Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

'Planeta Água' gira em torno de Fafá no tributo ao cancioneiro de Arantes

Sem lançar disco desde 2007, Fafá de Belém retornou aos estúdios neste mês de fevereiro de 2012, em São Paulo (SP), para gravar sua participação no CD A Voz da Mulher na Obra de Guilherme Arantes, produzido por Thiago Marques Luiz para a gravadora Joia Moderna, do DJ Zé Pedro. A música gravada por Fafá foi Planeta Água, sucesso nacional ao ser apresentada e defendida pelo compositor paulista no festival MPB-Shell 81, exibido pela TV Globo em 1981.

21 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Sem lançar disco desde 2007, Fafá de Belém retornou aos estúdios neste mês de fevereiro de 2012, em São Paulo (SP), para gravar sua participação no CD A Voz da Mulher na Obra de Guilherme Arantes, produzido por Thiago Marques Luiz para a gravadora Joia Moderna, do DJ Zé Pedro. A música gravada por Fafá foi Planeta Água, sucesso nacional ao ser apresentada e defendida pelo compositor paulista no festival MPB-Shell 81, exibido pela TV Globo em 1981.

Anônimo disse...

Na última semana só deu Guilherme Arantes.

Descobriram ele só agora?

Ele tá morrendo? Ganhou na megasena? Foi indicado ao oscar?

Tiago disse...

Fafá deve ter arrasado!!! Contando os dias para poder ouvir esse CD!

O blog disse...

O fato é que Zé Pedro sempre gostou de MPB, lançou um livro a respeito e vê o descaso que as gravadoras, geralmente multinacionais dão aos artistas quando ficam velhos. Por isso, assim, como Marina Lima, ele quis fazer um tributo a Guilherme Arantes. Por isso se fala tant ode Arantes aqui no blog.

aguiar_luc disse...

Fafá! Credo em Cruz!

lurian disse...

Muita gente por aqui deve desconhecer a excelente discografia da fase inicial da Fafá... o fato é que alguns dos anos de brilho de sua voz ela desperdiçou em parte gravando música comercial, eis seu pecado.
espero que ela volte a fazer trabalhos interessantes como foi "O canto da Amazônia" (2002), lindo disco indicado ao Grammy que passou desapercebido do grande público.

Marcelo disse...

Fafá é maravilhosa, pena que tem gravado pouco ultimamente... Suas gravações de clássicos da MPB são lindos. Por Causa de Você e Preciso Aprender a Só Ser ficaram perfeitos em sua voz!!

Eduardo Cáffaro disse...

o cd O CANTO DAS ÁGUAS é fantástico, um Cd que devia ter ganhado mais prêmios. E aquele com clássicos da MPB - Maria de Fátima Palha de Figueiredo, é um dos melhores da MPB, que ela canta: A medida da paixão, amor em paz, sob medida, etc ... Fafa tem Cds maravilhosos, entre alguns extremamente populares que garantiam seu dim dim ! rsrs

Rafael disse...

Não sou fã dela, porém Fafá tem milhares de canções lindas, tanto na fase inicial de sua carreira, como em discos recentes como em "O Canto das Águas". Ansioso para ver como ela se saiu nesta gravação.

lurian disse...

Eduardo Cáffaro me corrigiu. O cd é "O canto das Águas", lançado em (2002)

CASSILDO SOUZA disse...

Alexander, ainda que o Guilherme tivesse morrido, jamais a obra dele deveria ser esquecida. O Guilherme sempre esteve em atividade, sem interromper a carreira em um único instante. Se você não gosta dele, é de se respeitar. Mas também deve saber que a obra dele é imensa e de boa qualidade. O que está acontecendo agora é apenas um sinal de que o que é bom prevalece com o tempo. Você encontrará poucos artistas com tamanha versatilidade. Compõe, canta, toca, arranja, produz. Questão de gosto não se discute, mas opiniões equivocadas, sim.

CASSILDO SOUZA disse...

Alexander, ainda que o Guilherme tivesse morrido, jamais a obra dele deveria ser esquecida. O Guilherme sempre esteve em atividade, sem interromper a carreira em um único instante. Se você não gosta dele, é de se respeitar. Mas também deve saber que a obra dele é imensa e de boa qualidade. O que está acontecendo agora é apenas um sinal de que o que é bom prevalece com o tempo. Você encontrará poucos artistas com tamanha versatilidade. Compõe, canta, toca, arranja, produz. Questão de gosto não se discute, mas opiniões equivocadas, sim.

CASSILDO SOUZA disse...

"Só deu Guilherme Arantes". Todos têm a opção de gostar ou não de um artista, mas não tem direito de desmerecê-lo. Ao nosso amigo Alexander, tenho a dizer simplesmente que se ele não gosta da obra do Guilherme, respeitamos; mas é de saber que o artista contribuiu imensamente para a cultura brasileira com suas composições. Tamanha versatilidade só poderia lhe render homenagens com o passar o tempo. Em tempo, esclareça-se que o Guilherme nunca parou de fazer shows nem de compor. Apenas ele não mendiga ficar aparecendo para disfarçar um mercado falido e sem alternativas para quem quer fazer um trabalho legal. Um abraço. Homenagem mais do que justa.

KL disse...

Guilherme Arantes precisa ser reconhecido como grande compositor, tanto pelo público quanto pela crítica. Suas canções harmonizam perfeitamente letra e música, fato hoje cada vez mais raro.

Jardel Barros disse...

Não acredito que Fafá vai gravar "PLANETA ÁGUA"!!!!!! Essa música é muito ruim!!!!!!!!!

Unknown disse...

Pela foto já se percebe a interpretação excessivamente dramática e de tom inadequado que essa senhora deve ter emprestado a tão linda canção. Que meus ouvidos não sejam obrigados a registrar tal interpretação caricatural. Fafá sempre me soa como desconcertada e oportunista. Núvens de lágrimas que vermelharam nos currais da dor de se perceber uma artista tão despersonalizada, que atira para todos os lados denunciando uma busca desenfreada e sem critério, na tentativa de não perder aquilo que, em verdade, já não tem há muito tempo: Crédito e respeito do público. Xô Xô, senhora de Chata de Belém.

Roberto de Brito disse...

Muito legal ter Fafá e Zizi no mesmo projeto! Espero que, a partir dele, venham novos cds das duas!

Luca disse...

Fafá é over mesmo, inútil esperar algo dela diferente disso, mas é uma grande cantora

maroca disse...

Os discos de Fafá na Polygram, são ótimos. Por ex: Banho de cheiro e Agua, são discos eternos, Estrela radiante e Crença são discos bons. Resultado, são obras que dá pra ouvir a vida toda.

Jorge Reis disse...

Os primeiros trabalhos da cantora são realmente bons, mas, era outra época, outro tempo, outros tímpanos...
Passou...
Espero que o Planeta água não se transforme em tsunami...

ADEMAR AMANCIO disse...

A Fafá do início de carreira era ótima,pena que sua voz envelheceu muito rápido.