Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 20 de agosto de 2011

Beck realça com cordas serenidade de Moore em 'Demolished Thoughts'

Resenha de CD
Título: Demolished Thoughts
Artista: Thurston Moore
Gravadora: Matador Records / Lab 344
Cotação: * * * 1/2

Difícil associar as ruidosas experimentações do Sonic Youth ao som geralmente sereno de Demolished Thoughts, o terceiro álbum solo de Thurston Moore, vocalista do grupo norte-americano. Editado no Brasil neste mês de agosto de 2011 pelo selo Lab 344, sob licença da gravadora Matador Records, Demolished Thoughts caminha quase sempre na contramão do som do Sonic Youth. Há, sim, algum ruído na agitada Circulation, uma das nove músicas do disco, mas Demolished Thoughts é trabalho urdido no tempo da delicadeza. Algo perceptível logo nas duas primeiras faixas, Benediction e Illuminine. Convocado para produzir o disco, Beck acerta ao realçar a serenidade dos temas com uma profusão de cordas. Qualquer que seja o tom, verdade seja dita, as melodias são bonitas em sua maior parte. Tal beleza salta aos ouvidos especialmente em Blood Never Lies, faixa em que as passagens instrumentais duram mais do que a parte cantada (com vocais invariavelmente harmoniosos). Entre sons de violões e violinos, o sucessor de Trees Outside The Academy (2007) transcorre nesse tom acústico e sereno, com alguma dose de experimentação na disposição e execução das cordas que emolduram Orchad Street, faixa de quase seis minutos que - com invólucro um pouco mais pesado - poderia até figurar num disco do Sonic Youth. Contudo, essência, Demolished Thoughts é bom disco timbrado por Beck no tempo já maduro do cinquentão Thurston Moore.

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Difícil associar as ruidosas experimentações do Sonic Youth ao som geralmente sereno de Demolished Thoughts, o terceiro álbum solo de Thurston Moore, vocalista do grupo norte-americano. Editado no Brasil neste mês de agosto de 2011 pelo selo Lab 344, sob licença da gravadora Matador Records, Demolished Thoughts caminha quase sempre na contramão do som do Sonic Youth. Há, sim, algum ruído na agitada Circulation, uma das nove músicas do disco, mas Demolished Thoughts é trabalho urdido no tempo da delicadeza. Algo perceptível logo nas duas primeiras faixas, Benediction e Illuminine. Convocado para produzir o disco, Beck acerta ao realçar a serenidade dos temas com uma profusão de cordas. Qualquer que seja o tom, verdade seja dita, as melodias são bonitas em sua maior parte. Tal beleza salta aos ouvidos especialmente em Blood Never Lies, faixa em que as passagens instrumentais duram mais do que a parte cantada (com vocais invariavelmente harmoniosos). Entre sons de violões e violinos, o sucessor de Trees Outside The Academy (2007) transcorre nesse tom acústico e sereno, com alguma dose de experimentação na disposição e execução das cordas que emolduram Orchad Street, faixa de quase seis minutos que - com invólucro um pouco mais pesado - poderia até figurar num disco do Sonic Youth. Contudo, essência, Demolished Thoughts é bom disco timbrado por Beck no tempo já maduro do cinquentão Thurston Moore.

Luca disse...

Já tinha ouvido esse disco há alguns meses e também gostei,ntem tudo tem que ser barulho, ainda mais depois dos 50