Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Biografia de Moreira da Silva, 'O último dos malandros', volta ao mercado

Antônio Moreira da Silva (1º de abril de 1902 - 6 de junho de 2000), o Kid Morengueira, era vivo e tinha 94 anos quando o jornalista baiano Alexandre Augusto - radicado no Rio de Janeiro (RJ) desde 1994 - lançou a biografia do lendário cantor e compositor carioca, principal difusor do gênero conhecido como samba de breque. Era 1996. Moreira teria ainda mais quatro anos de vida. Sua saída de cena obviamente não estava no livro, mas já consta da segunda edição - revista e ampliada - de Moreira da Silva - O último dos malandros. A biografia está sendo relançada neste ano de 2013 via Sonora, o braço editorial do selo carioca Discobertas. Com estilo e uma escrita fina, Augusto reconstitui todos os principais passos da vida e obra de Kid Morengueira, lembrando que o cantor fez sua primeira gravação em novembro de 1931, registrando nos estúdios da Odeon, na companhia do conjunto Gente do Morro, a música Ererê, tema afro-religioso de autoria de Getúlio Marinho, compositor ligado ao candomblé que apostou em Moreira como intérprete de suas músicas quando o cantor ainda era desconhecido. Alexandre Augusto lembra também que o cantor somente começou a fazer sucesso quando caiu no samba, gravando em 1932 Arrasta a sandália (Aurélio Gomes e Baiaco), um dos hits do Carnaval de 1933.  O relato da infância difícil do artista é outra ótima contribuição do livro, prefaciado pelo jornalista e escritor Sérgio Cabral. Iniciada sob a suspeita de um desconfiado e arisco Moreira da Silva, a confiável biografia foi concluída e editada com aprovação do artista.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Antônio Moreira da Silva (1º de abril de 1902 - 6 de junho de 2000), o Kid Morengueira, era vivo e tinha 94 anos quando o jornalista baiano Alexandre Augusto - radicado no Rio de Janeiro (RJ) desde 1994 - lançou a biografia do lendário cantor e compositor carioca, principal difusor do gênero conhecido como samba de breque. Era 1996. Moreira teria ainda mais quatro anos de vida. Sua saída de cena obviamente não estava no livro, mas já consta da segunda edição - revista e ampliada - de Moreira da Silva - O último dos malandros. A biografia está sendo relançada neste ano de 2013 via Sonoras, o braço editorial do selo carioca Discobertas. Com estilo e uma escrita fina, Augusto reconstitui todos os principais passos da vida e obra de Kid Morengueira. O relato da infância difícil do artista é uma das (muitas) contribuições do livro, prefaciado pelo jornalista e escritor Sérgio Cabral. Iniciada sob a suspeita de um desconfiado e arisco Moreira da Silva, a confiável biografia foi concluída e editada com aprovação do artista.