Mauro Ferreira no G1

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sábado, 31 de maio de 2014

Érika insere Cure e Renato Barros no roteiro do ruidoso show 'Modinhas'

Com o tecladista convidado Humberto Barros já de volta ao palco do teatro do Oi Futuro Ipanema, Érika Martins ressaltou - no bis da primeira das duas apresentações de seu show Modinhas agendadas dentro do projeto Ruído novo - que, em projeto paralelo, integra o grupo Lafayette  & os Tremendões, coletivo carioca liderado pelo pianista e organista carioca Lafayette Coelho Vargas Limp, cujo som é ouvido em boa parte dos discos da Jovem Guarda. Foi a deixa para a cantora e compositora - revelada nos anos 1990 como vocalista da desativada banda baiana Penélope - encerrar a apresentação com enérgica abordagem de Você não serve pra mim, rock do compositor Renato Barros lançado por Roberto Carlos em 1967. Além do standard de Barros, a artista incluiu no roteiro de Modinhas um sucesso do grupo inglês The Cure, In between days (Robert Smith, 1985), gravado pela cantora em dueto com Herbert Vianna no terceiro disco solo do vocalista e guitarrista do trio carioca Paralamas do Sucesso, O som do sim (EMI Music, 2000), e revivido por Érika - novamente em duo com Herbert - no DVD que gravou para o Canal Brasil no Rio de Janeiro (RJ), sob a direção de Darcy Burger, na última quarta-feira, 28 de maio de 2014, dois dias antes de apresentar no Oi Futuro Ipanema, no Rio de Janeiro (RJ), o show baseado em seu segundo álbum solo, Modinhas (Coqueiro Verde Records, 2014). Show que, mais até do que o disco, explicita que o termo modinha, no caso de Érika Martins, tem significado abrangente, devendo ser entendido como um estado de espírito, não somente como o gênero de canção sentimental e melancólica surgida no Brasil no século 18. Eis o roteiro seguido por Érika Martins - vista com Humberto Barros na foto de Mauro Ferreira - no show feito em 30 de maio de 2014 no teatro do Oi Futuro Ipanema, no Rio de Janeiro (RJ), dentro do projeto Ruído novo, dedicado a sons indies:

1. Modinha (A rosa) (Sérgio Bittencourt, 1968)
2. Modinha (Serestas - Peça nº 5) (Heitor Villa-Lobos e Manuel Bandeira, 1925)
3. Bonita (Marcelo Frota, 2014)
4. A curi (Tom Zé, 2014)
5. Casinha pequenina (Autor e ano desconhecidos)
6. In between days (Robert Smith, 1985)
7. Prelúdio para ninar gente grande (Menino passarinho) (Luiz Vieira, 1962)
8. Dar-te-ei (Marcelo Jeneci, Helder Lopes, José Miguel Wisnik e Verônica Pessoa, 2010)
9. Namorinho de portão (Tom Zé, 1968)

10. Garota, interrompida (Érika Martins e Luis Pereira, 2014)
11. Fundidos (Botika, 2014)
12. Memorabília (Érika Martins, 2014)
Bis:
13. Rolo compressor (Pedro Veríssimo e Fernando Aranha, 2014)
14. Sacarina (Pedro Veríssimo e Iuri Freiberger, 2009)
15. Você não serve pra mim (Renato Barros, 1967) 

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Com o tecladista convidado Humberto Barros já de volta ao palco do teatro do Oi Futuro Ipanema, Érika Martins ressaltou - no bis da primeira das duas apresentações de seu show Modinhas agendadas dentro do projeto Ruído novo - que, em projeto paralelo, integra o grupo Lafayette & os Tremendões, coletivo carioca liderado pelo pianista e organista carioca Lafayette Coelho Varges Limp, cujo som é ouvido em boa parte dos discos da Jovem Guarda. Foi a deixa para a cantora e compositora - revelada nos anos 1990 como vocalista da desativada banda baiana Penélope - encerrar a apresentação com enérgica abordagem de Você não serve pra mim, rock do compositor Renato Barros lançado por Roberto Carlos em 1967. Além do standard de Barros, a artista incluiu no roteiro de Modinhas um sucesso do grupo inglês The Cure, In between days (Robert Smith, 1985), gravado pela cantora em dueto com Herbert Vianna no terceiro disco solo do vocalista e guitarrista do trio carioca Paralamas do Sucesso, O som do sim (EMI Music, 2000), e revivido por Érika - novamente em duo com Herbert - no DVD que gravou para o Canal Brasil no Rio de Janeiro (RJ), sob a direção de Darcy Burger, na última quarta-feira, 28 de maio de 2014, dois dias antes de apresentar no Oi Futuro Ipanema, no Rio de Janeiro (RJ), o show baseado em seu segundo álbum solo, Modinhas (Coqueiro Verde Records, 2014). Show que, mais até do que o disco, explicita que o termo modinha, no caso de Érika Martins, tem significado abrangente, devendo ser entendido como um estado de espírito, não somente como o gênero de canção sentimental e melancólica surgida no Brasil no século 18. Eis o roteiro seguido por Érika Martins - vista com Humberto Barros na foto de Mauro Ferreira - no show feito em 30 de maio de 2014 no teatro do Oi Futuro Ipanema, no Rio de Janeiro (RJ), dentro do projeto Ruído novo, dedicado a sons indies:

1. Modinha (A rosa) (Sérgio Bittencourt, 1968)
2. Modinha (Serestas - Peça nº 5) (Heitor Villa-Lobos e Manuel Bandeira, 1925)
3. Bonita (Marcelo Frota, 2014)
4. A curi (Tom Zé, 2014)
5. Casinha pequenina (Autor e ano desconhecidos)
6. In between days (Robert Smith, 1985)
7. Prelúdio para ninar gente grande (Menino passarinho) (Luiz Vieira, 1962)
8. Dar-te-ei (Marcelo Jeneci, Helder Lopes, José Miguel Wisnik e Verônica Pessoa, 2010)
9. Namorinho de portão (Tom Zé, 1968)
10. Garota interrompida (Érika Martins e Luis Pereira, 2014)
11. Fundidos (Botika, 2014)
12. Memorabília (Érika Martins, 2014)
Bis:
13. Rolo compressor (Pedro Veríssimo e Fernando Aranha, 2014)
14. Sacarina (Pedro Veríssimo e Iuri Freiberger, 2009)
15. Você não serve pra mim (Renato Barros, 1967)

Luca disse...

tem mais informações do dvd, mauro?