Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 3 de agosto de 2013

Gulin cruza as palavras de Lou Reed e Walter Franco em show multimídia

Há 40 anos, o cantor e compositor Walter Franco estilhaçou fragmentos de poesia nos versos imperativos de Me deixe mudo, música do primeiro antológico álbum do artista paulistano, Ou não (1973). Decorridas quatro décadas, Thaís Gulin fez jorrar a poesia de Franco na abertura do roteiro do quinto espetáculo multimídia gerado pelo projeto Palavras cruzadas, criado pelo diretor Marcio Debellian com a intenção de aglutinar diversas formas de arte na mesma cena. No caso do show que estreou na noite de 2 de agosto de 2013 no teatro do Oi Futuro Ipanema, no Rio de Janeiro (RJ), os 11 números musicais da cantora curitibana - em foto de Rodrigo Amaral - foram intercalados com textos do dramaturgo carioca (de ascendência espanhola) Jô Bilac e com projeções criadas do artista visual Arthur Tuoto, curitibano como Gulin. Sob a direção de Debellian, Gulin transitou pelo lado selvagem em repertório que incluiu Walk on the wild side - o clássico do compositor norte-americano Lou Reed, lançado pelo Poeta das Sombras em seu álbum Transformer (1972) - e Hotel das estrelas (Jards Macalé e Duda, 1970), além de parceria da artista com Rogério Guimarães, A vida da outra. Eis o roteiro seguido pela cantora Thaís Gulin no quinto espetáculo do projeto Palavras cruzadas:

* Prólogo
1. Me deixe mudo (Walter Franco, 1973)
2. Revendo amigos (Jards Macalé e Waly Salomão, 1972)
3. Hotel das estrelas (Jards Macalé e Duda, 1970)
*  Texto 1 (adaptação por Thaís Gulin de Felicidade clandestina, de Clarice Lispector)
4. Horas cariocas (Thaís Gulin, 2011)
*  Texto 2 (Interrogatório)
5. História de fogo (Otto e Alessandra Negrini, 2003)
6. Walk on the wild side (Lou Reed, 1972)
*  Texto 3 (Inspiração)
7. Ali, sim, Alice (Tom Zé, 2011)
*  Texto 4 (Tome uma atitude - por Antonio Abujamra)
*  Conversa de manecas
8. Ave Maria no Morro (Herivelto Martins, 1942)
9. A vida da outra (Thaís Gulin e Rogerio Guimarães, 2006)
*  Texto 5 (Recado / Caixa de areia)
10. Água (Kassin, 2006)
11. Cinema Big Butts:
      Cinema americano (Rodrigo Bittencourt, 2009) /
      Baby got back (Sir Mix-a-Lot, 1992)

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Há 40 anos, o cantor e compositor Walter Franco estilhaçou fragmentos de poesia nos versos imperativos de Me deixe mudo, música do primeiro antológico álbum do artista paulistano, Ou não (1973). Decorridas quatro décadas, Thaís Gulin fez jorrar a poesia de Franco na abertura do roteiro do quinto espetáculo multimídia gerado pelo projeto Palavras cruzadas, criado pelo diretor Marcio Debellian com a intenção de aglutinar diversas formas de arte na mesma cena. No caso do show que estreou na noite de 2 de agosto de 2013 no teatro do Oi Futuro Ipanema, no Rio de Janeiro (RJ), os 11 números musicais da cantora curitibana - em foto de Rodrigo Amaral - foram intercalados com textos do dramaturgo carioca (de ascendência espanhola) Jô Bilac e com projeções criadas do artista visual Arthur Tuoto, curitibano como Gulin. Sob a direção de Debellian, Gulin transitou pelo lado selvagem em repertório que incluiu Walk on the wild side - o clássico do compositor norte-americano Lou Reed, lançado pelo Poeta das Sombras em seu álbum Transformer (1972) - e Hotel das estrelas (Jards Macalé e Duda, 1970), além de parceria da artista com Rogério Guimarães, A vida da outra.