Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Músico gaúcho de 'Tangos & tragédias', Nicolaiewsky sai de cena aos 56

Compositor, músico e ator gaúcho, Nelson Nicolaiewsky (9 de junho de 1957 - 7 de fevereiro de 2014) - conhecido como Nico Nicolaiewsky - começou a inserir seu nome de forma definitiva na história da música brasileira há 30 anos. Foi em 1984 que Nico e seu conterrâneo Hique Gomez - também compositor, músico e ator como o colega - puseram em cena Tangos & tragédias, espetáculo que fez imediato sucesso na cidade natal do artista, Porto Alegre (RS), a capital gaúcha aonde Nico saiu de cena nesta sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014, aos 56 anos, vítima de leucemia. O sucesso de Tangos & tragédias - espetáculo que misturava música e teatro e que tinha Nico no papel do maestro Pletskaya - extrapolou as fronteiras do Sul nos anos 1990. Nico, que residiu na cidade do Rio de Janeiro (RJ) por dez anos, aproveitou a visibilidade obtida com Tangos & tragédias e gravou CDs como Nico Nicolaiewsky (1995) e Onde está o amor? (2007), disco produzido por John Ulhoa, músico do grupo mineiro Pato Fu.

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Compositor, músico e ator gaúcho, Nelson Nicolaiewsky (9 de junho de 1957 - 7 de fevereiro de 2014) - conhecido como Nico Nicolaiewsky - começou a inserir seu nome de forma definitiva na história da música brasileira há 30 anos. Foi em 1984 que Nico e seu conterrâneo Hique Gomez - também compositor, músico e ator como o colega - puseram em cena Tangos & tragédias, espetáculo que fez imediato sucesso na cidade natal do artista, Porto Alegre (RS), a capital gaúcha aonde Nico saiu de cena nesta sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014, aos 56 anos, vítima de leucemia. O sucesso de Tangos & tragédias - espetáculo que misturava música e teatro e que tinha Nico no papel do maestro Pletskaya - extrapolou as fronteiras do Sul nos anos 1990. Nico, que residiu na cidade do Rio de Janeiro (RJ) por dez anos, aproveitou a visibilidade obtida com Tangos & tragédias e gravou CDs como Nico Nicolaiewsky (1996) e Onde está o amor? (2007), disco produzido por John Ulhoa, músico do grupo mineiro Pato Fu.

Vladimir disse...

Uma perda lamentável para nós gaúchos e para o Brasil que o conhecia!!

O espetáculo "Tangos e Tragédias" lhe deu certa projeção nacional, mas seus shows solos e seus dois CDs comprovam o grande músico que Nico Nicolaievsky foi! Uma perda lamentável para a música brasileira, mas que infelizmente muitos brasileiros não conhecem !!