Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Marisa dedica música a professores e fala de Amarildo no retorno ao Rio

O show Verdade uma ilusão, de Marisa Monte, ganhou toques políticos na volta da turnê ao Rio de Janeiro (RJ) para se despedir do público carioca com minitemporada na casa Vivo Rio. "Dedico essa música com toda minha solidariedade aos professores do Rio de Janeiro", disse a cantora carioca, na apresentação de 6 de outubro de 2013, antes de dar voz à bela canção Gentileza (Marisa Monte, 2000), número ilustrado visualmente com o vídeo Glossário para viver nas cidades (2008), da artista Marilá Dardot. O vídeo projeta em cena palavras como educação e tolerância. Alguns números depois, já no bis, Marisa ainda deu outro toque político. "Somos todos Amarildo", sentenciou a cantora, antes de reviver o samba Vide Gal (Carlinhos Brown), em alusão ao pedreiro Amarildo de Souza, morto por PMs da UPP da Favela da Rocinha, em julho deste ano de 2013, em caso que ganhou repercussão nacional. Música ausente do roteiro original do show, o samba Vide Gal foi cantado por Marisa em ritmo menos esfuziante, quase cool, no toque da bateria de Pupillo. Lançado por Daniela Mercury no álbum Feijão com arroz (1996), o samba foi gravado por Marisa - em foto de Rodrigo Amaral - no mesmo ano, com Carlinhos Brown, para o DVD Barulhinho bom - Uma viagem musical (1996).

29 comentários:

Mauro Ferreira disse...

O show Verdade uma ilusão, de Marisa Monte, ganhou toques políticos na volta da turnê ao Rio de Janeiro (RJ) para se despedir do público carioca com minitemporada na casa Vivo Rio. "Dedico essa música com toda minha solidariedade aos professores do Rio de Janeiro", disse a cantora carioca, na apresentação de 6 de outubro de 2013, antes de dar voz à bela canção Gentileza (Marisa Monte, 2000), número ilustrado visualmente com o vídeo Glossário para viver nas cidades (2008), da artista Marilá Dardot. O vídeo projeta em cena palavras como educação e tolerância. Alguns números depois, já no bis, Marisa ainda deu outro toque político. "Somos todos Amarildos", sentenciou a cantora, antes de reviver o samba Vide Gal (Carlinhos Brown), em alusão ao pedreiro Amarildo de Souza, morto por PMs da UPP da Favela da Rocinha, em julho deste ano de 2013, em caso que ganhou repercussão nacional. Música ausente do roteiro original do show, o samba Vide Gal foi cantado por Marisa em ritmo menos esfuziante, quase cool, no toque da bateria de Pupillo. Lançado por Daniela Mercury no álbum Feijão com arroz (1996), o samba foi gravado por Marisa - em foto de Rodrigo Amaral - no mesmo ano, com Carlinhos Brown, para o DVD Barulhinho bom - Uma viagem musical (1996).

paulo sergio disse...

Que coisa adolescente...

Marcelo Barbosa disse...

Na minha modesta opinião a maior cantora desse país (após a minha Rainha, claro! rs).

Anônimo disse...

Na boa, sem querer pegar no pé de Marisa, de quem já fui muito fã como artista e continuo admirando como pessoa, mas dizer que todos somos Amarildos é de uma demagogia atroz.
Na platéia dela ninguém é Amarildo e ela muito menos.
Vacilo, Marizete.
Mais um.

Fernanda disse...

"Somos todos Amarildos"... Todos quem, cara pálida? Nessa "democracia" de elite em que vivemos? Onde a discrepância social é vergonhosa e ultrajante?
Concordo contigo, Zé Henrique. É claro que Marisa tem o direito de protestar e relembrar o episódio no roteiro de seu show, mas ela não faz a menor ideia do que é ser Amarildo.

Carla_ disse...

Marisa se empolgou...
Mas pelo não se mostrou indiferente a tal situação!

Unknown disse...

Aguardem...

Vem mais kriptonita por aí..

E válida.

Politizar-se, buscar entender e usar da sua imagem e influência para ajudar o próximo é sempre válido. Ainda que muitos pensem que aprender é algo "adolescente"..e politizar-se como algo de pobre..coisa de quem não vai pro show da Marisa.

Bola dentro! E aguardem que a goleada virá!

Romani disse...

O Zé Henrique tem razão. A frase "somos todos Amarildos", para mim, ecoou patética e demagógica. O problema não foi o protesto em cena, que é necessário e sempre válido, mas essa frase de gosto duvidoso.
E Carla, é possível mostrar-se sensível a tal situação, tão triste e revoltante, sem usar de recurso apelativo. Politizar-se é exatamente o contrário disso. A solidariedade dispensa certas frases de efeito.
Abraços a todos!

