Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 18 de julho de 2015

Além de show, DVD expõe as memórias musicais de Francis em '5 em ponto'

O carioca multimídia Nelson Motta começou a chamar atenção como compositor em 1966 quando Saveiros, música que fez em parceria com Dori Caymmi, venceu a fase nacional do I Festival internacional da canção (FIC). Mas a carreira musical de Motta começara, a rigor, em 1964, quando ele pôs letra em samba composto por Francis Hime. Intitulado Morro triste, tal samba é revivido por Francis no piano do estúdio da gravadora Biscoito Fino, diante de Motta. O momento é um dos mais curiosos de 5 em ponto, ótimo extra do DVD 50 anos de música, lançado pela gravadora Biscoito Fino neste mês de julho de 2015 com a gravação ao vivo do show de lançamento do álbum Navega ilumina (Selo Sesc, 2014). O show em si já vale o DVD (clique aqui para reler a resenha da gravação ao vivo do DVD). Mas o vídeo, coproduzido pelo Canal Brasil, é valorizado por esse extra. Em 5 em ponto, programa exibido em preto e branco, Francis recebe no estúdio, separadamente, Nelson Motta, Flávio Marinho (diretor do show exibido no DVD) e Geraldo Carneiro, parceiro de Francis no samba-enredo Navega ilumina, música-título do estupendo CD de inéditas lançado pelo artista em novembro de 2014. Enquanto recebe seus convidados, Francis lembra ao piano músicas como Pra Cartola, samba que compôs na década de 1960 em tributo ao compositor carioca Cartola (1908-1980), e O rei de Ramos (Francis Hime, Chico Buarque e Dias Gomes, 1980).

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

♪ O carioca multimídia Nelson Motta começou a chamar atenção como compositor em 1966 quando Saveiros, música que fez em parceria com Dori Caymmi, venceu a fase nacional do I Festival internacional da canção (FIC). Mas a carreira musical de Motta começara, a rigor, em 1964, quando ele pôs letra em samba composto por Francis Hime. Intitulado Morro triste, tal samba é revivido por Francis no piano do estúdio da gravadora Biscoito Fino, diante de Motta. O momento é um dos mais curiosos de 5 em ponto, ótimo extra do DVD 50 anos de música, lançado pela gravadora Biscoito Fino neste mês de julho de 2015 com a gravação ao vivo do show de lançamento do álbum Navega ilumina (Selo Sesc, 2014). O show em si já vale o DVD (clique aqui para reler a resenha da gravação ao vivo do DVD). Mas o vídeo, coproduzido pelo Canal Brasil, é valorizado por esse extra. Em 5 em ponto, programa exibido em preto e branco, Francis recebe no estúdio, separadamente, Nelson Motta, Flávio Marinho (diretor do show exibido no DVD) e Geraldo Carneiro, parceiro de Francis no samba-enredo Navega ilumina, música-título do estupendo CD de inéditas lançado pelo artista em novembro de 2014. Enquanto recebe seus convidados, Francis lembra ao piano músicas como Pra Cartola, samba que compôs na década de 1960 em tributo ao compositor carioca Cartola (1908-1980), e O rei de Ramos (Francis Hime, Chico Buarque e Dias Gomes, 1980).