Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 8 de outubro de 2013

Já no iTunes, 'Mulher o suficiente' mostra Simone com vigor em tom pop

"Só sou mulher o suficiente / Quando faço amor com gente", delimita Simone ao cantar, em registro que roça atmosfera roqueira em alto e bom tom pop, Mulher o suficiente, música de Alzira Espíndola e Vera Lúcia Motta, lançada por Tetê Espíndola em 1995. Disponibilizada no iTunes a partir desta terça-feira, 8 de outubro de 2013, a gravação de Mulher o suficiente promove o 40º  título da discografia da cantora baiana, É melhor ser, nas lojas no fim deste mês de outubro, em edição da gravadora Biscoito Fino. Além de ser o 41º disco de Simone (se incluídos nas contas os álbuns gravados para o mercado de língua hispânica), É melhor ser festeja os 41 anos de carreira da Cigarra. Bia Paes Leme e Leandro Braga dividem a produção do CD em que Simone dá voz a músicas como A propósito (Simone sobre bilhete de Fernanda Montenegro, 2013), Acreditar (Ivone Lara e Délcio Carvalho, 1976), Charme do mundo (Marina Lima e Antonio Cícero, 1981), Descaminhos (Joanna e Sarah Benchimol, 1979), Haicai (Fátima Guedes, 2013), Mutante (Rita Lee e Roberto de Carvalho, 1981), Só se for (Simone e Zélia Duncan, 2013), Trégua suspensa (Teresa Cristina e Lula Queiroga, 2010) e Vida de artista (Sueli Costa e Abel Silva, 1978), entre outras (femininas) composições assinadas por mulheres. 

20 comentários:

Mauro Ferreira disse...

"Só sou mulher o suficiente / Quando faço amor com gente", delimita Simone ao cantar, em registro vigoroso de tom pop que roça a atmosfera roqueira, Mulher o suficiente, música de Alzira Espíndola e Vera Lúcia Motta, lançada por Tetê Espíndola em 1995. Disponibilizada no iTunes a partir desta terça-feira, 8 de outubro de 2013, a gravação de Mulher o suficiente promove o 40º título da discografia da cantora baiana, É melhor ser, nas lojas no fim deste mês de outubro, em edição da gravadora Biscoito Fino. Além de ser o 40º disco de Simone (se incluídos nas contas os álbuns gravados para o mercado de língua hispânica), É melhor ser festeja os 40 anos de carreira da Cigarra. Bia Paes Leme e Leandro Braga dividem a produção do CD em que Simone dá voz a músicas como A propósito (Simone sobre bilhete de Fernanda Montenegro, 2013), Acreditar (Ivone Lara e Délcio Carvalho, 1976), Charme do mundo (Marina Lima e Antonio Cícero, 1981), Descaminhos (Joanna e Sarah Benchimol, 1979), Haicai (Fátima Guedes, 2013), Mutante (Rita Lee e Roberto de Carvalho, 1981), Só se for (Simone e Zélia Duncan, 2013), Trégua suspensa (Teresa Cristina e Lula Queiroga, 2010) e Vida de artista (Sueli Costa e Abel Silva, 1978), entre outras (femininas) composições assinadas por mulheres.

Unknown disse...

A princípio achei que não era uma música interessante e que não caberia para Simone, não é que ela se superou e ficou fantástico! E que voz! Cantando em tom mais alto e se soltando totalmente. Surpresa total.

Coisas do Sertão disse...

Emanuel de Andrade

Louco pra ouvir tudo isso, só acho Charmme do mundo desnecessário e batida. E Vida de Artista Gal já deu seu recado lá em Água Viva.

paulo sergio disse...

Disco novo de Simone, Gal, Bethânia, Chico ou Edu, muda até o ângulo de curtir o tempo passar!
Muito bom, ser contemporâneo!

Leo Aversa disse...

Boa foto :-)

Paulo disse...

iTunes complica a vida das pessoas que não moram no Brasil e não conseguem baixar. E tem sempre gente da vantagem que grava a amostra disponível no iTunes de jeito amador e tem coragem de colocar no youTube. As pessoas ficam achando que a gravação horrível é a verdadeira.Isso é não respeitar o artista.Gostei do som e da pegada pop!! Abraço
Paulo

Paulo disse...

Desculpa aí Mauro, esse novo Cd é o 41°.. contei lá no site oficial, abraço, Paulo

Sandro Mendes disse...

"Acho que o mundo faz charme" e a Cigarra e Marina Lima, "sabe com encantar". Eu tenho febre. Eu sei!

Mauro Ferreira disse...

Tem razão, Paulo. É o 41º. Grato pelo toque. Abs, MauroF

Tombom disse...

Gostei muito do repertório escolhido — e também da inclusão de "Charme do Mundo" (uma das melhores na voz de Marina!) e "Vida de Artista". Espero que Simone tenha lapidado essas duas canções, revalorizando as melodias e as letras.

Unknown disse...

Fiquei meio ligada nos 320 volts com essa música.



Dá-lhe SiMONE!
Heitah SiMONE!
Caraaambra hein, SiMONE!

Rhenan Soares disse...

Foto foda!!

novoluar disse...

Se bem a Cigarra sempre foi 'plural' e navegou entre a fase 'densa' e uma light demais, eu não gostaria de ouvir [mais] um disco de Zélia Duncan, na voz da Simone. Não sei se me explico. O single, não me empolgou.

