Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Faour faz para a Universal caixa com álbuns gravados por Fafá na Philips

O pesquisador musical Rodrigo Faour recebeu o sinal verde da gravadora Universal Music para produzir caixa com reedições dos álbuns gravados por Fafá de Belém na Philips entre 1976 e 1988. Os seis primeiros - Tamba Tajá (1976), Água (1977), Banho de Cheiro (1978), Estrela Radiante (1979), Crença (1980) e Essencial (1982) - formam o supra-sumo da discografia da cantora paraense. São discos de fase em que o repertório de Fafá mesclava romantismo e regionalismo em doses equilibradas. Já o sétimo título - Sozinha (1988) - é representativo da fase em que a intérprete já tinha aderido a um repertório populista de arquitetura bem trivial.

31 comentários:

Mauro Ferreira disse...

O pesquisador musical Rodrigo Faour recebeu o sinal verde da gravadora Universal Music para produzir caixa com reedições dos álbuns gravados por Fafá de Belém na Philips entre 1976 e 1988. Os seis primeiros - Tamba Tajá (1976), Água (1977), Banho de Cheiro (1978), Estrela Radiante (1979), Crença (1980) e Essencial (1982) - formam o supra-sumo da discografia da cantora paraense. São discos de fase em que o repertório de Fafá mesclava romantismo e regionalismo em doses equilibradas. Já o sétimo título - Sozinha (1988) - é representativo da fase em que a intérprete já tinha aderido a um repertório populista de arquitetura bem trivial.

Marcelo disse...

Apesar de já ter todos em cd, a notícia é fantástica. Essa época Fafá tinha um gosto espetacular para a escolha de repertório. Estrela Radiante é uma obra prima. Prova de que não precisa ser brega pra falar de amor. Quem dera q ela voltasse a fazer discos assim, de bom gosto e de qualidade.

Rock Brasil 80 - FLAC disse...

Tanta coisa melhor pra reeditar...

Eduardo Cáffaro disse...

wow faz tempo que eu aguardo por essa noticia. Eu tenho todos em vinil, e em cd estavam fora de catalogo ha muito tempo. Só não entendi uma coisa Mauro, a caixa vai lançar os 6 albuns na sequencia e depois pular para o Sozinha ?

Coisas do Sertão disse...

Emanuel Andrade disse

Tudo que é bom deve ser revisitado e reeditado, principalmente nos dias de hoje com tanta porcaria à solta no mercado. Não precisa avaliar o rumo que Fafá tomou na carreira. O que importa ai são as excelentes canções. Todos esses discos juntos trazem todos os bons compositores de uma geração fantástica.

Anônimo disse...

Isso sim é uma otima noticia de relançamento. Cantora de forte personalidade, essa fase de Fafá é a mais significativa de sua carreira. Vamos celebrar

Maria disse...

Até resPEITO alguns de seus momentos como intérprete, porém o seu timbre de voz não me agrada fanha ao extremo.

Rafael disse...

Para um fã que estava que estava reclamando esses dias atrás querendo saber quando os discos dela iam ser lançados, taí a notícia da reedição.

Rafael disse...

Mas não dixa de ser uma ótima notícia esse relançamento! Esperamos que o áudio seja remasterizado em alta qualidade sonora, reprodução das capas originais dos discos, curiosidades e algumas raridades incluídas nestes discos.

EDELWEISS1948 disse...

ATÉ QUE ENFIM! PARABENS RODRIGO FAOUR. E TEM GENTE QUE NÃO FICA SATISFEITO COM NADA HEIN!

lurian disse...

Os 5 primeiros discos da Fafá são muito bons, ouço sempre com grande prazer essa época em que ela falava das estrelas, das águas, da chuva, dos ventos. Em 2002, com "O canto das águas" ela voltou à esses elementos no repertório, mas o disco que é lindo, não teve o mesmo sucesso de outrora...

Denilson Santos disse...

Numa época em que a música brasileira "contemporânea" está extremamente desinteressante, nada como olhar para o passado recente e ainda brilhante, com uma esperança fugaz de uma possível revolução.

abraço,
Denilson

Luca disse...

É isso, Denílson, tem muita música boa nestes discos

Káyon disse...

Bacana!
Então ficamos assim: Fafá adere a um "repertório populista de arquitetura bem trivial para o povão" e Marisa Monte adere a um "repertório populista de arquitetura bem trivial para o povinho.

santana disse...

Que bom!

Além da qualidade do repertório, Fafá, tinha uma voz agradável e fresca, distante do tom eternamente over q adquiriu depois. Hj, até pra cantar canção de ninar ƒafá 'interpreta'.

Em minha opinião, 'Água' é um daqueles discos de levar pra ilha deserta, sabe?

Marcelo disse...

Mauro, o Rodrigo Faour postou no facebook q não está preparando essa caixa da Fafá. Será que te passaram a informação equivocada??

