Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

'Ensaios' de Melodia, Milton com Tiso e Moraes & Pepeu chegam ao DVD

A Warner Music começa a investir na edição de DVDs que registram edições do programa Ensaio, comandado por Fernando Faro na TV Cultura. De início, a gravadora está pondo nas lojas três títulos da série, editados em DVD sob a produção de Luiz Pereira. Gravado em 1993, o Ensaio de Luiz Melodia flagra o cantor e compositor carioca ainda em evidência por conta do sucesso de sua gravação de Codinome Beija-Flor (Cazuza, Reinaldo Arias e Ezequiel Neves), propagada na trilha sonora da novela O Dono do Mundo (TV Globo, 1991). O Poeta do Estácio recorda a primeira música que cantou na televisão - Rosita (Francisco Lara e Jovenil Santos), gravada por Roberto Carlos no LP Roberto Carlos Canta para a Juventude (1965) - e revive os sucessos que emplacou nos anos 70 entre reminiscências da infância e saudação a Gal Costa, a quem chama de Madrinha pelo fato de a cantora ter projetado a obra de Melodia ao cantar Pérola Negra no show Fa-Tal Gal a Todo Vapor (1971). Já o Ensaio de Milton Nascimento & Wagner Tiso exibe programa de 1995, ano que Milton lançou Amigo, disco ao vivo editado pela Warner Music. Dividindo a cena com o maestro que encorpou seu cancioneiro, sobretudo na década de 70, Milton revê seus passos iniciais na música, conta causos e ressalta a influência de Tom Jobim (1927 - 1994) em sua vida e obra, cantando Eu Sei que Vou te Amar (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) e Por Causa de Você (Tom Jobim e Dolores Duran). Histórias também é o que não falta no Ensaio gravado por Moraes Moreira com Pepeu Gomes em 1990. Os compositores baianos haviam se aproximado na época para gravar o disco Moraes & Pepeu, editado naquele ano de 1990 pela Warner Music.  Mas o que predomina no bate-papo e no roteiro musical são histórias e temas do repertório do grupo Novos Baianos, integrado por Moraes e Pepeu de 1969 até meados dos anos 70. A dupla aborda o samba-exaltação Aquarela do Brasil (Ary Barroso) e o rock Se Você Pensa (Roberto Carlos e Erasmo Carlos) no programa.

12 comentários:

André Luís disse...

A Warner podia editar também outros títulos que aguardo ansiosamente que um dia sejam lançados: Renato Motha (1999), Jackson do Pandeiro (1972), Renato Braz (2011), Dominguinhos, dentre outros.

KL disse...

Alguém aqui sabe se existe Ensaio Gal Costa? Parece que fizeram também Marcos Valle, todos nos anos 1970. Muita coisa boa ainda permanece esquecida nos acervos de televisões e não se sabe o porquê de não virem à tona na era digital. Se fosse no exterior, já teriam vasculhado tudo lá à procura de imagens raras. E há outros programas da TV Cultura, do mesmo perído, que também são de altíssima qualidade e merecem um DVD.

Anônimo disse...

Nossa Luiz Melodia!!! Eu quero a voz desse cara é demais...estiloso demais!!!

Musico Misterioso disse...

KL, existe sim um "Ensaio" com a Gal, gravado em 1994 e lançado pela Trama faz algum tempo. Com sorte, você acha em alguma loja.

Quanto a esses lançamentos... Quero os três! Aliás, TODOS os "Ensaio" tem que ser lançados em DVD.

Luiz Leite disse...

Eu gostaria que fosse editado em DVD o Ensaio da Beth Carvalho (1990). Eu consegui o CD. Fica registrado meu apelo.

Marcia disse...

Mauro, "Rosita" não é de autoria do Melodia. Os autores são Francisco Lara e Jovenil Santos, e a música foi gravada por Roberto Carlos em 1965,no LP "RC Canta Para a Juventude". Melodia apenas recorda que aquela foi a primeira música que cantou na TV.
Marcia

Rafael disse...

Ótimo programa e ótimo saber que eles estão saindo em DVD! Tomara que saia todos os programas dessa magnífica série! De preferência, em imagem restaurada.

Mauro Ferreira disse...

Tem razão, Márcia. Obrigado pelo alerta. Abs, MauroF

Luca disse...

O ensaio da Gal saiu sim, quem eu não sei se tem ensaio é a Bethânia.

KL disse...

Músico Misterioso,

Eu não me refiro ao Gal anos 1990, e sim ao dos anos 1970. Esse ao qual você se refere eu conheço.

Abç

Anônimo disse...

sim, no you tube vc pode ver o primeiro ensaio feito com a Gal, deve ser tipo 1971 ou por ali;

ADEMAR AMANCIO disse...

Luca a bethânia nunca gostou de fazer televisão,é raro seus momentos de tv.