Não nego, é sedutor para um público 'elitista' e remete ao Cigarra de 78 (Sangue e pudins, As curvas da estrada de Santos) tido ainda como bom disco.Mas será essa a melhor estratégia para lançar um CD, depois de três anos de silêncio?

Tudo bem: é a Biscoito fino, não a 'CBS' (Sony). Porém... no intuito de 'recuperar' a carreira (melhor o 'prestígio'), Simone pode terminar afundando-a definitivamente, por flertar com as pessoas que não a ouvem, e esquecer dos que SIM.

Se comparado o último 'sucesso' da Cigarra (Migalhas) com o último da Rita Lee (Reza), o abismo é evidente.

Rita, a fazer o que sempre fez (com sucesso e sem relutância da crítica, apesar da boa dose de banalidade). Dois milhões de acessos no Youtube (o sucesso da novela ajudou).

Simone, à sombra, três anos. A ‘lacônica’ Migalhas, quase esquecida. ‘Tocou', sim. Naquela época e conseguiu, entre todos os 'clips, mais de 400 mil de visualizações.

Não é que esteja no ostracismo... Mas tampouco é o milhão de seguidores que a Rita tem no FB. Razões? Vender carne por peixe. Migalhas era uma música chorona, vendida como ‘balada elegante’.

O outro disco de aniversário, o Sou Eu é um disco impecável. E, sobretudo, tem 'cara de Simone'. A julgar pelo single, esse, nem tanto...

Contudo, acho o repertório cuidado, que evita o lugar-comum e deve ter bons arranjos. Aliás, vem de novo a Simone compositora (da mão, justamente da Zélia Duncan). Estou curioso.

Por isso, como fã que sou, vou torcer pelo lançamento! (e claro, comprá-lo quando puder).

Unknown disse...

Boa noite à todos


Mauro Ferreira e 'novoluar' fico agradecida pelo nível do Blog.

Bacana fazer parte de tudo isso.

tks

novoluar disse...

Obrigado, Kakau pela parte que me toque!!!! Muita gentileza da sua parte! Abraços cordiais!

novoluar disse...

Errar é humano e devo reconhecer que me adiantei a emitir uma opinião (mais com esses ares 'doutorais')

...escutei as amostras do novo disco e devo dizer que, aliás, de reconsiderar a minha opinião sobre o single, também mudei o critério sobre a concepção geral do disco.

Continua sem ser um 'disco de Simone', mas o que é um disco de Simone, quando a Cigarra já cantou tanto e com tanta propriedade!

Não parece haver 'A grande balada romântica'. Sim, bastante peças a piano, 'finas', 'elegantes' (tipo aquelas que salvavam os lançamentos mais comerciais aos olhos de críticos e detratores). Samba, como é óbvio. Mas não sambão.

A melhor opção, é parar de especular, esperar pelo CD e aí falar.

No entando, agradeço o espaço e a paciência de me ler! Obrigado!


Unknown disse...

Novolar vc sempre com seus comentários inteligentes

Unknown disse...

Novoluar, adoro seus comentários.
:)


Mas saca só:
Sabe porque pode acontecer isso de ínício? *Porque a gente ouve afobado, e depois quando o coração pára para ouvir, a gente se apaixona!

Maaas a expectativa é tão grande, a saudade de Simone é tão grande, que satisfazer nosso âmago fica à além de qualquer ser humano/artista.

Eeeee... convenhamos, a Cigarrinha tá fazendo 40 anos de carreira e é inquestionável o resultado de toda sua obra feita com 'amor' e 'profissionalismo'.

O legal aqui nisso tudo, também é, ver como seu público tem se manifestado nesses anos:
- Somos inseparáveis: fãs de todas as raças, crenças, opiniões e etc. Mas não arredamos o pé, não mesmo.

Participamos de:
- Comunidades, Blogs, Shows, YouTube, iTunes e enfim com a Internet, tá uma beleeeeeza e sendo assim, nós fãs de Simone estamos por todos os cantos e sempre torcendo pelo melhor para Simone e 'TODAS' as pessoas que integram sua vida.


#Simonemerepresenta

novoluar disse...

É muita gentileza sua Kakau!!! (e não quero que isso vire diálogo, hehehe, mas devo corresponder aos elogios!)

Gostei da sua paixão que, afinal, é a de todos nós FÃS! (assim em maiúsculas).

Um detalhe curioso - e hoje percebi lendo as resenhas do Amazon, que no Brasil, ainda estão por descobrir as 'maravilhas' da Cigarra!

Não vi nem um comentário ruim! (isso só tem no Brasil, onde há tanta crítica gratuíta e mal-fundamentada).

E todos em INGLÊS! Ouvintes internacionais da Cigarra, que sabem apreciar melhor os talentos dela.

Quem sabe se como tudo, ao vir de fora as boas opiniões, ventos mais favoraveis arejem o prestígio da Simone.

Quanto ao tema, Mulher o suficiente, acho que 'sei' por que foi selecionada como single. Mas não quero arriscar em considerações vazias!

Mas uma vez, Mauro, valeu!!!!

Unknown disse...

Oxi...e porque não pode virar diálogo 'novoluar'?! Imagina...

E por falar nisso, aproveito seu comentário para dizer que me faz falta esse 'diálogo': bonito, compreensivo, sincero e sem coisa louca de fã descabido e sem noção...

Alguns comentam e saem, como se plantassem e não voltassem para regar suas sementinhas ou trocá-las de vaso e etc...

Enfim, #ficadica

Achei bonito de sua parte interagir.
Gostei :)
Grata :)