Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 17 de novembro de 2013

Mayra Andrade apresenta álbum 'Lovely difficult' na volta ao 'Back2black'

Back2Black (5ª edição) - Cidade das Artes - Rio de Janeiro (RJ) - 16 de novembro de 2013

Em 2009, quando foi uma das atrações da primeira edição do festival Back2Black, Mayra Andrade estava em evidência no Brasil. Apontada como sucessora da cantora cabo-verdiana Cesaria Évora (1941 - 2011), Mayra acabara de lançar em escala mundial seu segundo álbum, Stória, stória... (2009), editado no mercado nacional via Sony Music. Quatro anos depois, essa cantora e compositora nascida em Cuba - mas criada em Cabo Verde (África) desde seus primeiros dias e atualmente radicada na França - não está tão em presente na imprensa musical brasileira, mas retornou ao Back2Black como uma das atrações mais esperada da segunda das três noites da quinta edição do festival. Escorada na sua bela voz, Mayra Andrade cantou  músicas de seu quarto álbum - Lovely Difficult, lançado pela gravadora Columbia na última segunda-feira, 11 de novembro de 2013 - ao público que assistiu ao seu show no Palco Rio. Mayra Andrade - em foto de Cristina Granato - foi a primeira atração do palco em que também foram apresentados show da senegalesa Orchestra Baobab - habilidosa ao tocar ritmos caribenhos com pulsação africana - e tributo à cantora africana Miriam Makeba (1932 - 2008). Com bela presença cênica, Mayra deu voz a um repertório poliglota que incluiu músicas do CD Lovely Difficult, cantadas em francês (Les mots d'amour, de autoria do compositor franco-senegalês Tété), em inglês (We used to call it love, parceria de Mayra com Pascal Danae) e em crioulo (Trés mininu, tema de Mayra com Piers Faccini) em mistura universal de sabor pop.

7 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Em 2009, quando foi uma das atrações da primeira edição do festival Back2Black, Mayra Andrade estava em evidência no Brasil. Apontada como sucessora da cantora cabo-verdiana Cesaria Évora (1941 - 2011), Mayra acabara de lançar em escala mundial seu segundo álbum, Stória, stória... (2009), editado no mercado nacional via Sony Music. Quatro anos depois, essa cantora e compositora nascida em Cuba - mas criada em Cabo Verde (África) desde seus primeiros dias e atualmente radicada na França - não está tão em presente na imprensa musical brasileira, mas retornou ao Back2Black como uma das atrações mais esperada da segunda das três noites da quinta edição do festival. Escorada na sua bela voz, Mayra Andrade cantou músicas de seu quarto álbum - Lovely Difficult, lançado pela gravadora Columbia na última segunda-feira, 11 de novembro de 2013 - ao público que assistiu ao seu show no Palco Rio. Mayra Andrade - em foto de Cristina Granato - foi a primeira atração do palco em que também foram apresentados show da senegalesa Orchestra Baobab - especialista em tocar ritmos latinos com pulsação afro - e tributo à cantora africana Miriam Makeba (1932 - 2008). Com bela presença cênica, Mayra deu voz a um repertório poliglota que incluiu músicas do CD Lovely Difficult, cantadas em francês (Les mots d'amour, de autoria do compositor franco-senegalês Tété), em inglês (We used to call it love, parceria de Mayra com Pascal Danae) e em crioulo (Trés mininu, tema de Mayra com Piers Faccini) em mistura universal de sabor pop.

Mauro Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mauro Ferreira disse...

Aviso aos navegantes: o show de Mayra Andrade no Back2Black não teve uma resenha nos moldes convecionais porque o crítico precisou sair no meio para poder assistir, na íntegra, à apresentação do grupo The Blind Boys of Alabama, feita paralelamente na Grande Sala da Cidade das Artes. Abs, MauroF

Unknown disse...

foi demais o show!

Sedjedo disse...

Mauro, você não vai fazer a resenha do novo disco dela? Abraço.

Mauro Ferreira disse...

Se eu receber o disco, sim, pretendo fazer a resenha. Abs, MauroF

Lucas Paiva disse...

Baixei o disco novo e só posso dizer uma coisa sobre ele: é simplesmente perfeito da primeira a ultima musica. A Mayra conseguiu fazer um disco tão bom quanto o Navega e ainda melhor que o ótimo Storia Storia. Dificil dizer qual a melhor musica, pois várias são postulantes a esse titulo.