Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Selo Discobertas encaixota (mais) quatro álbuns feitos por Moreira na Odeon

 Dando continuidade à reedição da obra fonográfica de Moreira da Silva (1902 - 2000), o selo Discobertas encaixota mais quatro álbuns gravados por Kid Morengueira na Odeon. Sucessora do box O último malandro (2011), a caixa O tal malandro embala os discos O "tal..." malandro (1962), O último dos moicanos (1963), Morengueira 64 (1964) e Conversa de botequim (1966). Remasterizados a partir das matrizes da época do lançamento, tais álbuns voltam ao catálogo com capas e contracapas originais, além de faixas-bônus que adicionam aos repertórios originais gravações editadas somente em compactos e discos coletivos. O "tal..." malandro, por exemplo, ganha o acréscimo das duas músicas - Os intocáveis (Miguel Gustavo) e Fingida (Moreira da Silva e Sulamita Guimarães) - lançadas pelo cantor em compacto de 1963. Já O último dos moicanos incorpora A invernada (Estanislau Silva, Raul Marques e Aidran G. de Carvalho) e A bela e a fera (Júlio César, Moreira da Silva e José Roy), fonogramas do LP Carnaval 1964, editado no fim de 1963. Morengueira 64 - encorpado com seis faixas-bônus - traz no repertório original música de Lupicínio Rodrigues (Cigano, parceria do compositor gaúcho com Felisberto Martins), cuja obra jamais é associada ao canto de Moreira da Silva, o principal propagador do samba de breque (gênero que Kid Morengueira alardeia ter inventado). Já Conversa de botequim encadeia no repertório temas como Minha Palhoça (J. Cascata) e Piston de Gafieira (Billy Blanco). Assim como os quatro álbuns da caixa O último malandro, os discos do box O tal malandro flagram Moreira da Silva imerso na personagem folclórica do malandro - figura (lendária!) que imortalizou o artista.

10 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Dando continuidade à reedição da obra fonográfica de Moreira da Silva (1902 - 2000), o selo Discobertas encaixota mais quatro álbuns gravados por Kid Morengueira na Odeon. Sucessora do box O Último Malandro (2011), a caixa O Tal Malandro embala os discos O "Tal..." Malandro (1962), O Último dos Moicanos (1963), Morengueira 64 (1964) e Conversa de Botequim (1966). Remasterizados a partir das matrizes da época do lançamento, tais álbuns voltam ao catálogo com capas e contracapas originais, além de faixas-bônus que adicionam aos repertórios originais gravações editadas somente em compactos e discos coletivos. O "Tal..." Malandro, por exemplo, ganha o acréscimo das duas músicas - Os Intocáveis (Miguel Gustavo) e Fingida (Moreira da Silva e Sulamita Guimarães) - lançadas pelo cantor em compacto de 1963. Já O Último dos Moicanos incorpora A Invernada (Estanislau Silva, Raul Marques e Aidran G. de Carvalho) e A Bela e a Fera (Júlio César, Moreira da Silva e José Roy), fonogramas do LP Carnaval 1964, editado no fim de 1963. Morengueira 64 - encorpado com seis faixas-bônus - traz no repertório original música de Lupicínio Rodrigues (Cigano, parceria do compositor gaúcho com Felisberto Martins), cuja obra jamais é associada ao canto de Moreira da Silva, o principal propagador do samba de breque (gênero que Kid Morengueira alardeia ter inventado). Já Conversa de Botequim encadeia no repertório temas como Minha Palhoça (J. Cascata) e Piston de Gafieira (Billy Blanco). Assim como os quatro álbuns da caixa O Último Malandro, os discos do box O Tal Malandro flagram Moreira da Silva imerso na personagem folclórica do malandro, figura (lendária) que imortalizou o artista.

Rafael disse...