Anônimo disse...

Não deturpe minhas palavras, Unknown.
É um troço feio de se fazer.
Marisa ou qualquer outra pessoa de bem, independente de classe social, tem o direito e o dever de se manifestar sobre temas políticos/sociais.
Agora, colocar-se como igual diante de tal questão - quando todos sabemos que é justamente a grana, ou a falta dela, que está no cerne dessa história - é demais.
Como todos nós sabemos a polícia só mata e prende pobre, com uma ou outra exceção.
Acredito piamente na solidariedade dela, pois é uma mulher de bem, mas igual é a vovozinha.
No mais, também acho capenga essa história de quem protesta ser tachado de adolescente, inocente, sonhador...
Sem sonho a vida é um pesadelo.

PS: A goleada de Marisa é de gols contra. Até censora parece virou.

paulo sergio disse...


Somos todos Narcisos.

Carla_ disse...

Talvez tenham entendido errado. Disse que pelo menos ela não se mostrou indiferente. Acredito na sensibilidade dela, Marisa é uma pessoa do bem como disse Zé. Só achei que ela se empolgou nas comparações.

Eduardo Cáffaro disse...

eu só espero que o novo dvd sja do SHOW COMPLETO e não ficar mostrando o momento criativo do Carlinhos Brown batucando nos dentes ....essas coisas são divertidas só para os extras. Falando em Gol o DVd anterior foi uma bola fora com apenas 9 numeros do show e aquela narrativa chata que só da pra assistir no máximo 2 vezes. QUERO O SHOW APENAS !

luiza disse...

Por favor... Marisa e todos nós sabemos que em uma infinidade de aspectos ela difere do pedreiro Amarildo. Dizer "Somos todos Amarildos" não significa dizer que possuem igualdade de condições, significa apenas dizer que somos seres humanos, merecemos respeito, merecemos dignidade, devemos ser solidários com as causas alheias, com o sofrimento alheio.
De fato o dinheiro tá no centro de toda uma sujeirada, o que não quer dizer que ter dinheiro significa, obrigatoriamente estar do lado opressor. Como se ter dinheiro fosse crime.
Afirmar que não, não somos todos Amarildos pra mim só reafirma essa segregação ordinária que nos mata todos os dias.
Vacilo nenhum. Bola dentro. Mais uma.

luiza disse...

Ai gente, alguém corre e fala pra Marisa que o Eduardo QUER só o show... ai dela se não fizer o que ele quer...

Oi?

Anônimo disse...

Luiza, posteriormente também fiz essa sua leitura, digamos, mais ampla da frase.
Mas, veja só, o que pega não é a questão humanista e sim a social.
Eu trato todos, sem distinção social, com a máximo de respeito.
Mas as instituições não!
Eu sou de classe média e entre eu e o zelador do meu prédio(que, sim, já teve um filho morto em troca de tiros na favela onde mora) há um abismo de direitos que na vida prática, no dia a dia, longe do vilarejo, não dá pra ignorar.
Repito, a intenção dela foi boa, mas soa mal.
Que bom que não foi só a mim que causou desconforto.

PS: É claro que ter dinheiro não é crime. Dá onde tirou isso?
Quanto a quem o tem não ser necessariamente opressor já são outros quinhentos.
O sistema está feito para que seja.
Enfim, a história é longa.

KL disse...

A música que ela faz, hoje, é tão pobre e inconsequente quanto as coisas que ela diz. Um show de literatice e está com um visual mais brega do que o da pastora Joelma Calypso.
Indicada só para fãs cabeças-ocas.

Breno Alves disse...

Para quem interessar possa: http://oglobo.globo.com/cultura/caetano-veloso-marisa-monte-farao-show-beneficente-por-amarildo-10285176. Importante iniciativa, e nada adolescente...

Mauro Ferreira disse...

Aviso aos navegantes: a frase correta, acredito, tenha sido 'Somos todos Amarildo', sem o 's' que eu pensei ter ouvido no show. É esse o nome da ação promovida por Marisa. Acredito que, sem o 's', o sentido muda. Abs, grato a todos pela participação, MauroF

noca disse...

Todo mundo que que comentou ai acima tem um pouco de razão.Marisa tem boas intenções,paga impostos e deve prejudicada pelo sistema que esta ai como todos nos brasileiros.Esse "abismo" mencionado pelo Zé é oportuno,não pela dedução dele,mas porque revela mais uma vez que o conceito preconceito engessado na valorização do mediocre e das banalizações culturais sempre defendida pelos intelectuais não surte efeito desejado para eliminar as diferenças na escala social,esse discurso ficou ultrapassado.Precisamos de idéias novas.Marisa,apesar do talento indiscutivel,foi gerada como produto que tem que ser vendável para permanecer.Ainda se confunde como popular porque enche platéias.Mas definitivamente a música e o discurso que faz não vai mudar as pessoas.Mesmo que queira ter esse apelo,a cultura que ela recebeu e a boa vida que ela vive,desmente o que ela produz em arte.

