Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Compilação 'Axé Bahia 2014' minimiza o grande hit do verão de Salvador

Posta nas lojas neste verão de 2014, mas produzida pela gravadora Universal Music em 2013, a compilação Axé Bahia 2014 minimiza nas chamadas da capa o grande sucesso de Salvador (BA) no momento. Trata-se de Lepo lepo (Magno Sant'anna e Filipe Escandurras), música que sequer é mencionada na capa da edição de 2014 da tradicional coletânea, mas que já se impôs como o maior hit baiano da temporada pré-carnavalesca - na gravação do grupo Psirico - e que desponta como o provável sucesso da folia, derrotando gravações como Claudinha bagunceira, aposta de Claudia Leitte (não incluída neste best of de axé music). Lepo Lepo é arrocha aditivado com o temperado de pagode à moda baiana. Aliás, as 18 faixas da compilação Axé Bahia 2014 apontam para o reinado dos compositores Filipe Escandurras e Magno Sant'anna, autores de Lepo lepo e parceiros de Gigi em Tempo de alegria, a melhor música gravada por Ivete Sangalo em uma década. A dupla ainda assina o samba Nova paradinha, swingueira gravada pelo grupo Harmonia do Samba. Fora da seara autoral de Escnndurras e Sant'anna, a compilação evidencia o crescimento de Saulo Fernandes como compositor - ele é autor de Raiz de todo bem, reggae que exalta a Bahia - e rebobina uma das melhores faixas do disco gravado por Daniela Mercury com o grupo Cabeça de Nós Todos, Couchê, música que evoca o semba de Angola e que foi captada ao vivo em show da artista. No todo, o CD sinaliza melhora na safra 2013 / 2014 de axé music na comparação com a produção bem rala dos últimos anos.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Posta nas lojas neste verão de 2014, mas produzida pela gravadora Universal Music em 2013, a compilação Axé Bahia 2014 minimiza nas chamadas da capa o grande sucesso de Salvador (BA) no momento. Trata-se de Lepo lepo (Magno Sant'anna e Filipe Escandurras), música que sequer é mencionada na capa da edição de 2014 da tradicional coletânea, mas que já se impôs como o maior hit baiano da temporada pré-carnavalesca - na gravação do grupo Psirico - e que desponta como o provável sucesso da folia, derrotando gravações como Claudinha bagunceira, aposta de Claudia Leitte (não incluída neste best of de axé music). Lepo Lepo é arrocha aditivado com o temperado de pagode à moda baiana. Aliás, as 18 faixas da compilação Axé Bahia 2014 apontam para o reinado dos compositores Filipe Escandurras e Magno Sant'anna, autores de Lepo lepo e parceiros de Gigi em Tempo de alegria, a melhor música gravada por Ivete Sangalo em uma década. A dupla ainda assina o samba Nova paradinha, swingueira gravada pelo grupo Harmonia do Samba. Fora da seara autoral de Escnndurras e Sant'anna, a compilação evidencia o crescimento de Saulo Fernandes como compositor - ele é autor de Raiz de todo bem, reggae que exalta a Bahia - e rebobina uma das melhores faixas do disco gravado por Daniela Mercury com o grupo Cabeça de Nós Todos, Couchê, música que evoca o semba de Angola e que foi captada ao vivo em show da artista. No todo, o CD sinaliza melhora na safra 2013 / 2014 de axé music na comparação com a produção bem rala dos últimos anos.