Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 6 de abril de 2014

Caixa embala as joias raras de fase internacional da discografia de Pery

O selo carioca Discobertas presta outro inestimável serviço aos colecionadores de discos com a edição da caixa Pery internacional, já à venda no Brasil. Esta segunda caixa com reedições de títulos da discografia do cantor carioca Pery Ribeiro (1937 - 2012) é ainda mais valiosa do que sua antecessora, Pery Ribeiro anos 60 (2013), por embalar joias raríssimas de profícua fase internacional da discografia do artista. Lançados originalmente entre 1967 e 2012, todos os sete títulos reeditados sob produção do pesquisador musical Marcelo Fróes - Gemini V en México (1967), Pery (1968), Bossa Rio (1968), Bossa Rio - Alegria! (1969), Bossa Rio - Live in Japan (1970), Pery Ribeiro (1971) e Pery Ribeiro (1972) - eram até então inéditos em CD no Brasil. Os dois últimos discos da caixa, ambos intitulados Pery Ribeiro e gravados para o Brasil, são primorosos e flagram o cantor em fase áurea. Contudo, os discos internacionais se impõem para os colecionadores por serem títulos muitos obscuros no Brasil, sobretudo o Bossa Rio Live in Japan, gravado ao vivo em 1970 - com a participação do compositor e pianista acreano João Donato - para o mercado do Japão, país aonde já tinha sido lançado em CD. Gravado para os Estados Unidos em 1969, com produção do compositor e músico fluminense Sergio Mendes e com Pery à frente do grupo Bossa Rio, Alegria! também era raridade no mercado nacional. Sucedeu outro disco gravado pelo Bossa Rio nos EUA com produção de Sergio Mendes, em 1968, e também reeditado na caixa Pery internacional. Antes, no México, o cantor já gravara dois discos, Gemini V en México (1967) e Pery (1968), também reeditados nesta boa caixa com a reprodução das capas, contracapas, encartes e selos dos álbuns originais.

8 comentários:

Mauro Ferreira disse...

O selo carioca Discobertas presta outro inestimável serviço aos colecionadores de discos com a edição da caixa Pery internacional, já à venda no Brasil. Esta segunda caixa com reedições de títulos da discografia do cantor carioca Pery Ribeiro (1937 - 2012) é ainda mais valiosa do que sua antecessora, Pery Ribeiro anos 60 (2013), por embalar joias raríssimas de profícua fase internacional da discografia do artista. Lançados originalmente entre 1967 e 2012, todos os sete títulos reeditados sob produção do pesquisador musical Marcelo Fróes - Gemini V en México (1967), Pery (1968), Bossa Rio (1968), Bossa Rio - Alegria! (1969), Bossa Rio - Live in Japan (1970), Pery Ribeiro (1971) e Pery Ribeiro (1972) - eram até então inéditos em CD no Brasil. Os dois últimos discos da caixa, ambos intitulados Pery Ribeiro e gravados para o Brasil, são primorosos e flagram o cantor em fase áurea. Contudo, os discos internacionais se impõem para os colecionadores por serem títulos muitos obscuros no Brasil, sobretudo o Bossa Rio Live in Japan, gravado ao vivo em 1970 - com a participação do compositor e pianista acreano João Donato - para o mercado do Japão, país aonde já tinha sido lançado em CD. Gravado para os Estados Unidos em 1969, com produção do compositor e músico fluminense Sergio Mendes e com Pery à frente do grupo Bossa Rio, Alegria! também era raridade no mercado nacional. Sucedeu outro disco gravado pelo Bossa Rio nos EUA com produção de Sergio Mendes, em 1968, e também reeditado na caixa Pery internacional. Antes, no México, o cantor já gravara dois discos, Gemini V en México (1967) e Pery (1968), também reeditados nesta boa caixa com a reprodução das capas, contracapas, encartes e selos dos álbuns originais.

Rafael disse...

Já tenho a primeira caixa e comprarei esta, que é belíssima. Pena que ainda não lançaram em CD o disco dele "Sings Bossa Nova Hits".

Rafael disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Rafael disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Tombom disse...

O saudoso Pery foi/é uma das melhores vozes masculinas que habitam a Música (com "M" maiúsculo) feita no Brasil. Seu timbre é delicioso.

Tiago disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tiago disse...

Bossa Nova hits está fora do período da caixa; é de 1979 (e pelo que entendi a ordem é cronológica). E ele já saiu em CD na 2 em 1, facilmente encontrada no ML.

Simon Boutman disse...

A Discobertas sempre lança coisas muito boas. Está explorando bem o acervo que a Odeon deixou. Pena que o som seja sempre tããããããããããão ruim.... Espero que um dia consigam melhorar a remasterização, que é péssima.