Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Vocalista do quarteto Os Monkees, Davy Jones sai de cena aos 66 anos

Vocalista da banda norte-americana The Monkees, criada em 1966 pela rede de televisão NBC para rivalizar com os Beatles, o cantor inglês Davy Jones (1945 - 2012) saiu de cena na Flórida (EUA) na manhã desta quarta-feira, 29 de fevereiro, vítima de ataque cardíaco. Tinha 66 anos. Também ator, Jones integrou os Monkees com Mickey Dolenz, Michael Nesmith e Peter Tork. Como cantor do grupo, ele deu voz a sucessos como A Little Bit me, A Little Bit You (1966)  e Daydream Believer (1967)  - sem que o pop dos Monkees jamais tenha roçado o nível artístico da produção pós-1966 dos Beatles, em que pese o êxito comercial de gravações como as de Last Train to Clarksville (1966) e I'm a Believer (1966). Calcada na homônima série apresentada pela rede de TV até 1968, a banda sobreviveu à saída do programa do ar, ganhou vida própria e durou até 1970 - ano em que o grupo fez com a formação clássica a última gravação dessa fase áurea, para single lançado em 1971 com as músicas Do It in the Name of Love e Baby Jane. A partir dos anos 80, sucessão de breves revivals tentou repor os Monkees em cena sem bisar o sucesso inicial do quarteto que deu a Davy Jones lugar de destaque na história da música pop. Os Moonkes jamais fizeram frente aos Beatles, mas marcaram época.

3 comentários:

Sandro CS disse...

A história dos Monkees um dia ainda será reconhecida como um milagre da Música e eles talvez recebam, afinal, o reconhecimento da crítica preconceituosa por seu legado de grandes melodias e amor à arte. A banda, que começou como fictícia para uma série de TV, rebelou-se contra o seu criador, pegou seus instrumentos e foram fazer turnês verdadeiras pelo mundo t lançar discos em que tocavam todos os instrumentos.
Mauro, sobre a afirmação de que eles jamais tocaram os pés dos Beatles, vale lembrar que, em 1967, os Monkees vendiam mais discos que Beatles e Rolling Stones JUNTOS nos EUA. O álbum "More of The Monkees" é o 12º disco mais vendido de toda a história; em apenas 1 ano, 4 de seus álbuns alcançaram o 1º lugar das paradas americanas; canções como "For Pete's Sake", "Last Train to Clarksville", "I'm a Believer", "Mary, Mary" e "Daydream Believer" são, hoje, pequenos clássicos modernos, já havendo sido regravados por nomes tão diferentes como Run DMC, Anne Murray, Cassandra Wilson e Susan Boyle.
Por fim, duas retificações: os vocais em "Last Train..." e "I'm a Believer" não são do Davy Jones, e sim de Mickey Dolenz e a última gravação com os 4 membros originais foi em 1996, com o lançamento do CD "Justus".

Mauro Ferreira disse...

Sandro, gratíssimo pelas retificações. Reconheço o sucesso dos Moonkes, mas o legado deles jamais roçou o dos Beatles - por mais que possam ter vendidos mais discos em uma determinada época. De todo modo, grato por seu comentário elucidativo. Abs, MauroF

Michelle disse...

Jamais roçou os dos Beatles, pois ninguém conseguirá ser tão bom cantando, compondo e interpretando como os rapazes de Liverpool. Isto sem considerar que não tinham conhecimentos técnicos e musicais que a turma do Rock sinfônico e progressivo tem, imagina se tivessem.


Mas quanto aos Stones, são melhores pois sabem fazer backing vocais e interpretar melhor.