Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 23 de julho de 2013

Coleção em tributo a Jobim põe nas bancas CD gravado ao vivo em 1977

À venda nas bancas de jornais desde o último fim de semana, o 16º volume da Coleção Folha Tributo a Tom Jobim traz encartado no livro - cujo texto é assinado pelo jornalista e crítico musical carioca Mauro Ferreira - o CD Tom, Vinicius, Toquinho, Miúcha - Gravado ao vivo no Canecão. Bissexto título ao vivo da discografia de Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim (1927 - 1994), o álbum de 1977 perpetua o show que ocupou por sete meses a extinta casa Canecão, o principal palco da MPB no Rio de Janeiro (RJ) dos anos 70. Como o título do disco já explicita, o show juntou Tom a Vinicius de Moraes (1913 - 1980) - o que valoriza o álbum, raro registro dos parceiros em cena - a Toquinho e a Miúcha, cantora com quem Tom havia feito disco de estúdio, editado naquele mesmo ano de 1977. Sob a direção musical do produtor Aloysio de Oliveira (1914-1995), o quarteto fantástico deu voz a músicas como a então inédita Estamos aí, parceria de Tom, Vinicius, Toquinho e Chico Buarque (presença assídua nos ensaios do espetáculo). A Coleção Folha Tributo a Tom Jobim é editada pelo jornalista Carlos Calado.

5 comentários:

Mauro Ferreira disse...

À venda nas bancas de jornais desde o último fim de semana, o 16º volume da Coleção Folha Tributo a Tom Jobim traz encartado no livro - cujo texto é assinado pelo jornalista e crítico musical carioca Mauro Ferreira - o CD Tom, Vinicius, Toquinho, Miúcha - Gravado ao vivo no Canecão. Bissexto título ao vivo da discografia de Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim (1927 - 1994), o álbum de 1977 perpetua o show que ocupou por sete meses a extinta casa Canecão, o principal palco da MPB no Rio de Janeiro (RJ) dos anos 70. Como o título do disco já explicita, o show juntou Tom a Vinicius de Moraes (1913 - 1980) - o que valoriza o álbum, raro registro dos parceiros em cena - a Toquinho e a Miúcha, cantora com quem Tom havia feito disco de estúdio, editado naquele mesmo ano de 1977. Sob a direção musical do produtor Aloysio de Oliveira (1914-1995), o quarteto fantástico deu voz a músicas como a então inédita Estamos aí, parceria de Tom, Vinicius, Toquinho e Chico Buarque (presença assídua nos ensaios do espetáculo). A Coleção Folha Tributo a Tom Jobim é editada pelo jornalista Carlos Calado.

MARCUS FERNANDO disse...

"Estamos Aí" é atribuída no selo do disco a Tom, Vinicius, Chico e Aloli (este último seria Aloysio de Oliveira) no lado A; estranhamente, no selo do lado B Toquinho também aparece como parceiro.
A propósito, o disco foi lançado pela Som Livre, não pela RCA.

Qualquer Coisa disse...

Ei, Mauro. Por falar em Vinícius... tô no aguardo por alguma notícia no Notas Musicais sobre o box "A benção, Vinícius - a arca do poeta" que a Universal promete para o mês que vem. Abraço!

Tombom disse...

Esta coleção à vendas nas bancas de revistas é um primor! Vale cada centavo!

Sandro Mendes disse...

Por falar em "mestre" e música em alta definição. O box com 20 CD's que comemora o centenário de nascimento de Vinicius de Moraes já está em pré-venda. Aguardamos as "impressões" do Notas Musicais.