Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 29 de maio de 2014

Falamansa canta em francês no álbum de inéditas autorais 'Amigo velho'

Nono título da discografia do Falamansa, grupo paulistano de forró cujas origens remetem ao ano de 1998, o álbum Amigo velho apresenta treze músicas inéditas, sendo doze assinadas - a sós ou com parceiros - por Ricardo Cruz, o Tato, vocalista e principal compositor da banda. A exceção é Debutanalabuta, tema de Valdir do Acordeom. Em evidência na primeira metade dos anos 2000, como expoente do gênero batizado de forró universitário, o Falamansa vem de um disco em tributo ao centenário de nascimento do cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga (1912 - 1989), As sanfonas do rei (2012). Apesar das letras, geralmente rasas e triviais, músicas como Numa festa de São João (Tato) e Forró à brasileira (Tato) mostram que o grupo procura - na medida de suas possibilidades - assimilar as lições do Rei do baião. Xotes solares predominam em repertório que destaca Um novo dia (Tato) e Amigo velho (Tato e Zeider). E que inclui faixa em francês, Un petit peu plus d'amour (Tato), entre outras inéditas.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Nono título da discografia do Falamansa, grupo paulistano de forró cujas origens remetem ao ano de 1998, o álbum Amigo velho apresenta treze músicas inéditas, sendo doze assinadas - a sós ou com parceiros - por Ricardo Cruz, o Tato, vocalista e principal compositor da banda. A exceção é Debutanalabuta, tema de Valdir do Acordeom. Em evidência na primeira metade dos anos 2000, como expoente do gênero batizado de forró universitário, o Falamansa vem de um disco em tributo ao centenário de nascimento do cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga (1912 - 1989), As sanfonas do rei (2012). Apesar das letras, geralmente rasas e triviais, músicas como Numa festa de São João (Tato) e Forró à brasileira (Tato) mostram que o grupo procura - na medida de suas possibilidades - assimilar as lições do Rei do baião. Xotes solares predominam em repertório que destaca Um novo dia (Tato) e Amigo velho (Tato e Zeider). E que inclui faixa em francês, Un petit peu plus d'amour (Tato), entre outras inéditas.