Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 5 de fevereiro de 2012

Roberto vai remasterizar 'Louco por Você' para autorizar a venda do disco

Até então renegado por Roberto Carlos, o primeiro álbum do cantor, Louco por Você (1961), pode voltar ao mercado fonográfico de forma oficial neste ano de 2012. Após solicitar ao iTunes do Brasil a retirada do disco de seu catálogo virtual (pedido acatado pela loja), o Rei teria decidido remasterizar Louco por Você para autorizar sua venda no iTunes, que por engano chegou a comercializar os fonogramas do álbum em sua entrada no mercado nacional. Se a decisão se concretizar, vai ser a primeira vez que o álbum volta ao mercado de maneira oficial desde os anos 60. Curiosamente, os fonogramas de Louco por Você já estão à venda de forma oficiosa na loja virtual Amazon, apenas em formato MP3, desde 1º de janeiro de 2011.

16 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Até então renegado por Roberto Carlos, o primeiro álbum do cantor, Louco por Você (1961), pode voltar ao mercado fonográfico de forma oficial neste ano de 2012. Após solicitar ao iTunes do Brasil a retirada do disco de seu catálogo virtual (pedido acatado pela loja), o Rei teria decidido remasterizar Louco por Você para autorizar sua venda no iTunes, que por engano chegou a comercializar os fonogramas do álbum em sua entrada no mercado nacional. Se a decisão se concretizar, vai ser a primeira vez que o álbum volta ao mercado de maneira oficial desde os anos 60. Curiosamente, os fonogramas de Louco por Você já estão à venda de forma oficiosa na loja virtual Amazon, apenas em formato MP3, desde 1º de janeiro de 2011.

Unknown disse...

Li, em algum lugar - creio que no G1 -, que o álbum original (lançado como LP), custa até 3 mil!

Rafael disse...

Deivson,

Entre os colecionadores o disco costuma custar até mais: 5.000 reais. É um disco que mostra o roberto ainda no ínicio de carreira, com Roberto totalmente influenciado pelo som de um estilo musical que naquele tempo havia começado há pouco: a bossa nova de João Gilberto e Tom Jobim. Tomara que enfim esse disco seja lançado o quanto antes em formato de CD saia mesmo este ano! Esta perfeccionismo bobo do Roberto Carlos de nunca ter autorizado o lançamento do disco antes em formato digital só prejudicou a quem é fã do cantor e a quem queria conhecer esse trabalho em alta qualidade sonora... Espero que a remasterizsação do disco seja digna desse lançamento... E espero que seja em som estéreo, e não em mono...

Rafael disse...

Um dos grandes erros desse disco foi é a capa do mesmo ser um plágio da capa do disco de Ken Griffin, o álbum chamado "To Each His Own" (1946). Como pode a capa ser idêntica uma a outra? Provavelmente essa cópia descarada foi idéia da gravadora Columbia.

Rafael disse...

Os fonogramas de "Louco por Você" do disco "Early Roberto", que está à venda na loja Amazon estão em péssima qualidade sonora de áudio! Simplesmente horrível!!! Som abafado e percebe-se claramente que as faixas foram ripadas do disco de vinil e retirado os chiados... Se a remasterização desse disco para lançamento aqui no Brasil seguir essa mesma que está no site da Amazon, será uma total perda de tempo o lançamento! Será dinheiro jogado fora.

KL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
O Neto do Herculano disse...

Depois que começou a pesar no bolso, fica fácil "autorizar"...

Maria disse...

Roberto Carlos é um saco! há mais de 30 anos cantando as mesmas músicas não renova o repertório mesmice total.

Rafael disse...

Klécius,

Meu bom amigo, como disse mais acima em meu comentário anterior a capa nada original desse primeiro disco de Roberto Carlos é a mesma do disco "To Each His Own", de 1946, do tecladista Ken Griffin.

Anônimo disse...

Pô, Marycota, Robertão é Rei!
Fez tudo que tinha pra fazer nos anos 60/70 e depois foi passear de navio.
Mas, realmente, seria bom que ele desse uma chacoalhada nesse mesmice de 30 anos.
Vada a terra, cazzo! rsrsrs

PS: Não sei porque nunca tive(nem tenho) interesse nesse disco

Maria disse...

Rei pra mim é Chico, Caetano, Tom Jobim... mesmo Caê com todos os defeitinhos dele rsrsrs nunca vi nada demais nas composições de Roberto com o "Tremendão" tem lá seu valor sim, mas não é pra tanto acho superestimado! assim como Renato Russo ficou depois que morreu.

Rafael disse...

Renato, mas que decepção, hein? Se a notícia procede mesmo, é mais um passo atrás que ele dá em relação a isso... Ele tá com muita frescura em não querer lançar esse disco... Não sei por quê o motivo de tanta relutância... Depois que ele morrer, esse disco certamente sairá rapidinho em formato digital...

KL disse...

esse álbum merece muito sair em cd e, para resolver a questão da capa-cópia, poderiam relançá-lo apenas com o letreiro nas cores, tipologias, tamanho, disposições originais sobre um fundo escuro (ficaria chique), o selo da Columbia e a contracapa. É fundamental para entendermos a evolução da grande obra composicional de RC, que, como tudo de todo mundo no mundo todo, declinou a partir de 1982. Hoje, eu considero a parceria dele com Erasmo superior, em muitos aspectos, às obras de Chico Buarque ou Caetano Veloso por exemplo (já que foram citados aqui).
Estou na torcida para que ele autorize esse, sim, que já poderia ser chamado de O Disco do Ano. Esse sim; aquele outro lá, não.

Aldo disse...

Roberto Carlos é Rei sim. Foi um grande precursor de muitas coisas que o Brasil não tinha experimentado ainda. Os mais novos nunca vão entender isso. só entende quem viveu esta época intensamente. Concordo que atualmente ele poderia ousar mais, reciclar mais sua música; Mas a coroa de Rei é dele, ninguém nunca vai tirar.

Maria disse...

Roberto Carlos Rei, só se for do do Trono!

ADEMAR AMANCIO disse...

Roberto carlos é rei de quê e pra quê,de quem e pra quem?o artista mais popular do Brasil que eu conheço se chama Amado Batista.