Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 6 de julho de 2013

Livro 'Cantadas' foca obra fonográfica de 25 cantoras ao longo de 25 anos

Primeiro livro do jornalista carioca Mauro Ferreira na área musical, Cantadas - A sedução da voz feminina em 25 anos de jornalismo musical analisa a produção fonográfica de 25 cantoras do Brasil ao longo de 25 anos, compreendendo o período 1987 - 2012. Com prefácio do DJ Zé Pedro e projeto gráfico de Rodrigo Amaral, o livro vai ser lançado a partir das 18h de 17 de julho de 2013, em noite de autógrafos no restaurante Ettore Cucina Italiana, no Leblon, no Rio de Janeiro (RJ). Em ordem alfabética, as 25 cantoras enfocadas afetivamente no livro - uma edição independente do autor, produzida pela empresa carioca OrganoGrama Livros - são Adriana Calcanhotto, Alcione, Ana Carolina, Ângela Ro Ro, Beth Carvalho, Cássia Eller (1962 – 2001), Cida Moreira, Daniela Mercury, Elba Ramalho, Elza Soares, Gal Costa, Maria Bethânia, Maria Gadú, Maria Rita, Marina Lima, Marisa Monte, Mart’nália, Nana Caymmi, Roberta Sá, Sandra de Sá, Teresa Cristina, Tulipa Ruiz, Vanessa da Mata, Zélia Duncan e Zizi Possi. Divas!!

45 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Primeiro livro do jornalista carioca Mauro Ferreira na área musical, Cantadas - A sedução da voz feminina em 25 anos de jornalismo musical analisa a produção fonográfica de 25 cantoras do Brasil ao longo de 25 anos, compreendendo o período 1987 - 2012. Com prefácio do DJ Zé Pedro e projeto gráfico de Rodrigo Amaral, o livro vai ser lançado a partir das 18h de 17 de julho de 2013, em noite de autógrafos no restaurante Ettore Cucina Italiana, no Leblon, no Rio de Janeiro (RJ). Em ordem alfabética, as 25 cantoras enfocadas afetivamente no livro - uma edição independente do autor, produzida pela empresa carioca OrganoGrama Livros - são Adriana Calcanhotto, Alcione, Ana Carolina, Ângela RoRo, Beth Carvalho, Cássia Eller (1962 – 2001), Cida Moreira, Daniela Mercury, Elba Ramalho, Elza Soares, Gal Costa, Maria Bethânia, Maria Gadú, Maria Rita, Marina Lima, Marisa Monte, Mart’nália, Nana Caymmi, Roberta Sá, Sandra de Sá, Teresa Cristina, Tulipa Ruiz, Vanessa da Mata, Zélia Duncan e Zizi Possi. Divas!!

Fabio disse...

cantei essa bola há um tempo mas o Mauro não publicou meu post. Colunista Leo Dias já havia publicado a notícia.

Aragão disse...

Senti falta de uma aí....Paula Toller!!!!!

Aragão disse...

Senti falta de uma cantora aí...Paula Toller!!!

Alexandre Siqueira disse...

Bom dia, Mauro,

Muita gente vai sentir falta de muitas cantoras e etc etc etc, mas o que pra mim importa mais é o fato de que esse é o tipo de livro que faz falta no cenário da crítica da música popular brasileira. Acredito que com sua larga experiência no assunto, você irá nos brindar com um livro leve e afetuoso, como todo bom fã de cantoras gosta. Espero poder estar na noite de autógrafos e adquirir meu exemplar!
Bola dentro, Mauro! Que venham os próximos 25 anos!!!

Abraços,
Alexandre Siqueira

Daniel disse...

Adriana Calcanhotto, Ana Carolina, Cássia Eller, Maria Gadú, Maria Rita, Marisa Monte <3 Mal posso esperar. A narrativa será cronológica ou dividida uma parte pra cada cantora sem sequência temporal?

Denilson Santos disse...

Que maravilha. Vou lá adquirir o meu.
Abração
Denilson

Tiago Torres da Silva disse...

oh, Simone ficou de fora... abraços e sucesso, Mauro!

Tiago Torres da Silva disse...

oh, Simone ficou de fora... sucesso e abraços, Mauro!

Pele Preta Produções Artísticas disse...

Mas a Paula Toller ainda não é diva!
Feliz pela presença da Daniela Mercury.

Mauro Ferreira disse...

Daniel, cada cantora tem sua obra analisada em um texto separado, em ordem alfabética. Aviso aos navegantes: eu mesmo sinto falta de outras 25 cantoras. O Brasil é o país das cantoras. Não dava para entrar todo mundo. Abs, MauroF

Rubens Lisboa disse...

Que excelente notícia! Vindo de quem vem já se torna um item obrigatório. Parabéns, Mauro!

paulo sergio disse...

Na verdade; Elis, Gal, Bethânia, Simone, Clara e outras já foram viradas do avesso. Talvez possam simbolizar uma passagem de bastão. Estou curioso pelo que, pra mim, pode ser novo.

Maria disse...

Muito obrigada! Presentaço do Mauro pra gente.

Maria disse...

Mauro, no lugar de Maria Gadu eu colocaria Céu sem pensar duas vezes!

Rafael disse...

Ângela Maria de fora? Mas que fora! De qualquer forma, desejo sucesso no lançamento do livro. Onde você arranja tanto tempo assim, até para escrever livros? Tá podendo, hein? Rs.

Unknown disse...

Mauro, é possível adquirir um autografado e receber o mesmo em Portugal?

Aquele abraço,
Jonas

Mauro Ferreira disse...

