Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 17 de novembro de 2013

Show dos Blind Boys of Alabama no 'Back2Black' converte até os ateus

Resenha de show
Evento: Festival Back2Black
Título: I'll find a way
Artista: The Blind Boys of Alabama
Local: Grande Sala - Cidade das Artes (Rio de Janeiro - RJ)
Data: 16 de novembro de 2013
Foto: Site oficial do festival Back2Black
Cotação: * * * *

Foi um show memorável feito com fervor capaz de converter até os mais céticos dos infiéis. A apresentação do grupo norte-americano The Blind Boys of Alabama na quinta edição do festival Back2Black - feita na Grande Sala da Cidade das Artes na noite de ontem, 16 de novembro de 2013 - justificou a alta expectativa depositada em torno da estreia em palcos brasileiros deste septuagenário grupo de gospel. À frente da banda, três cantores cegos eletrizaram a plateia com sua música religiosa que põe fé na interação do gospel com a pulsação de ritmos como blues, soul e r & b. O show transcorreu azeitado desde o início, mas começou a esquentar no quarto número, Praying time (Clarence Fountain) - tema gravado pelos Blind Boys of Alabama no álbum I brought Him with me (1995) - e terminou em clima incendiário, como se fosse uma pregação, com o vocalista Jimmy Carter circulando pelos corredores do teatro entre o público àquela altura já convertido. A base do repertório veio do último álbum do grupo, I'll find a way, lançado em setembro deste ano de 2103. Veio desse disco produzido por Bon Iver, por exemplo, I shall not be moved, tema tradicional da música gospel que ganhou a cadência de um blues no show do Back2Black, tal como no registro feito pelos Blind Boys no recém-editado CD. Em There will never be any peace (Until God is seated at the conference table), outra música do álbum I'll find a way, os falsetes do vocalista Ben Moore elevaram os tons e a temperatura do culto. Aliás, ficou evidente que os Blind Boys também rezam eventualmente pela cartilha do exibicionismo vocal, pecando pela vaidade comum a qualquer cristão. De todo modo, ao cantarem músicas como I've been searching, os Blind Boys of Alabama transmitiram fé genuína em sua música. Tanto que, no fim, já haviam catequizado a plateia do Back2Black.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Foi um grande show feito com fervor capaz de converter até os mais céticos dos infiéis. A apresentação do grupo norte-americano The Blind Boys of Alabama na quinta edição do festival Back2Black - feita na Grande Sala da Cidade das Artes na noite de ontem, 16 de novembro de 2013 - justificou a alta expectativa depositada em torno da estreia em palcos brasileiros deste septuagenário grupo de gospel. À frente da banda, três cantores cegos eletrizaram a plateia com sua música religiosa que põe fé na interação do gospel com a pulsação de ritmos como blues, soul e r & b. O show transcorreu azeitado desde o início, mas começou a esquentar no quarto número, Praying time (Clarence Fountain) - tema gravado pelos Blind Boys of Alabama no álbum I brought Him with me (1995) - e terminou em clima incendiário, como se fosse uma pregação, com o vocalista Jimmy Carter circulando pelos corredores do teatro entre o público àquela altura já convertido. A base do repertório veio do último álbum do grupo, I'll find a way, lançado em setembro deste ano de 2103. Veio desse disco produzido por Bon Iver, por exemplo, I shall not be moved, tema tradicional da música gospel que ganhou a cadência de um blues no show do Back2Black, tal como no registro feito pelos Blind Boys no recém-editado CD. Em There will never be any peace (Until God is seated at the conference table), outra música do álbum I'll find a way, os falsetes do vocalista Ben Moore elevaram os tons e a temperatura do culto. Aliás, ficou evidente que os Blind Boys também rezam eventualmente pela cartilha do exibicionismo vocal, pecando pela vaidade comum a qualquer cristão. De todo modo, ao cantarem músicas como I've been searching, os Blind Boys of Alabama transmitiram fé genuína em sua música. Tanto que, no fim, já haviam catequizado a plateia do Back2Black.