Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Djavan, Marino, Pinheiro, Chico e Raphael habitam o 'Oásis de Bethânia'

Oásis de Bethânia é o título do álbum que Maria Bethânia vai lançar em março de 2012 pela gravadora Biscoito Fino. Com dez faixas, o disco alinha no repertório músicas como Barulho (Roque Ferreira, 2007), Calúnia (Marino Pinto e Paulo Soledade, sucesso da cantora Dalva de Oliveira em 1951), Carta de Amor (Paulo César Pinheiro, faixa que engloba texto escrito pela própria Maria Bethânia), O Velho Francisco (Chico Buarque, 1987), Calmaria (Jota Velloso) e Vive (inédita de Djavan), entre outras composições. Eis as 10 faixas do CD Oásis de Bethânia:

1. Lágrima (Cândido das Neves)
2. O Velho Francisco (Chico Buarque) - com citação de Lenda Viva (Boa Voz)
3. Vive (Djavan)
4. Casablanca (Roque Ferreira)
5. Calmaria (Jota Velloso) / Não Sei Quantas Almas Tenho (Fernando Pessoa)
6. Fado (Roque Ferreira)
7. Barulho (Roque Ferreira)
8. Lágrima (Sebastião Nunes, José Garcia e José Gomes Filho) /
    Calúnia (Marino Pinto e Paulo Soledad)
9. Carta de Amor (Paulo César Pinheiro)
10. Salmo (Raphael Rabello e Paulo César Pinheiro)

42 comentários:

leitordomauro disse...

Que nome pretensioso e bobo. Tomara que o disco pelo menos não soe assim

Maria disse...

É bem verdade que Bethânia poderia gravar compositores que ela nunca gravou, mas mesmo assim como fã da Abelha Rainha irei conferir com maior prazer.

João Victor Torres disse...

ô nome podre.

Eduardo Cáffaro disse...

Só 10 músicas ? Pra um CD acho pouco ... no mínimo umas 14 né, pois o preço da Biscoito Fino é alto para um pacotinho com 10 biscoitinhos só.

falsobrilhante disse...

É cada coisa que a gente vê. Uma outra cantora aí acabou de lançar um disco e colocou duas faixas bônus só para quem comprar pelo site da internet. Agora vem a Biscoito Fino apresentando um CD da Abelha Rainha com apenas 10 faixas. Para uma gravadora que cobra os olhos da cara pela bolacha, é um roubo isso.

Márcio disse...

Os preços da Biscoito Fino permanecem excessivamente altos. Mas, para quem controla sua ansiedade, pode haver recompensa. Os últimos 4 lançamentos de Maria Bethânia pela gravadora foram, depois de aproximadamente um ano, vendidos com descontos consideráveis (entre 30% e 50%) pela Livraria Cultura.

Mauro Ferreira disse...

Aviso aos navegantes: dez faixas não significam - necessariamente -dez músicas. Abs, MauroF

Diego Sousa disse...

Se ela lança dois cds, reclamam, se lança um cd, reclamam, se é temática do mar, reclamam, se é outra temática, reclamam. Ainda bem que estou no meio dos que não reclamam, só amam.

Fernando de Sá Leitão disse...

Estou com Diego. Prefiro estar no meio dos que vociferam muito e dedicar meu tempo a apreciar a boa música.

noca disse...

Quem é mesmo fã de Bethania não deveria reclamar tanto.É talvez a única representante da sua geração que prima pela escolha do repertório e pelo cuidado artistico de seu trabalho.Gal tem que ser teleguiada por alguem genial como Caetano e Nana que nunca deu muita bola para ninguem e fazia exemplarmente muito bem o que queria,quer ser do contra justamente com seus fãs e com quem lhe produzia bem.Bethania é o máximo e esse título que ela escolheu é belo e lhe cai como uma luva.Mais um oasis de Bethania vem por ai!

O blog disse...

O fato é que 2 cds se formos comprar fica muito caro. E depois vem o ao vivo e mais o dvd. Acho que deveria ter pelo menos umas músicas a mais. Porque cds da Biscoito Fino são caros demais. O último disco da BEthânia que é deuplo está por 19,90 nas Lojas Americanas. Eu só compro quando baixa de preço. Afinal, eu não tenho plantação de dinheiro em casa e gosto de muitos artistas e não sou político, empresário, artista ou funcionário público que é cheio da grana e pode comprar sem reclamar....rs

Tiago disse...

uma coisa é certa: Bethânia gravou CALÚNIA para responder as críticas que sofreu por conta do blog. "Quiseste ofuscar minha fama/ E até jogar-me na lama/ Só porque eu vivo a brilhar"

Pedro Progresso disse...

essa é a capa, Mauro?
se for... achei Windows, achei papel de parede, achei paint.

o conteúdo só ouvindo pra dizer.

Rafael disse...