Sim, Jonas, vai ser possível. Eu vou abrir um canal de vendas aqui pelo Notas Musicais após o lançamento. Abs, MauroF

André Tofoli Paschoal disse...

Como desconheço o critério de escolha das cantoras que tiveram sua obra fonográfica analisada, respeito e parabenizo o autor pelo projeto. Se a relevância foi um dos critérios, certamente não o único, pra justificar que Maria Gadú mereça destaque e Paula Toller, não. Só lamento, pois gostaria de saber o que o Mauro Ferreira pensa de sua arte.

Waldeci Maciel disse...

É um trabalho corajoso falar de apenas 25 cantoras no país das cantoras. A falta mais notada por mim nesta relação é de Fafá de Belém, que tanto fez, tanto faz e tanto representa para o meio e para o Brasil. Sucesso.

Denilson Santos disse...

Apenas arrisco que a razão da Paula Toller ter ficado de fora seria porque a maior parte do trabalho dela é como vocalista de uma banda. Pelo menos é como ela é reconhecida no mercado, apesar de ter lançado alguns discos solo.
Abração
Denilson

Fernando Lima disse...

Parabéns, Mauro!! Ansioso para desfrutar do livro, principalmente após assistir sua entrevista no programa Sem Censura, onde, curiosamente, você respondeu à maioria dos questionamentos dos amigos que visitam seu blog.
Super Sucesso!!!!!!!

Cássia disse...

Da nova geração, senti falta da Ana Cañas e da Monique Kessous.

André disse...

Só feras na escolha Mauro! Parabéns!

Luis Carlos disse...

Parabéns antecipadamente e muito sucesso, Mauro. A julgar pela sua coluna Notas Musicais essa será, certamente, uma leitura obrigatória para quem curte MPB. Sinto muita falta de Simone na sua lista de contempadas. Não dá pra negar, por mais que se queira, a presença (forte) dessa baiana no cenário musical brasileiro.

Fábio Almeida disse...

Daniela Mercury arrasando! =D

Fábio Almeida disse...

Gente, qual a Distribuidora etc... Lança quando!?

Unknown disse...

Adorei a seleçao escolhida, e gostei de ver as minhas 3 preferidas na seleçao. Daniela, Maria Bethania e Marisa. Super valido.

Unknown disse...

Maria Rita: que alegria, que orgulho de tê-la em seu livro! Parabéns, Mauro! Muito sucesso para você. Cida Cabanas

Daniel disse...

Tomara que tenha o Mauro faça alguma daquelas divulgações em alguma livraria de SP com tarde de autógrafos e tal, pra eu ter minha edição carimbada do livro haha.

Marcelo Barbosa disse...

Só vi agora esse post. CLARO que eu comprarei! Aguardo a chegada por essas bandas. Sucesso, meu caro crítico! Abs

Unknown disse...

ivete merecia ta nesse livro, esse ano ela completa 20 anos de carreira enfim , mesmo assim o livro vai ser sucesso.

Rhenan Soares disse...

Atrasado, mas ainda em tempo de aproveitar o "paraíso astral que começa": Parabéns pelo aniversário, Mauro! Tudo de bom!!!

Quero muito ler o livro. Boa sorte no lançamento. Aguardo para adquirir o meu. Com certeza está incrível!

Abraço!

Anônimo disse...

Concordo com minha amiga Maricota - faltou Céu.
Mas não no lugar de Gadú, elas trafegam em campos diferentes, e sim no da Tulipa.
Gosto à parte, Céu é mais relevante e ilustraria melhor essa cena paulista.
No mais, parabéns Mauro, ficou bem distribuído e representativo as escolhas.

Fernando Luvizaro disse...

Sentida ausência de Simone ... (mesmo com a explicação já dada pelo Mauro)

Galex disse...

Tô bege! Incluir Mart’nália e deixar de fora CLARA, ELIS, ANGELA, NARA e LENY ANDRADE é lamentável e decepcionante.

Marcelo Barbosa disse...

Pior é incluir Tulipa Ruiz (ilustre desconhecida) e a própria Teresa Cristina, Roberta Sá e Maria Rita que não tem discografias grandes e deixar de fora uma Dona Ivone Lara.

Unknown disse...

Senti falta de Xoelma Calypssooonnnn.

Fernando disse...

mauro, vc poderia nos informar sobre a forma para comprar seu livro? grato.

Mauro Ferreira disse...

Fernando e demais comentaristas do post: estou acertando a distribuição do livro em escala nacional com uma empresa, o que deve acontecer em agosto. Mas o livro será vendido a partir do dia 18 pelo Notas Musicais, diretamente comigo. Aguardem as informações. Abs, grato a todos pelo interesse, MauroF

Johnny Cesar disse...

Mauro, parabéns! De você só pode vir coisa boa e aguardo ansiosamente. Abs, JC.
#fica a dica, os inconformados podem pesquisar e lançar um livro com as cantoras que ficaram de fora...

Marcelo disse...

O livro é do Mauro e ele coloca quem ele quiser... Mas deixar de fora Simone e Fafá e colocar Tulipa e Gadu????? Sem sentido... Aliás.. sentido até tem... mas só o autor e meia dúzia que devem saber...;)

ADEMAR AMANCIO disse...

Maria Rita?

Altair Paim disse...

A cada letra sentimos falta de uma cantora...Clara Nunes e Leni Andrade...

Unknown disse...

Fafá de Belém em quase 40 anos já gravou de tudo e está ai até hoje... ficar de fora?
E a ângela Maria? Sem comentários...