Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Nos Arcos da Lapa, Péricles colhe diferentes frutos no quintal do samba

Nos extras do DVD Nos Arcos da Lapa, que exibe show gravado por Péricles em 26 de julho de 2013 na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro (RJ), o vocalista do extinto grupo paulista Exaltasamba recebe Arlindo Cruz, Dudu Nobre, Leandro Sapucahy e Zeca Pagodinho para um pagode. Juntos, os sambistas cantam três pot-pourris. O primeiro agrega dois irresistíveis sucessos do grande e esquecido compositor carioca Guará, Viola em bandoleira (parceria com o compositor Renato que fez sucesso na gravação original do grupo carioca Só Preto sem Preconceito) e Sorriso aberto (hit em 1988 na voz da partideira carioca Jovelina Pérola Negra). Centrado no cancioneiro de tonalidade romântica do compositor carioca Délcio Luiz, o segundo pot-pourri junta De bem com Deus (Délcio Luiz, Arlindo Cruz e Acyr Marques), Seja mais você (Acyr Marques, Délcio Luiz e Geraldão) e Volta de vez pra mim (Arlindo Cruz, Marquinho PQD e Délcio Luiz). Já o terceiro une Quem é ela (Zeca Pagodinho e Dudu Nobre), Pra São Jorge (Pece Ribeiro) e Minha fé (Murilão). Também reproduzidos no CD e no DVD na gravação ao vivo feita na Fundição, sem a presença o fantástico quarteto convidado para o pagode dos Arcos do Lapa, os três pot-pourris podem sinalizar que Péricles - bom cantor egresso de um grupo associado ao diluído pagode da década de 90 -  começa a colher os bons frutos do quintal do samba carioca. Contudo, a rigor, Péricles expõe no seu quintal frutos de diversos sabores. No show gravado ao vivo para o DVD Nos Arcos da Lapa, o anfitrião também recebe convidados como Mumuzinho - com quem canta Baratinado, parceria de Mumuzinho com Claudemir - e San, vocalista do grupo Sambô. Com San, o cantor dá voz a Segura o samba (Carica), música de gravação ao vivo que põe em primeiro plano a voz de Péricles, abafando às vezes o caloroso coro popular do público presente no show eternizado no CD (que traz 20 dos 24 números do roteiro) e DVD postos nas lojas, via Som Livre, neste mês de novembro de 2013.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Nos extras do DVD Nos Arcos da Lapa, que exibe show gravado por Péricles em 26 de julho de 2013 na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro (RJ), o vocalista do extinto grupo paulista Exaltasamba recebe Arlindo Cruz, Dudu Nobre, Leandro Sapucahy e Zeca Pagodinho para um pagode. Juntos, os sambistas cantam três pot-pourris. O primeiro agrega dois irresistíveis sucessos do grande e esquecido compositor carioca Guará, Viola em bandoleira (parceria com o compositor Renato que fez sucesso na gravação original do grupo carioca Só Preto sem Preconceito) e Sorriso aberto (hit em 1988 na voz da partideira carioca Jovelina Pérola Negra). Centrado no cancioneiro de tonalidade romântica do compositor carioca Délcio Luiz, o segundo pot-pourri junta De bem com Deus (Délcio Luiz, Arlindo Cruz e Acyr Marques), Seja mais você (Acyr Marques, Délcio Luiz e Geraldão) e Volta de vez pra mim (Arlindo Cruz, Marquinho PQD e Délcio Luiz). Já o terceiro une Quem é ela (Zeca Pagodinho e Dudu Nobre), Pra São Jorge (Pece Ribeiro) e Minha fé (Murilão). Também reproduzidos no CD e no DVD na gravação ao vivo feita na Fundição, sem a presença o fantástico quarteto convidado para o pagode dos Arcos do Lapa, os três pot-pourris podem sinalizar que Péricles - bom cantor egresso de um grupo associado ao diluído pagode da década de 90 - começa a colher os bons frutos do quintal do samba carioca. Contudo, a rigor, Péricles expõe no seu quintal frutos de diversos sabores. No show gravado ao vivo para o DVD Nos Arcos da Lapa, o anfitrião também recebe convidados como Mumuzinho - com quem canta Baratinado, parceria de Mumuzinho com Claudemir - e San, vocalista do grupo Sambô. Com San, o cantor dá voz a Segura o samba (Carica), música de gravação ao vivo que põe em primeiro plano a voz de Péricles, abafando às vezes o caloroso coro popular do público presente no show eternizado no CD (que traz 20 dos 24 números do roteiro) e DVD postos nas lojas, via Som Livre, neste mês de novembro de 2013.