Adoro Bethânia, mas confesso que estou decepcionado em saber também que esse disco terá somente 10 faixas. Deveria ser umas 14. Também achei o nome pretensioso e não acho que cabe com a temática do CD... Ou seja, o nome é para tentar causar impacto, porém se não corresponder as expectativas, será uma grnade decepção. Porém achei a capa simples e linda. Onde será que fica esse chão de terra? Será que é na Bahia? Imagem bem cultural do Brasil. Parece um chão de terra de algum lugar do Nordeste.

Rafael disse...

Também concordo com a Mary no sentido de que ela deveria gravar compositores dos quais ela nunca fez questão de cantar, como Ivan Lins e Vítor Martins, que são os únicos que eu consigo me lembrar agora... Ela deveria variar um pouco o repertório de compositores e ousar um pouco mais, assim como Gal fez em seu último disco. Também concordo com o Márcio no que diz referente aos altos e abusivos preços da gravadora Biscoito Fino em seus discos. Nucna vi um disco deles ser vendido, tanto lançamento quanto catálogo a um preço pupular de 10 reais em seu site. Você acha que um simples pai de família, que é um grande amante da música, diga-se boa música tem condições de pagar 30 reais num disco dessa gravadora? Por quê a gravadora não ousa e não faz promoções especiais de discos antigos em seu site e no varejo a preços módicos para atrair uma nova clientela? Assim todos ficão feliz em lucram, tanto no aspecto financeiro quanto no cultural.

Rafael disse...

Não sei não, porém há dias que estou desconfiado de que a regravação de Bethânia de "Calúnia", do repertório de Dalva de Oliveira, foi gravada como uma espécie de resposta dela para as pessoas que a criticaram fortemente no ano passado contra a idéia dela querer criar um blog de R$ 1.300.000 de poesias. Posso até estar errado, mas creio de que seja isso sim. Desde que soube da inclusão dessa música no repertório do disco, que penso que seja isso mesmo.

Danilo Pederneiras disse...

Chico Buarque lançou a pouco um disco maravilhoso com dez músicas.

Acordem pra vida!

Que venha Bethânia!


Mauro, é essa a capa do disco?

Joana do Vale disse...

Aguardo ansiosamente! Salve Bethânia!

Doug disse...

10 faixas? É EP? Quanto ao preço, isso é uma preocupação do tempo em que se comprava CD... Sou fã incondicional de Bethania, mas há tempos desisti de ter a discografia fisicamente.
Mas que essa capa é pobre, ah isso ela é... parece aqueles cds que vendem depois da missa em Juazeiro...

santana disse...

diego, fechado.

eu mesmo andei reclamando dos excessos 'rurais' da minha cantora preferida, mas tô contigo. não há nada na trajetória da bethânia que nos faça tecer comentários duvidosos antes de abrir o pacote de biscoitos (frequentemente finos, finíssimos).

assim, tô me guardando pra qdo o carnaval passar...

Mauro Ferreira disse...

Sim, a capa é a foto que ilustra o post. Abs, MauroF

Rafael M. disse...

ERRATA: No comentário mais acima eu quis dizer sobre a gravadora Biscoito Fino: "Assim todos ficam felizes e lucram, tanto no aspecto financeiro quanto no cultural".

Eduardo Cáffaro disse...

Eu adoro quando ela lança 2 cds. Também não nado no dinheiro, como os políticos. Mas não precisa comprar os 2 de uma vez. É até legal, porque quando ela fez isso, comprei um, ouvi com calma, aprendi, entendi. Depois de uns 4 meses fui lá e comprei o outro. E pude curtir Bethânia ao londo do ano. Tenho tudo de Bethânia, porque gosto do material gráfico, gosto de ter os encartes, as letras, etc. Por isso que achei 10 faixas, um tantinho. Mas como todo oásis, a água não é em abundância né ? Espero que lance tambem o cd Música e Poesia e o DVD Bethânia e as Palavras, para completar meu oásis ! rs

Tombom disse...

Em um primeiro momento, eu achei meio estranho o título do CD, mas... pensando bem... ao olhar para a "paisagem" que temos hoje no Brasil (e no resto do mundo, é bem verdade!), uma "paisagem" tão árida e carregada de lixo musical/poluição sonora... até que o "Oásis de Bethânia" é um bom contraponto... e me soa até inteligente... Salve cantora de Santo Amaro! Venha logo nos purificar!

Ednei Martins disse...

"Venha logo nos purificar" é demais né? Santa Bethânia que dá um pulinho pra fora dos temas rurais mas que nos apunhala com uma foto dessas!

Rafael disse...

Esse pessoal tá fazendo tempestade em copo d'água... A capa é bem simples mesmo, parece foto de papel de parede, ela poderia ter sido criativa... Mas não há como negar que é uma foto bonita. Afinal, vocês acham que realmente a Bethânia vai entrar nesse blog e se importar com os comentários aqui feitos?

ggermanodiniz disse...

Parece que ninguém se tocou que o disco tem algumas faixas com 5, 6 e e até 7minutos! coisa rara em se tratando de D. Maria! O disco não é tão breve apesar das 10 faixas...

ggermanodiniz disse...

