Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 4 de maio de 2014

Gravadoras devem lançar blu-rays simultaneamente com DVDs no Brasil

Editorial - As gravadoras brasileiras precisam valorizar mais o consumidor de blu-ray. O vídeo de alta definição pode não ser ainda tão popular no mercado nacional, mas tem seus consumidores fiéis, gente que não se importa de pagar mais caro por uma imagem e um produto de melhor qualidade. Tanto que quase toda gravação ao vivo lançada em DVD no Brasil sai também no formato de blu-ray. Só que, a exemplo do que vai acontecer  neste mês de maio de 2014, com o lançamento da gravação ao vivo de Marisa Monte, Verdade uma ilusão tour 2012 / 2013, o consumidor de blu-ray no Brasil sempre precisa esperar se quiser ver o show em alta definição. As gravadoras lançam primeiro o DVD e somente depois - numa data sempre incerta - mandam para o mercado o blu-ray correspondente. Ou seja: se o consumidor for muito fã de determinado artista e não quiser esperar para ter e ver o registro audiovisual de seu show, vai ter que comprar o DVD e, depois, o blu-ray. Seria justo com esse consumidor que o blu-ray fosse lançado simultaneamente com o DVD para que se possa optar por um ou por outro formato, dependendo do grau de interesse e/ou da disponibilidade financeira. Mas não é assim que acontece. Registro do celebrado show estreado pela cantora Gal Costa em 2012, Recanto ao vivo (2013), para citar um outro exemplo, saiu em blu-ray (foto) meses depois do DVD. No caso de Marisa Monte, cujo DVD parece que vai proporcionar ao consumidor uma experiência visual requintada, a julgar pelas imagens já divulgadas, privar o público da cantora carioca de ver o show imediatamente em blu-ray é medida injusta não somente com o consumidor, mas também com o próprio produto, que pede alta definição. Até quando esperar?

15 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Editorial - As gravadoras brasileiras precisam valorizar mais o consumidor de blu-ray. O vídeo de alta definição pode não ser ainda tão popular no mercado nacional, mas tem seus consumidores fiéis, gente que não se importa de pagar mais caro por uma imagem e um produto de melhor qualidade. Tanto que quase toda gravação ao vivo lançada em DVD no Brasil sai também no formato de blu-ray. Só que, a exemplo do que vai acontecer neste mês de maio de 2014, com o lançamento da gravação ao vivo de Marisa Monte, Verdade uma ilusão tour 2012 / 2013, o consumidor de blu-ray no Brasil sempre precisa esperar se quiser ver o show em alta definição. As gravadoras lançam primeiro o DVD e somente depois - numa data sempre incerta - mandam para o mercado o blu-ray correspondente. Ou seja: se o consumidor for muito fã de determinado artista e não quiser esperar para ter e ver o registro audiovisual de seu show, vai ter que comprar o DVD e, depois, o blu-ray. Seria justo com esse consumidor que o blu-ray fosse lançado simultaneamente com o DVD para que se possa optar por um ou por outro formato, dependendo do grau de interesse e/ou da disponibilidade financeira. Mas não é assim que acontece. Registro do celebrado show estreado pela cantora Gal Costa em 2012, Recanto ao vivo, para citar somente outro exemplo, saiu em blu-ray (foto) meses depois do DVD. No caso de Marisa Monte, cujo DVD parece que vai proporcionar ao consumidor uma experiência visual requintada, a julgar pelas imagens já divulgadas, privar o público da cantora carioca de ver o show imediatamente em blu-ray é medida injusta não somente com o consumidor, mas também com o próprio produto, que pede alta definição. Até quando esperar?

Fabio disse...

Esperarei pelo blu-ray da Marisa. A gravadora não irá faturar em cima de mim 2 vezes. Como assisti a 3 vezes esse show eu posso esperar. Brasil, sempre um atraso.

Fernando Lima disse...

Isso só acontece no Brasil, onde já existe uma cultura oportunista de se querer levar vantagem em tudo. A mídia de blu-ray é ideal para a reprodução do show de Marisa, cheio de cores e projeções que, com certeza, não terá boa reprodução em DVD. Fica parecendo que a estratégia da gravadora, ao não lançar BD junto com DVD é forçar o público a comprar os 2 produtos. Todavia, o tiro pode sair pela culatra, pois a consumidor acaba comprando o DVD pirata enquanto espera o BD, mas quando este sai, o produto já perdeu o interesse e só será adquirido quando entrar em liquidação. Já está na hora das gravadoras acordarem!!

Alexandre Siqueira disse...

Isso se chama ganância! Com os shows de Bethânia é a mesma coisa. Primeiro o DVD e só meses depois (quando lançam), o Blu-ray! Acaba que só os mais ardorosos fãs é que compram!

Alexandre Siqueira disse...

Isso se chama ganância! Com os shows de Bethânia é a mesma coisa! Primeiro o DVD, depois o Blu-ray (quando lançam)! Só mesmo os mais ardorosos fãs é que compram!

Thiago Augusto Corrêa disse...

É Mauro. Confesso, sendo bem sincero, que isso me enche o saco.

Tanto o show de Ana Canas quanto o do Caetano são dois que não comprei a espera da Alta Definição.

Unknown disse...

foi assim com os da zélia e roberta sá, comprei os dvds e já tenho os dois em blu-ray e não saí em desvantagem, coloquei os dvds pra rolo numa loja q troca cds e dvds no centro da cidade (rj)e pagando apenas R15,00 de diferença, troquei pelo blu-ray "o micróbio do samba multishow ao vivo da adriana"!! foi ou não foi um bom negócio??

Unknown disse...

ainda sobre a resenha, é obvio q eu vou aguardar o blu-ray da marisa! vai ser torturante mas...

Rafael disse...

Deveriam mesmo lançar simultaneamente com os DVD's, pois assim o consumidor ávido de música, assim como eu, tem a opoertunidade de poder comprar a melhor qualidade possível de áudio e imagem, no caso o blu-ray.

Eduardo Cáffaro disse...

Fora o descaso com outros produtos como o da Barbra Streisand por exemplo que foi lançado num box CD/DVD e aqui no Brasil só saiu o CD. O BRay de Recanto chegou tão atrasado que não me interessa mais. Ja assisti o DVD muitas vezes. Não vou gastar de novo.

Marcelo Barbosa disse...

Aguardo o lançamento em Blu Ray do Beth Carvalho Canta os sambas da Bahia. Já comprei meu segundo dvd de tanto que escuto (fora o trabalho de desempilhar os muitos que tenho) e gostaria de tê-lo na nova mídia.

madison disse...

Seu Editorial é muito oportuno. Há tempos venho notando este descaso para com os consumidores que adquiriram um equipamento com Blu-ray player para justamente desfrutarem da nova tecnologia, mas ao contrário disto, só se vê
lançamentos em DVD. Caetano Veloso, Maria Bethania, Djavan entre muitos tiveram seus shows mais recentes lançados apenas em DVD. Pra que então, a alta definição? Só falta lançarem o VHS!

Unknown disse...

Compartilho a queixa de todos. O que restou de gravadoras no Brasil está prestando um serviço de qualidade bem ruim mesmo...

Thiago Augusto Corrêa disse...

Alias, hoje via twitter, questionei a Paula Lavigne sobre e ela foi atenciosa, respondendo que Abraçaço em julho sai em Blu ray.

=]

chapecó no ar disse...

Mauro: o que Vc. relata é um fato. E, muitas vezes, ficamos esperando e o BR não sai... Agora espero o SambaBook do Zeca Pagodinho, anunciado mas que não apareceu junto com CD e DVD, infelizmente. Uma pena.