Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 17 de maio de 2014

'Comum de dois' realça afinidades de Marco Pereira e Toninho Ferragutti

Em janeiro de 2013, o violonista Marco Pereira e o acordeonista Toninho Ferragutti foram convidados a participar da 31ª Oficina de Música de Curitiba e, por sugestão do curador do evento, os músicos paulistas fizeram juntos um show na oficina, retomando laços criados no início dos anos 1990, época em que Ferragutti e Pereira formaram em São Paulo (SP) um trio completado por Swami Jr. (no baixo). Tais laços são reforçados neste mês de maio de 2014 com o lançamento do álbum Comum de dois, editado pela gravadora Borandá. Gravado em estúdio, o disco instrumental se origina daquele seminal show no Teatro da Reitoria da Universidade Federal do Paraná - show que gerou outras apresentações da dupla pelo Brasil ao longo de 2013 em turnê que prossegue neste ano de 2014. Em Comum de dois, o violonista e o acordeonista realçam afinidades no toque virtuoso de temas autorais de Ferragutti (Flamenta, Nova, Sanfonema e Victoria) e de Pereira (Amigo Léo, Bate-coxa e Flor das águas) que alternam lirismo e vivacidade rítmica. Fora de seu trilho autoral, a dupla aborda Mulher rendeira - um dos sucessos do cantor e compositor paraibano Zé do Norte (1908 - 1979) - e entrelaça obras de Dorival Caymmi (1914 - 2008) e Ernesto Nazareth (1863 - 1934) no medley Caymmi x Nazareth. Os músicos assinam a produção, a direção musical e os arranjos do álbum.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Em janeiro de 2013, o violonista Marco Pereira e o acordeonista Toninho Ferragutti foram convidados a participar da 31ª Oficina de Música de Curitiba e, por sugestão do curador do evento, os músicos paulistas fizeram juntos um show na oficina, retomando laços criados no início dos anos 1990, época em que Ferragutti e Pereira formaram em São Paulo (SP) um trio completado por Swami Jr. (no baixo). Tais laços são reforçados neste mês de maio de 2014 com o lançamento do álbum Comum de dois, editado pela gravadora Borandá. Gravado em estúdio, o disco instrumental se origina daquele seminal show no Teatro da Reitoria da Universidade Federal do Paraná - show que gerou outras apresentações da dupla pelo Brasil ao longo de 2013 em turnê que prossegue neste ano de 2014. Em Comum de dois, o violonista e o acordeonista realçam afinidades no toque virtuoso de temas autorais de Ferragutti (Flamenta, Nova, Sanfonema e Victoria) e de Pereira (Amigo Léo, Bate-coxa e Flor das águas) que alternam lirismo e vivacidade rítmica. Fora de seu trilho autoral, a dupla aborda Mulher rendeira - um dos sucessos do cantor e compositor paraibano Zé do Norte (1908 - 1979) - e entrelaça obras de Dorival Caymmi (1914 - 2008) e Ernesto Nazareth (1863 - 1934) no medley Caymmi x Nazareth. Os músicos assinam a produção, a direção musical e os arranjos do álbum.