Anônimo disse...

Oh louco, meu.
O Mauro arrancou até um S pra defender Marizete. Rsrrsrss
É o amor, sendo assim tá perdoado.

PS: Nunca na vida pensei que fosse concordar com o KL. :-)
Putz, será que Marisa ainda tem jeito?

Unknown disse...

Espero a todos no show "Somos todos Amarildo" dia 20 no Circo Voador que será realizado por Caetano e Marisa.

Ingressos á venda em www.ingresso.com

Será que agora ainda parece apenas mais uma frase de efeito? Acho que não, cidadão...

Unknown disse...

E sobre o fato de falarem que Marisa não é Amarildo, ela sintetiza no twitter:

"Todos nós queremos viver num país mais humano e mais feliz, por isso #SomosTodosAmarildo"

Unknown disse...

Nunca vi tanta besteira junta.Zé Henrique que não conheço apenas leio os comentários e os outros. O brasil (com letra minúscula mesmo) anda tão besta que sinto nojo. Não estou defendendo Marisa. O que vocês querem? Sejam coerentes meus caros. Ninguém sabe o que diz. A arte é feita para entreter e a Marisa nunca se envolveu com política, se ela resolveu agora discretamente como sempre mostrar o que sente como cidadã deve ser pq d fato ela acredita. Vocês estão tão preocupados com o povo que tem havido um terrível engano. Somos todos um povo brasileiro, classe A,B,C,D e F... e a artística tb. Um bando de reaça tirando no palitinho quem é q vai ficar bem na fita da historia. Elis Regina esteve no protesto contra as guitarras e a Jovem Guarda e depois foi obrigada a gravar Roberto Carlos. Caetano e Gil sofreram no exílio mas não tiveram nem um fio de cabelo arrancado. Chico Buarque e sua família comunistinha estão sempre no poder mamando na teta do governo. Essa panelinha paulistinha que tá surgindo ai é tudo amigo, do amigo, do amigo, do amigo do cara mais rico da roda que tá bancando todo mundo. Pronto é só isso.
Marisa, eu te amo! Torço para que você faça como a Ana Paula Arózio e fuja da mídia e do publico e vá cuidar dos seus filhos e da sua família pq o brasil merece ser traído.

Mauro Ferreira disse...

Zé, um esclarecimento: eu não arranquei um 's'. Eu apenas reproduzi a frase de início conforme acredito ter ouvido, mas, após ver o nome da ação, acredito que a frase tenha sido dita sem o 's'. abs, MauroF

Anônimo disse...

A Fernanda(com letra minúscula mesmo) diz: "Nunca vi tanta besteira junta"
Aí eu me animo pra ler o que a sumidade tem a dizer e...
Pô, um amontoado de clichês em "idéias" desconexas.
Pô, fernandinha, não deixe o amor por ninguém lhe fazer de boba, menina.
Caso contrário, quem merece uma traição é vc e não o Brasil - com letra maiúscula, claro.
Porque ele não tem culpa que alguns de seus cidadãos, ao contrário se sua natureza, sejam minúsculos.

PS: Falô, Maurão, um abraço pra vc.

Unknown disse...

zezinho não mamãe... (pobres moços!)

ADEMAR AMANCIO disse...

Até parece que o rico não sofre nessa vida.Eu,como bóia fria,sei muito bem que quem precisa de tarja preta e analista são os ricos.

Anônimo disse...

Putzzz, Ademar!
Não estamos falando de sofrimentos humanistas - solidão, desamor, medos, inadequações...
Estou falando de desigualdades sociais, institucionais!!!
Até porque como sabiamente cantou o genial Caymmi:
"Pobre de quem acredita na glória e no dinheiro para ser feliz"
Bora usar os neurônios, rapaziada!
Tem contraindicações , como tudo na vida, mas há mais benefícios.
Aliás, amigo Mauro, como jornalista e amante de música que és... nenhum post ou comentário sobre os novos censores do Brasil?
Em tempo: Analista e tarja preta está bem longe do alcance de quem ganha salário mínimo. As desilusões dessa turma são abafadas com pinga no boteco da esquina.

PS: Uma beijoca pra Fernandinha do papai. :-)

ADEMAR AMANCIO disse...

O SUS oferece tarja preta e analista de graça,o problema é que nada resolve.No mais, qualquer problema que o dinheiro resolva,por pior que seja,não é um grande problema.Minhas opiniões não são pra ser levada a sério,eu sou sui generis.