes do "Infinito ao meu redor" (CD+DVD em um mesmo pacote)?

André disse...

Assisti esse show e posso dizer que a beleza deste show é incomparável, mas pelo que vi do primeiro vídeo do DVD, eles conseguiram registrar e manter a beleza para quem não viu o show. Inesquecível e histórico mesmo.

noca disse...

A Marisa é bacana Mauro,sem duvidas.Mas essa soberania extrema que você atribui a ela esta muito longe de ser algo fundamental para nossa música.E esse padrão visual e impactante pode não ser tão importante assim para quem quer fazer de seus deslumbramentos,contemplações e vislumbramentos um trajeto através apenas no viés sonoro,mágico e invisível da música,e dê maior valor a essa perspectiva.Sonoramente ela é grande intérprete as vezes boa compositora,mas muito distante de oferecer algo surpreendente e peculiar como pelo menos umas vinte cantoras da nossa história já demonstraram.Abrs!

Milene Fernandes disse...

Um show como esse merecia um registro na íntegra. Marisa foi perfeita no palco.

Eu disse...

O único erro e não dar uma data , que deixa maluco quem ama a obra dela

Unknown disse...

Marisa é mais que uma grande cantora, é uma grande artista. Seu aparato visual nos shows sempre somam. A todos que fui, desde Cor de rosa e carvão, sempre me surpreendi. Isto talvez seja para poucos artistas, cantores e cantoras...Canta lindamente, é só ver o novo clipe para perceber..Sua música, seu novo disco, estão longe da tão cafonice alardeada e repetida nos últimos tempos como se fossem verdade...Consegue fazer de músicas medianas grandes canções em seus shows, unindo, sim, porque não, outras artes juntamente com grandes músicos..Usa o mercado a seu favor, isso ela faz e bem...Marisa é mais que uma grade cantora, toca, produz, compõe. Grande artista!

rafael h. disse...

Também tenho dúvidas se será um box com cd e dvd, ou serão lançados separadamente......

Fernando Lima disse...

Achei o show esteticamente cafona, desequilibrado e cheio de sujeira cênica. A parte musical fraca e sem novidades, apenas um decalque das gravações dos discos. E o pior, tinha uma das piores qualidades de som qua já ouvi, e olha que assisti três vezes, mas minha opinião só se fortaleceu. Espero que, pelo menos, a qualidade de som do blu-ray esteja boa. Foi o show de uma simples cantora, em uma de suas aparições bissextas.