Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 14 de abril de 2014

Lea Michele voa baixo em 'Louder', disco solo repleto de baladas triviais

Resenha de CD
Título: Louder
Artista: Lea Michele
Gravadora: Sony Music
Cotação: * * 

A projeção mundial alcançada pela atriz e compositora norte-americana Lea Michele no papel de Rachel Berry - protagonista da hypada série de TV Glee - alimentou expectativas em relação ao primeiro disco solo da artista de boa voz. Expectativas frustradas com a audição de Louder, álbum que segue fórmulas de sucesso tidas como certeiras pela indústria fonográfica dos Estados Unidos, mas que dissolvem a personalidade de Lea Michele a ponto de a cantora sequer conseguir se diferenciar entre tantas similares estéreis colegas norte-americanas. Como o single Cannonball já sinalizara, Louder bate insistente na tecla das baladas, versando sobre relacionamentos afetivos com letras que adquirem grau adicional de emoção pelo fato de o namorado da artista - o também ator e cantor Cory Monteith (1982 - 2013), colega de Michele no elenco de Glee - ter sido encontrado morto em julho do ano passado. A canção If you say so alude à precoce saída de cena de Monteith, fechando repertório dominado por baladas que parecem discutir a relação do desfeito casal 20 da TV norte-americana. A melhor balada dessa safra comum é Burn with you, canção ardente. Entoada em tons suaves, Battlefield também poderá contentar fãs de baladas fabricadas em série pelos hitmakers da indústria do disco. A potência da voz de Lea Michele salta aos ouvidos em baladas como Cue the rain Thousand needles. Mas tudo soa tão trivial no disco que, por mais que algumas emoções pareçam reais, elas soam artificiais. Alocadas como a segunda e a nona das 11 faixas do CD, respectivamente, On my way e Don't let go se diferenciam em Louder pelo tom pop que tangencia atmosfera roqueira. Mesmo assim, Louder jamais voa alto, permanecendo em perigosa zona de conforto.

3 comentários:

Mauro Ferreira disse...

A projeção mundial alcançada pela atriz e compositora norte-americana Lea Michele no papel de Rachel Berry - protagonista da hypada série de TV Glee - alimentou expectativas em relação ao primeiro disco solo da artista de boa voz. Expectativas frustradas com a audição de Louder, álbum que segue fórmulas de sucesso tidas como certeiras pela indústria fonográfica dos Estados Unidos, mas que dissolvem a personalidade de Lea Michele a ponto de a cantora sequer conseguir se diferenciar entre tantas similares estéreis colegas norte-americanas. Como o single Cannonball já sinalizara, Louder bate insistente na tecla das baladas, versando sobre relacionamentos afetivos com letras que adquirem grau adicional de emoção pelo fato de o namorado da artista - o também ator e cantor Cory Monteith (1982 - 2013), colega de Michele no elenco de Glee - ter sido encontrado morto em julho do ano passado. A canção If you say so alude à precoce saída de cena de Monteith, fechando repertório dominado por baladas que parecem discutir a relação do desfeito casal 20 da TV norte-americana. A melhor balada dessa safra comum é Burn with you, canção ardente. Entoada em tons suaves, Battlefield também poderá contentar fãs de baladas fabricadas em série pelos hitmakers da indústria do disco. A potência da voz de Lea Michele salta aos ouvidos em baladas como Cue the rain e Thousand needles. Mas tudo soa tão trivial no disco que, por mais que algumas emoções pareçam reais, elas soam artificiais. Alocadas como a segunda e a nona das 11 faixas do CD, respectivamente, On my way e Don't let go se diferenciam em Louder pelo tom pop que tangencia atmosfera roqueira. Mesmo assim, Louder jamais voa alto, permanecendo em perigosa zona de conforto.

Daniel disse...

Realmente um disco repetitivo, genérico, descartável e chato. Producao previsível, melodias pouco atraentes, letras bobas, nada de inovação e ela só grita.

Marcelo disse...

Deve ser uma gritaria sem fim...