Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 6 de abril de 2014

Texto valoriza livro que (re)conta a história dos Beatles em 50 momentos

Recém-lançado no Brasil através da Verus, editora ligada ao Grupo editorial Record, Love me do - 50 momentos marcantes dos Beatles é o típico produto destinado a faturar com a incessante beatlemania. Mas paira acima de boa parte dos produtos caça-niqueis do gênero por conta do apurado texto de seu autor, Paolo Hewitt. Jornalista musical com textos publicados em revistas e jornais como Melody maker e New music express, Hewitt jamais lança "nova luz" sobre a história do grupo inglês, como alardeia a contracapa do livro, mas sua narrativa é (segura) porta de entrada para quem quiser conhecer a trajetória dos Fab four, dividida pelo escritor em 50 capítulos - os 50 momentos marcantes do subtítulo de Love me do - que montam cronologia iniciada no dia em que John Lennon (1940 - 1980) conhece Paul McCartney e concluída no dia da morte de George Harrison (1943 - 2001), passando pelo lançamento de álbuns definidores como Revolver (1966) e o revolucionário Sgt. Pepper's lonely hearts club band (1967). Além do texto de Hewitt ser sedutor, o jornalista resiste à tentação de endeusar os Beatles. Sem deixar de enfatizar as proezas e a importância do fantástico quarteto, Love me do contextualiza os feitos e fatos dos Beatles no universo pop com visão crítica que valoriza o bom livro, traduzido para o português por Leandro Woyakoski.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Recém-lançado no Brasil através da Verus, editora ligada ao Grupo editorial Record, Love me do - 50 momentos marcantes dos Beatles é o típico produto destinado a faturar com a incessante beatlemania. Mas paira acima de boa parte dos produtos caça-niqueis do gênero por conta do apurado texto de seu autor, Paolo Hewitt. Jornalista musical com textos publicados em revistas e jornais como Melody maker e New music express, Hewitt jamais lança "nova luz" sobre a história do grupo inglês, como alardeia a contracapa do livro, mas sua narrativa é (segura) porta de entrada para quem quiser conhecer a trajetória dos Fab four, dividida pelo escritor em 50 capítulos - os 50 momentos marcantes do subtítulo de Love me do - que montam cronologia iniciada no dia em que John Lennon (1940 - 1980) conhece Paul McCartney e concluída no dia da morte de George Harrison (1943 - 2001), passando pelo lançamento de álbuns definidores como Revolver (1966) e o revolucionário Sgt. Pepper's lonely hearts club band (1967). Além do texto de Hewitt ser sedutor, o jornalista resiste à tentação de endeusar os Beatles. Sem deixar de enfatizar as proezas e a importância do fantástico quarteto, Love me do contextualiza os feitos e fatos dos Beatles no universo pop com visão crítica que valoriza o bom livro, traduzido para o português por Leandro Woyakoski.