Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

No Olho da Rua foca samba-jazz em CD em que toca Alf, Eça, Lyra e Tom

Não é por um mero preciosismo estilístico que a capa carioca do álbum Samba-jazz 40º evoca intencionalmente o design das capas criadas pelo artista gráfico César Villela para LPs editados pela gravador Elenco nos anos 1960. Afinal, o som deste CD do grupo carioca No Olho da Rua - recém-lançado pela gravadora Rob Digital - foca o samba-jazz, gênero derivado da Bossa Nova e nascido na efervescência das boates e becos da década de 1960. A ideia do disco conceitual foi do jornalista e escritor Ruy Castro, responsável pela fina seleção do repertório. Eduardo Henrique (piano), Gustavo Schnaider (bateria), Nito Lima (violão e guitarra), Paulo Rego (saxofones e flauta) e Rodrigo Ferreira (baixos acústico e elétrico) tocam temas como Alegria de viver (Luiz Eça e Fernanda Quinderé), Eu e a brisa (Johnny Alf), Os grilos (Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle), Samba do carioca (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes) e The red blouse (Antonio Carlos Jobim). O quinteto traz as músicas para o estilo do samba-jazz neste álbum que concilia diferentes graus de temperatura. Com onze faixas, o CD Samba-jazz 40º culmina com medley de músicas do repertório do cantor catarinense Orlandivo, mestre do sambalanço.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Não é por um mero preciosismo estilístico que a capa carioca do álbum Samba-jazz 40º evoca intencionalmente o design das capas criadas pelo artista gráfico César Villela para LPs editados pela gravador Elenco nos anos 1960. Afinal, o som deste CD do grupo carioca No Olho da Rua - recém-lançado pela gravadora Rob Digital - foca o samba-jazz, gênero derivado da Bossa Nova e nascido na efervescência das boates e becos da década de 1960. A ideia do disco conceitual foi do jornalista e escritor Ruy Castro, responsável pela fina seleção do repertório. Eduardo Henrique (piano), Gustavo Schnaider (bateria), Nito Lima (violão e guitarra), Paulo Rego (saxofones e flauta) e Rodrigo Ferreira (baixos acústico e elétrico) tocam temas como Alegria de viver (Luiz Eça e Fernanda Quinderé), Eu e a brisa (Johnny Alf), Os grilos (Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle), Samba do carioca (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes) e The red blouse (Antonio Carlos Jobim). O quinteto traz as músicas para o estilo do samba-jazz neste álbum que concilia diferentes graus de temperatura. Com onze faixas, o CD Samba-jazz 40º culmina com medley de músicas do repertório do cantor catarinense Orlandivo, mestre do sambalanço.