1

Lagrima


4:03



2

O Velho Francisco - Lenda Viva


3:23



3

Vive


5:06



4

Casablanca


3:47



5

Calmaria - Nao Sei Quantas Almas Tenho


3:02



6

Fado


2:25



7

Barulho


2:12



8

Lagrima - Calunia


2:13



9

Carta de Amor


7:03



10

Salmo


6:08

KL disse...

Não esperem mais nada da (brilhante) Geração 60. Já passou a fase da ousadia, da irreverência e da criatividade; agora tudo da dita mpb tem a cara da Biscoito Fino, que bem poderia chamar-se Maracujina Fina: é só colocar no player e dormir sem precisar de Lorax.

Rafael disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria disse...

Concordo com Rafael, apesar de não gostar de alguns citados seria interessante e diferente ela gravar sobretudo o Alceu Valença e Zé Ramalho.

noca disse...

Rafael e Mary,a versão de Bethania para A PRIMEIRA MANHÃ do Alceu é definitiva e magnifica.Gravou também Milton e Raul,divinamente.

Ednei Martins disse...

Para os moços que falam sem conhecer, mas falam porque querem falar qualquer coisa, dona Bethânia já gravou algumas Alceu.
"Junho", por exemplo - Memória da Pele.
"Solidão" - A beira e o mar.

Rafael!!!! Falar muito não resolve. Tem que estudar a obra.

Pedro Progresso disse...

Gente, Bethânia gravou no mínimo 3 músicas lindas de Alceu Valença.
"Tomara" no disco 25 anos, "Na primeira manhã" no disco A beira e o mar e "Junho" no Memória de Pele.

Também já gravou Milton com o próprio no disco Dezembros.

santana disse...

Um dos trunfos da Bethânia é exatamente identificar o que cantar. Compositores mais 'técnicos' tipo Aldir Blanc, Joao Bosco, Ivan Lins, Wisnick, Milton, etc...nem sempre se adequam a seu estilo de 'intérprete', embora tenha gravado todos eles (menos Ivan, se não me engano).

Não `a toa Bethânia é uma artista inteligente, e aprendeu muito cedo que 'não basta gostar da canção, é preciso que a canção tb goste de vc'.

Apesar disso (ou por isso mesmo) seu repertório é vasto, abrangente, e oferece um amplo painel da música feita neste país há muitas décadas (de Villa Lobos a Benito di Paula; de Tom Jobim a Luiz Ayrão).

Quem se interessa por arte tem muito o que aprender com essa moça.

maroca disse...

Pra quem não sabe Bethânia, cantou no show com Caetano em 1978, a música de Ivan Lins (MÃOS DE AFETO) aquela que Nana Caymmi gravou lindamente no disco Renascer. Não sei o motivo de não ter entrado naquele disco, mas que ela cantou, cantou.

Rafael disse...

Ednei, napesar de adorar Bethânia, sinceramente não sou profundo conhecedor da obra e nem me passava pela cabeça que ela já havia gravado os autores citados. Se ela gravou eles, já se vão muitos anos então sua gravação e que eu saiba ela nunca deve ter cantado ao vivo essas canções. Obrigado pelas correções. Porém não acho que falo muito, falo o que eu acredito ser certo, ao contrário de você, que fala rápido e indelicado com os outros.

Rafael disse...

Sou fã de Bethânia, mas não sou fanático, portanto não conheço a fundo sua obra. Gosto de sua voz e de várias de suas canções e ponto. Não tenho que ficar conhecendo a fundo todo o seu repertório e tudo o que ela gravou, isso é coisa que eu deixo para que a própria Bethânia faça, para que ela saiba o que quer escolher de sua vasta e bela discografia. Portanto, as opiniões que eu teço aqui são na maioria das vezes opiniões pessoais e não dizem respeito aos demais participantes do blog, o que não dá direito a alguns deles de quererem me criticar.

Rafael disse...

Esqueci de complementar: "Isso é coisa que eu deixo para que a própria Bethânia faça, para que ela saiba o que quer escolher CANTAR de sua vasta e bela discografia EM SEUS SHOWS.

leitordomauro disse...

O assunto aqui é o lançamento do novo disco de Bethânia ou um debate sobre sua carreira ? Olha o foco

ADEMAR AMANCIO disse...

A MPB pra mim morreu junto com elis regina,sem contar que timbre vocal depois dos 40 ninguém merece.as cordas vocais é um músculo que envelhece com a pessoa.

WILLIAM disse...

Bethânia como sempre à frente...Continua avessa aos rótulos e àqueles que querem formatá-la.Não precisa entrar aqui apenas pela necessidade de dizer.Se o que você diz não traduz a discussão acerca do projeto apresentado por Mauro, perdeu mais uma vez a oportunidade de ficar calado.Salve MARIA BETHÂNIA com este título extraído do texto de Paulo César Pinheiro!!!!Pura genialidade e competência artística, a propósito: para poucos, muito poucos.
William Oliveira Andrade /Belo Horizonte