Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 13 de julho de 2015

Fafá vai de Hooker a Dona Onete no CD 'Do tamanho certo para o meu sorriso'

Música da trilha sonora do cultuado filme gay Tatuagem (Brasil, 2013), Volta - tema de autoria do cantor e compositor pernambucano Johnny Hooker - ganha a voz de Fafá de Belém no disco comemorativo dos 40 anos de carreira da cantora paraense, Do tamanho certo para o meu sorriso, em agosto no mercado fonográfico em edição da gravadora Joia Moderna. Conectada à atual cena musical do Norte através da produção de Felipe Cordeiro e Manoel Cordeiro, Fafá - em foto de Fábio Bartelt - grava também música inédita da cantora e compositora paraense Dona Onete (Pedra sem valor) e parceria de Felipe Cordeiro e Manoel Cordeiro com Zeca Baleiro (Asfalto amarelo). Outras músicas do CD são Meu coração é brega - inédita de Veloso Dias (autor de Ex mai love, hit na voz de Gaby Amarantos em 2012) - e Ao pôr do sol (Firmo Cardoso e Dino Souza, 1987). O título Do tamanho certo para o meu sorriso é extraído da letra de O gosto da vida, música do compositor carioca Péricles Cavalcanti, feita para Fafá nos anos 1980, lançada pela artista no LP Essencial (Philips, 1982) e recriada neste disco de estúdio que celebra seus 40 anos de carreira, contabilizados a partir da exposição nacional obtida pela cantora em 1975 com o registro do samba Filho da Bahia (Walter Queiroz) para a trilha sonora da novela Gabriela (TV Globo, 1975). Fafá assina a concepção do álbum.

12 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ Música da trilha sonora do filme Tatuagem (Brasil, 2013), Volta - tema da lavra do cantor e compositor pernambucano Johnny Hooker - ganha a voz de Fafá de Belém no disco comemorativo dos 40 anos de carreira da cantora paraense, Do tamanho certo para o meu sorriso, em breve no mercado fonográfico em edição da gravadora Joia Moderna. Conectada à atual cena musical do Norte através da produção de Felipe Cordeiro e Manoel Cordeiro, Fafá - em foto de Fábio Bartelt - grava também música da cantora e compositora paraense Dona Onete (Pedra sem valor) e parceria de Felipe Cordeiro com Zeca Baleiro (Asfalto amarelo). Outra música do disco é Meu coração é brega, inédita de Veloso Dias (autor de Ex mai love, hit na voz de Gaby Amarantos em 2012). O título Do tamanho certo para o meu sorriso é extraído da letra de O gosto da vida, música do compositor carioca Péricles Cavalcanti, feita para Fafá nos anos 1980, lançada pela artista no LP Essencial (Philips, 1982) e recriada neste disco de estúdio que celebra seus 40 anos de carreira, contabilizados a partir da exposição nacional obtida pela cantora em 1975 com o registro do samba Filho da Bahia (Walter Queiroz) para a (genial) trilha sonora da novela Gabriela (TV Globo, 1975).

Rafael disse...

Belíssima foto esta da Fafá... Bom saber que está cantando Johnny Hooker em seu novo disco, mas Deus que me livre essa "Meu Coração É Brega"...

Rafael disse...

Uma pergunta que não quer calar... Fafá vende milhões de discos e vai lançar um álbum pela Joia Moderna, onde todos sabem que só serão feitas 1.000 cópias do disco? O que deu nela??? Curioso para saber...

Unknown disse...

Por falar em Essencial, ainda sonho que volte ao catálogo. Peça fundamental da discografia de Fafá.

Marcelo disse...

Fafá fez um show deslumbrante cantando as coisas do Rio e seus compositores. Seria um cd primoroso. Pena ela não ter registrado para seu público esse momento. Assim como o prometido DVD dela cantando a obra do Chico Buarque.

Marcelo disse...

Concordo com o Dany. Aliás, toda a obra da Fafá deveria sair numa caixa super completa, incluindo raridades!! Ela merece!!

Douglas Carvalho disse...

Se essa música do mesmo compositor da HORRENDA Ex Mai Love for tão ruim quanto o título dá a entender.......

Luca disse...

tá se desenhando um disco bem diferente do que Fafá tem cantado em shows,

Unknown disse...

Uma pergunta: o disco estará para disponivel quando ???

Marisa disse...

Foto lindíssima!
Se o material fotográfico estiver nesse nível, vai arrasar em matéria de capa!

ADEMAR AMANCIO disse...

Será que alguém ainda vende milhões de discos.

PEDRO BRANDÃO disse...

Mauro, estou curioso pra ver uma crítica sua ao recém lançado Álbum de Johnny Hooker, Eu vou fazer uma macumba pra te amarrar, maldito. Desde que o álbum foi lançado venho aqui pra conferir se você fez alguma postagem. Você pretende fazer uma crítica do álbum ou achou ele pouco relevante? Desde já, muito obrigado.