Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Brown, Paula Fernandes e Pato Fu são indicados ao 12º Grammy Latino

Por conta de seu álbum Diminuto (2010), Carlinhos Brown (foto) conseguiu indicações em duas categorias gerais da 12ª edição do Grammy Latino. Diminuto disputa os prêmios de Melhor Álbum de Cantor e Compositor e Melhor Engenharia de Gravação (categoria em que Diminuto concorre com Manuscrito, CD solo de Sandy). A lista de indicados ao 12º Grammy Latino foi divulgada nesta quarta-feira, 14 de setembro de 2011, pela Academia Latina de Gravação. Embora já tenha uma década de carreira fonográfica, a cantora e compositora mineira Paula Fernandes foi indicada na categoria Revelação, na qual concorre com o trio italiano Il Volo, o grupo uruguaio Max Capote, o cantor espanhol Pablo Alborán e o cantor e compositor porto-riquenho Sie7e. Já o grupo Pato Fu vai disputar o troféu de Melhor Álbum Infantil por Música de Brinquedo (2010) na cerimônia de premiação do 12º Grammy Latino - agendada para 10 de novembro, em Las Vegas (EUA). A lista de indicados aponta como favorito o duo porto-riquenho Calle 13, indicado em dez categorias. Entre elas, Melhor Álbum e Melhor Álbum de Música Urbana (por Entren los que Quieran), Gravação do Ano (pela música Latinoamérica, gravada com participação de Maria Rita) e Canção do Ano (também por Latinoamérica). Clique aqui para ver a relação completa de cantores e grupos indicados ao 12º Grammy Latino.

6 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Por conta de seu álbum Diminuto (2010), Carlinhos Brown (foto) conseguiu indicações em duas categorias gerais da 12ª edição do Grammy Latino. Diminuto disputa os prêmios de Melhor Álbum de Cantor e Compositor e Melhor Engenharia de Gravação (categoria em que Diminuto concorre com Manuscrito, CD solo de Sandy). A lista de indicados ao 12º Grammy Latino foi divulgada nesta quarta-feira, 14 de setembro de 2011, pela Academia Latina de Gravação. Embora já tenha uma década de carreira fonográfica, a cantora e compositora mineira Paula Fernandes foi indicada na categoria Revelação, na qual concorre com o trio italiano Il Volo, o grupo uruguaio Max Capote, o cantor espanhol Pablo Alborán e o cantor e compositor porto-riquenho Sie7e. Já o grupo Pato Fu vai disputar o troféu de Melhor Álbum Infantil por Música de Brinquedo (2010) na cerimônia de premiação do 12º Grammy Latino - agendada para 10 de novembro, em Las Vegas (EUA). A lista de indicados aponta como favorito o duo porto-riquenho Calle 13, indicado em dez categorias. Entre elas, Melhor Álbum e Melhor Álbum de Música Urbana (por Entre los que Quieran), Gravação do Ano (pela música Latinoamérica, gravada com participação de Maria Rita) e Canção do Ano (também por Latinoamérica). Clique aqui para ver a relação completa de cantores e grupos indicados ao 12º Grammy Latino.

Rhenan Soares disse...

fuleiragem esse prêmio, viu... pfff...

Diogo Santos disse...

Mauro, o fato de que 4 dos 6 indicados na categoria Melhor Album de Música Classica serem brasileiros merecia citação no post não acha ?

Concorrem :

" Brazilian Guitar Quartet Plays Villa-Lobos " - Brazilian Guitar Quartet

" Chopin " - Clara Sverner

" Concertino Para Percussão e Concerto Para Violão " -
Francis Hime & Nelson Ayres

" Villa-Lobos Trio Play: Heitor Villa-Lobos, Astor Piazzolla & Lucio Bruno-Videla " - Villa-Lobos Trio

Vitor disse...

Acho esse premio um horror, brega e sem nenhuma importancia. O pior sao os artistas brasileiros que enchem a boca pra falar q ganharam grammy, mas ninguem diz q era o latino e na categoria brasileira

Unknown disse...

Eu sabia que se alguém informasse aos leitores que a Música do ano tem vocais de mara Rita, seria o Mauro! Escutei Que Entren Los que Quieran antes da cerimônia do ano passado e cravei: é o disco do GL2011.
O nível tá fraco, pra variar. Quem brilhou pela ausência foi Juanes. Gosto dele, mas foi merecido :p Outra ausência, essa lamentável, foi a de Francisca Valenzuela. Andrea Echeverry também não consegue muita atenção nem nos discos solos nem com o Atercio. Na parte brasileira, decepcionadíssima com a falta de reconhecimento da fantástica leva de discos do ano passado. Num ano que teve Jeneci e Tulipa, escolher Paula é sacanagem.
P.S - brega é ser fechado para a diversidade cultural, dentro e fora do nosso país.

FSaker disse...

Mauro, uma correção: o álbum Manuscrito que concorre em Melhor Engenharia de Gravação não é o da Sandy, e sim da cantora argentina Claudia Brant. O site dela inclusive menciona essa indicação, além de outras duas que ela recebeu: http://www.claudiabrant.com/esp/home.htm