Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Yuka expõe força do reggae ao apresentar o DVD do Ponto do Equilíbrio

Grupo carioca que vem pavimentando seu caminho sem se desviar da praia do reggae, Ponto de Equilíbrio lança neste ano de 2013 seu primeiro DVD, Juntos somos fortes, editado de forma independente e já à venda no site oficial da banda. Em seu primeiro registro ao vivo, captado em show feito em junho de 2012 no Circo Voador, no Rio de Janeiro (RJ), o Ponto de Equilíbrio apresenta a inédita Estar com você, rebobina músicas de seus três álbuns de estúdio - Reggae a vida com amor (2004), Abre a janela (2007) e Dia após dia lutando (2009) - e recebe o rapper carioca Marcelo D2, convidado de Malandragem às avessas (A resposta do poeta). Baixista da banda carioca O Rappa, Lauro Farias entra em cena na abordagem de Soul rebel (1970), música do repertório do vitalício rei do reggae Bob Marley (1945 - 1981). Aliás, o texto que apresenta o DVD Juntos somos fortes é assinado por Marcelo Yuka, que expressa a força da tribo nacional do reggae e a força do próprio Ponto de Equilíbrio. Eis o texto de Yuka:

"A maioria de shows que vejo em DVD propõe um resumo da obra de um artista. É em suma uma performance ao vivo onde determinado artista mostra a que veio. Com o Ponto de Equilíbrio, em “Juntos Somos Fortes”, não é diferente, o grande lance é esse, saber que já existem expoentes do reggae com história no Brasil.

O Ponto é isso, uma banda de Vila Isabel que fez e faz história cantando reggae no Rio de Janeiro e pro Brasil. O que vemos em quase 90 minutos de show é uma banda que realmente detém a linguagem do reggae, sabe o que está falando, se comunica bem com o público e é muito bem entendida por um público que é fiel a ela, talvez mais fiel ao Ponto do que ao próprio reggae. Acredito que isso se da, talvez, pelo Ponto ter essa afinidade com o povo brasileiro.

Certo que nos seus temas e na maneira de tocar não está só a tentativa de exalar a mais forte expressão jamaicana, mas ali se dá o encontro entre o melhor da cultura jamaicana com o tempero de Vila Isabel. Pelo Ponto de Equilíbrio e pelos sucessos cravados, muito mais na memória do seu público do que possuem sucessos radiofônicos, a banda diz por que chegou aonde esta e para onde vai.

O palco escolhido é o mais que devido chamado Circo Voador e o que vemos é um desfile de canções totalmente de acordo com seu público. O público do Ponto é mais que seu público, é seu cúmplice.

O Ponto de Equilíbrio é o manifesto vivo de como a cultura da música ainda pode crescer e se expandir com autenticidade e criatividade. Nesse show conta com a esperteza e o talento de objetos cenográficos dos OSGEMEOS, e o que vemos é uma banda executando o que realmente acredita de modo sincero com o público.

Não vêm de uma grande promoção ou especulação na mídia, assim como não vemos o público cantando todo o repertório como se fosse um hino só porque as rádios querem, NÃO, é um encontro realmente emocionante entre público e o artista da maneira mais relevante e sincera que pode existir.

Algo toca e todos cantam, alguém diz e todos parecem entender. O que tem que ser música boa nem sempre tem que pedir, por favor, para acontecer. Eu me emociono por saber que o reggae ainda tem pra onde crescer, eu me emociono em saber que sou mais um que recebeu o Ponto de Equilíbrio com a esperança mais simples e direta que é uma boa canção.

Reggae com atitude envolvente e com atmosfera própria.
Fiquem em paz e se divirtam como eu." MARCELO YUKA, 2013

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Visite a página de Notas Musicais no Facebook.