Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Três 'singles' simultâneos promovem a 21ª gravação ao vivo de Bethânia

Nada menos do que três singles - lançados simultaneamente pela gravadora Biscoito Fino - promovem a chegada às lojas do DVD Carta de amor e dos CDs Carta de amor - Ato 1 e Carta de amor - Ato 2, de Maria Bethânia. Extraídas do show captado em abril deste ano de 2013, em apresentação no Rio de Janeiro (RJ), as gravações das músicas Estado de poesia (Chico César, 2013), A casa é sua (Arnaldo Antunes e Ortinho, 2009) e Canções e momentos (Milton Nascimento e Fernando Brant, 1986) já foram postas em rotação na internet, dando visibilidade ao 21º registro ao vivo da discografia da cantora baiana. Estado de poesia é inédita fornecida por Chico César para o roteiro do show que estreou em novembro de 2012. Lançada por Arnaldo Antunes no álbum pop Iê iê iê (2009), A casa é sua é música inédita na voz de Bethânia. Já Canções e momentos foi lançada pela própria Bethânia no LP Dezembros (1986).

12 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Nada menos do que três singles - lançados simultaneamente pela gravadora Biscoito Fino - promovem a chegada às lojas do DVD Carta de amor e dos CDs Carta de amor - Ato 1 e Carta de amor - Ato 2, de Maria Bethânia. Extraídas do show captado em abril deste ano de 2013, em apresentação no Rio de Janeiro (RJ), as gravações das músicas Estado de poesia (Chico César, 2013), A casa é sua (Arnaldo Antunes e Ortinho, 2009) e Canções e momentos (Milton Nascimento e Fernando Brant, 1986) já foram postas em rotação na internet, dando visibilidade ao 21º registro ao vivo da discografia da cantora baiana. Estado de poesia é inédita fornecida por Chico César para o roteiro do show que estreou em novembro de 2012. Lançada por Arnaldo Antunes no álbum pop Iê iê iê (2009), A casa é sua é música inédita na voz de Bethânia. Já Canções e momentos foi lançada pela própria Bethânia no LP Dezembros (1986).

Pedro Progresso disse...

a gente se dedica tanto a um artista, vai ao show, fica ansioso etc, e quando esse tipo de descaso com o público começa a acontecer é tão decepcionante! os singles não editados (são só faixas avulsas do cd), o cd "duplo" separado, a falta de previsão do blu ray, a ausência de extras no dvd e já prevendo um encarte pobrinho como vem acontecendo com tudo da BF. uma pena.

Betho disse...

Agora a Biscoito Fino vai começar a dividir o CD em dois volumes separados, e cobrar o preço de um duplo por cada um deles.
Mercenários é pouco, Bethânia já foi mais arte, e menos comércio, uma pena o que tem acontecido, além disso um monte de mais do mesmo: Fera Ferida, Explode Coração, Cartas de Amor, Fogueira.

Bruno Cavalcanti disse...

Não entendi o motivo de "Canções e Momentos" ser um single. Acho que "Sangrando" seria bem melhor - levando em conta que, corrija-me se eu estiver errado por favor, essa canção nunca ganhou gravação da Bethânia em disco.
Bom, aguardo ansioso pelo DVD e pelos Cds. E aguardo ainda mais ansioso pelo tal DVD que registrava o recital de poesias que a Bethânia apresentou uns anos atrás que, se bem me lembro, foi anunciada uma gravação de DVD. Confere, Mauro?

Abraços.

Eduardo Cáffaro disse...

Sangrando ela ja cantou no Album ao vivo - Nossos Momentos - seria muito mais interessante um single de Quem me leva os meus fantasmas !

Fabio disse...

Realmente um absurdo a tática da Biscoito Fino que nos chama de trouxas. Todos os outros ao vivo lançados pela Biscoito Fino, desde Maricotinha até Amor Festa e Devoção, foram comercializados como álbuns duplos. Noite Luzidia e Carta de Amor não! Vamos faturar $$$$$ em cima dos coiós!

Unknown disse...

Estou ansioso pelo dvd. O formato de show que Bethania segue é aquele seguido por todos os artistas: músicas inéditas + sucessos. É assim no mundo todo. Veja os mais recentes shows de Milton, Caetano, Chico,Simone,M. Monte,etc. Dizer que é mais do mesmo num tom depreciativo
não tem nada a ver.Poderia indicar ,então,um dvd cheio de novidades: "Claudinha Bagunceira". É só se jogar!!

Fernando Lima disse...

O biscoito hoje é grosso, rude e mais pobre...
A aquisição de CD que antes era fetiche pelo material gráfico, nos casos dos discos da BF, é coisa do passado. A gravadora não se importa mais com tais luxos e acaba por incentivar a pirataria e downloads gratuitos. Afinal, qual o sentido de se pagar os olhos da cara por uma folha de papel??

ADEMAR AMANCIO disse...

Tudo tem seu tempo,a baiana merece repouso.

lurian disse...

Enquanto Maria Bethânia se mantiver cantando essa mesmice, eu, que já fui fã, passo ao largo!

Eduardo Cáffaro disse...

Comprei DVD e CDS ...porque coleciono e sempre fui fã da abelha rainha. Mas confesso, material gráfico me decepcionou total. Tento entender que seja para baratear o produto, pois se pensar nos anteriores está um pouco mais barato. Mas quem gosta de Maria Bethânia com certeza prefere pagar um pouco mais para ter uma obra de arte como foram - Brasileirinho, Pirata, o Box com os cds Tua e Encanteria. Acho engraçado lançar o show em cds separados , sera que alguém compra metade de um show ? Um cd duplo sempre me fascinou, me lembra os LPS de capa dupla ... a mim, deixa a idéia de algo especial ... o Show completo com fotos ...enfim. a BF está mudando seus conceitos, mas acho que deveria também pensar que uma parte do seu público prefere produtos mais elaborados, nem que fossem edições limitadas como o caso do Box citado acima além das edições normais.

Eduardo Cáffaro disse...

Agora falando do show : 1 - Achei que Bethânia não aproveitou o seu OASIS ...deixando de fora faixas que fariam a diferença no DVD, caso da canção VIVE de Djavan , LÁGRIMA, FADO, E a intrigante CALMARIA DE Jota Velloso com seu arranjo misterioso e que ao vivo poderia ser arrepiante. E óbvio trocaria pela dispensável Fera Ferida, que ganhou arranjo péssimo perto do show As canções que vc fez pra mim, Marambaia - que ja tinha belo registro no dvd com Dona Omara...
2 - Achei Bethânia bem contida, talvez por ser dia de gravação do dvd ...mas internet a fora, ja vi trechos desse show onde ela esta bem mais animada e feliz ... eu Amo Bethânia ...mas este foi seu show menos impactante de todos que já assisti.
3 - Melhores momentos - Quem me leva os meus fantasmas - que mostra aquela Bethânia com força e mistério, me fez arrepiar. e CARTA DE AMOR, o texto musicado que mostra que Bethânia recita poesia como ninguém é capaz de fazer.