Bela caixa essa dos discos Moreira da Silva. Meu sonho de consumo... Rsrsrs... Pena deve ser o preço que deve estar pra lá de salgado? Será que irão vender esses discos separadamente também?

Rafael disse...

Correção:

A faixa "Os Intocáveis" foi também lançada no LP "Sucessos Odeon 64"

Luca disse...

Gosto da idéia de desmembrar os discos em várias caixas pequenas, assim sai mais barato

Rafael disse...

É engraçado ver que na época de lançamento desses discos, os sambistas eram (mal) visto pela sociedade como um marginal, um malandro mesmo. Eles usavam roupas típicas dos gangstêrs da década de 20/30 dos Estados Unidos, e se repararem na capa dessa caixa, o pandeiro que está na mão do Moreira e o outro instrumento musical do qual não me lembro o nome lembra aquelas metralhadoras antigas que os criminosos usavam nos Estados Unidos. Salve Moreira da Silva! Salve o bom e verdadeiro samba!

KL disse...

Super MF resolveu seguir a receita de Pelé e marcar 1000 gols, pois, quando menos se espera, a Discobertas coloca nas lojas mais um lote de preciosidades. Esse sim merece o Oscar.

E, já que é assim, vou (re)colocar aqui minha lista de sugestões, não necessariamente nessa ordem:

1. Os 35 álbuns da gravadora Forma;
2. Todos os álbuns de Festivais (canções vencedoras na voz de intérpretes diversos que saíram por vários selos);
3. Evinha na Odeon (obra completa);
4. Goden Boys na Odeon (obra completa);
5. Trio Esperança na Odeon (obra completa);
6. Claudette Soares (obra completa na Phillips e na Odeon, 12 álbuns);
7. Trilhas de novelas da Globo que Gavin não relançou (Som Livre até 1981: Corrida do Ouro, Sem Lenço Sem Documento, Marron Glacé, Os Gigantes, Fogo sobre Terra, A Patota, meu Pedacinho de Chão e - claro - as da Phillips/Polydor: Véu de Noiva, Pigmalião 70, Assim na Terra como No Céu, Verão Vermelho e A Próxima Atração.
8. Trilha do filme "O Fabuloso Fittipaldi", atenção: SEM AS FALAS, pelo amor de Benji!
9. Milton Nascimento na Ritmos/Codil (com a capa original), um dos mais fantásticos álbuns já gravados em todos os tempos - que a Dubas relançou mas infelizmente com nova foto, que só faz sentido se disserem que não autorizaram).
10. Luiz Gonzaga: obra completa na RCA Victor, com as capas originais e eventuais fichas técnicas.

KL disse...

retificação do (acréscimo ao) meu comentário anterior: as trilhas da Globo na Som Livre que ainda não saíram em cd são as seguintes: Corrida do Ouro, Meu Pé de Laranja Lima, Anjo Mau, Os Gigantes, Marron Glacé, Sem Lenço Sem Documento, Sinal de Alerta, Pecado Rasgado, Cabocla, A Patota, Gina, Fogo Sobre Terra, Bravo!, Duas Vidas, Dona Xepa, O Pulo do Gato, Espelho Mágico (pela Som Livre) e Véu de Noiva, Pigmalião 70, Assim Na Terra Como no Céu, Verão Vermelho, Irmãos Coragem e A Próxima Atração (pela Phillips/Polydor).

André Queiroz disse...

Mais um ótimo lançamento da Discobertas e aproveito também deixar algumas sugestões:

-Manfredo Fest - box com seus discos da RGE;
-Tamba Trio - box com seus discos da Philips - 50 anos do primeiro album;
-Luiz Eça e Cordas;
-Esquadrão da Morte - trilha sonora de Zé Rodrix;
-Ruy Maurity - box com seus discos da Som Livre;
-Partido em 5

Raul disse...

Ruy Maurity, há qto tempo nao ouvia falar dele!

Anônimo disse...

Nossa que caixa linda!!!