KL disse...

uma das melhores notícias musicais de 2012, pois há muito tempo esperamos que esses álbuns voltem às lojas com as capas na íntegra e outras coisas mais. As faixas de compacto poderiam entrar de bônus, mas já sabemos que a Universal não quer mais fazer isso, porém esses álbuns são realmente maravilhosos; são também uma amostra do último período fértil da mpb e da cantora, que - como todos os colegas - optaram por caminhos menos arriscados e, por isso mesmo, bem menos ou nada interessantes. A questão agora é: será que Dona Universal também brindará Alcione, Claudette Soares, Quarteto em Cy, MPB4, Jair Rodrigues e outros ícones da canção sob seu poder? Agora parece que sim, aleluia!

Mauro Ferreira disse...

Aviso a Marcelo e aos demais navegantes: a informação procede. Apenas não podia ser divulgada agora por questões estratégicas. De todo modo, há apenas um "sinal verde" da Universal Music para o projeto. Caixas desse tipo podem demorar anos até serem efetivamente postas nas lojas. Abs, obrigado MauroF

Johnny Cesar disse...

Notícia boa, Mauro!
Eu tenho todos mas as capas tem uma tarja vermelha escrita colecionador e há poucas informações nos encartes.
Vale a pena esperar apesar da ansiedade.

KL disse...

a capa do Tamba-Tajá é uma obra de arte, parece uma pintura neoclássica de JC David ou de Ingres.

KL disse...

Copletando o comentário anterior, a capa magnífica de Tamba-Tajá é o contário da capa de "Essencial", que mais parece um rótulo de creme hidratante: coisa dos anos 1980, quando o mundo se cafonizou - e permanece assim até hoje.

Marcelo disse...

KL, me lembro que na época do disco Essencial, a Fafá estava meio em crise achando que seus seios eram mais importantes do que sua voz, seu trabalho...enfim... Aí ela - ou a gravadora ou produtor - optaram por mostrarem apenas o rosto dela e tb tiraram o Belém do nome, porque na época ela afirmava que era do Brasil inteiro e não só de Belém.

KL disse...

Marcelo,

Mas o resultado, mesmo sem seios à mostra, recai no apelo (desnecessário no caso dela) à sensualidade. E o "Essencial" já não tem a mesma qualidade dos anteriores.

Abraço!

Coisas do Sertão disse...

Emanuel Andrade


O repertório de "Crença" e "Banho de Cheiro" são demais, bons arranjos, letras etc. Lá em "Estrela radiante", tem uma canção de Gonzaguinha pra se ouvir sem parar. Em Tamba Tajá, tem Cajá, de Caetano, bem suave, aliás, uma linda canção que dona Canô, detesta, ate hoje não sei o motivo. Discos de um tempo que nao volta mais diante esse cenário atual de cafajestice musical no Brasil.

Raul disse...

Marcelo, pra mim até hoje Fafá é mais os seios do que a voz...

RURIK VARDA disse...

Há comentários tão deselegantes e desnecessários... se Fafá, de fato, tivesse apoiado sua carreira em seus atributos físicos, não estaríamos aqui falando de trabalhos tão significativos quanto esses realizados há mais de três décadas.

Anônimo disse...

Me impressiona como Fafá é perseguida neste blog. Ela ficou marcada como uma cantora exgaerada, mas se avaliarmos sua discografia, poucos foram os momentos deste exagero. Elis era exagerada, dramática demais, datada e sempre é elogiada aqui.

No disco com canções do Chico as gravações de as vitrines e de olhos nos olhos não tem nada de exageros e são superiores há todas as outras que já ouvi.

Penso, apenas, que em dado momento a carreira da fafá perdeu o rumo, como de tantas outras como Joana, Simone, Marina, Zizi Possi e isso nada tem a ver com a gravação de baladas românticas, tem a ver sim, com garantir uma unidade estética aos trabalhos, no canto, nos shows e na postura no palco. Para o bem ou para o mal, Bethânia, mesmo nunca saindo do seu terreno, possui isso, Alcione mesmo patinando na preguiça artística, também possui.

KL disse...

ducha de água fria: Rodrigo Faour declarou no Facebook, com outras palavras, que esses relançamentos são ainda, por enquanto, remota possibilidade. E nós, que já os comemorávamos=/

Mauro Ferreira disse...

KL e demais leitores: sei do desmentido de Faour, mas afianço que a nota está correta. É que a informação ainda não podia ser divulgada por questões de marketing. De todo modo, por ora, há somente um sinal verde da gravadora. Esses projetos de caixas podem demorar anos até efetivamente chegarem às lojas. Mas a nota é verdadeira. Abs, MauroF

KL disse...

oi, Mauro,

Desculpe se meu comentário pareceu desmentir sua nota, pois não foi essa minha intenção, mas apenas estimular o debate no post. Estamos todos na torcida pela confirmação.

Abraço!

Jardel Barros disse...

Fatinha ahaza!