Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Mesmo sem inspiração de outrora, Ro Ro renova obra em 'Feliz da vida!'

Resenha de CD e DVD
Título: Feliz da vida!
Artista: Angela Ro Ro
Gravadora: Biscoito Fino
Cotação: * * *

Em seu segundo DVD, Feliz da vida!, Angela Ro Ro reacende a chama de uma de suas mais belas canções, Fogueira (Angela Ro Ro, 1983), em gravação feita em estúdio com Maria Bethânia, intérprete original da composição. Ro Ro também dá voz ao seu primeiro grande sucesso, Amor meu grande amor (Angela Ro Ro e Ana Terra, 1979), em dueto gravado ao vivo com Frejat. Contudo, Feliz da vida! - registro de show feito no Theatro Net Rio, no Rio de Janeiro (RJ), em 15 de outubro de 2012 - se desvia da linha retrospectiva seguida rotineira e automaticamente por gravações ao vivo. O CD e DVD recém-postos nas lojas pela gravadora Biscoito Fino têm repertório essencialmente inédito. Em Feliz da vida!, Ro Ro dá voz a 13 músicas inéditas, compostas a sós e com diversos parceiros. Mesmo sem exibir a inspiração da fase mais profícua de sua carreira fonográfica, período situado entre 1979 e 1985, a cantora e compositora carioca consegue renovar seu cancioneiro com outros ares e tons. Quem ouvir Feliz da vida! sem a intenção de se deparar com uma nova Gota de sangue (Angela Ro Ro, 1979) ou uma nova Só nos resta viver (Angela Ro Ro, 1980) pode se surpreender positivamente com a música-título, Feliz da vida!, primeira parceria de Ro Ro com Moska, convidado da faixa ouvida no take captado em estúdio (a versão ao vivo também entrou no disco). Com a voz em boa forma para seus 63 assumidos anos, Ro Ro abre o leque estético, mapeando com bossa cartões-postais da cidade do Rio de Janeiro em Capital do amor (Angela Ro Ro e Ricardo McCord), caindo no suingue da acalorada Beijos na boca - primeira parceria de Ro Ro com Sandra de Sá - e acertando o passo veloz do coco-embolada Pinto velho (Angela Ro Ro). Dentro de linha mais romântica, o outonal bolero Romance espetacular (Angela Ro Ro e Carlota Marques) e a balada Muitas canções (Angela Ro Ro e Lana Braga) -  que ganha toque bluesy na breve passagem instrumental - sinalizam o tom solar do atual cancioneiro da artista. Feliz da vida! prima também por marcar também a retomada da parceria de Ro Ro com o pianista Antonio Adolfo, coautor de Vou por aí..., canção que esboça densidade que remete de longe à poética doída da obra inicial da artista. Com letra em inglês traduzida para o português no encarte de Feliz da vida!, Opium também adensa repertório que cai de forma trivial no samba Salve Jorge! (Angela Ro Ro), cantado com Diogo Nogueira. No todo, Feliz da vida! exala bem-estar. "Chega de arrombar portas abertas / Fora todas as definições / Não me ajusto em palavras certas / Hoje sou mais eu e minhas emoções / Choro e rio, sou assim! Canto livre pra me livrar de mim", ressalta Ro Ro por meio dos versos escritos para melodia de Ana Carolina, parceira da balada Canto livre. Enfim, Feliz da vida! sinaliza que Angela Ro Ro os dias de escuridão ficaram para trás. Atualmente, a fogueira arde em chamas mais brandas.

12 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Em seu segundo DVD, Feliz da vida!, Angela Ro Ro reacende a chama de uma de suas mais belas canções, Fogueira (Angela Ro Ro, 1983), em gravação feita em estúdio com Maria Bethânia, intérprete original da composição. Ro Ro também dá voz ao seu primeiro grande sucesso, Amor meu grande amor (Angela Ro Ro e Ana Terra, 1979), em dueto gravado ao vivo com Frejat. Contudo, Feliz da vida! - registro de show feito no Theatro Net Rio, no Rio de Janeiro (RJ), em 15 de outubro de 2012 - se desvia da linha retrospectiva seguida rotineira e automaticamente por gravações ao vivo. O CD e DVD recém-postos nas lojas pela gravadora Biscoito Fino têm repertório essencialmente inédito. Em Feliz da vida!, Ro Ro dá voz a 13 músicas inéditas, compostas a sós e com diversos parceiros. Mesmo sem exibir a inspiração da fase mais profícua de sua carreira fonográfica, período situado entre 1979 e 1985, a cantora e compositora carioca consegue renovar seu cancioneiro com outros ares e tons. Quem ouvir Feliz da vida! sem a intenção de se deparar com uma nova Gota de sangue (Angela Ro Ro, 1979) ou uma nova Só nos resta viver (Angela Ro Ro, 1980) pode se surpreender positivamente com a música-título, Feliz da vida!, primeira parceria de Ro Ro com Moska, convidado da faixa ouvida no take captado em estúdio (a versão ao vivo também entrou no disco). Com a voz em boa forma para seus 63 assumidos anos, Ro Ro abre o leque estético, mapeando com bossa cartões-postais da cidade do Rio de Janeiro em Capital do amor (Angela Ro Ro e Ricardo McCord), caindo no suingue da acalorada Beijos na boca - primeira parceria de Ro Ro com Sandra de Sá - e acertando o passo veloz do coco-embolada Pinto velho (Angela Ro Ro). Dentro de linha mais romântica, o outonal bolero Romance espetacular (Angela Ro Ro e Carlota Marques) e a balada Muitas canções (Angela Ro Ro e Lana Braga) - que ganha toque bluesy na breve passagem instrumental - sinalizam o tom solar do atual cancioneiro da artista. Feliz da vida! prima também por marcar também a retomada da parceria de Ro Ro com o pianista Antonio Adolfo, coautor de Vou por aí..., canção que esboça densidade que remete de longe à poética doída da obra inicial da artista. Com letra em inglês traduzida para o português no encarte de Feliz da vida!, Opium também adensa repertório que cai de forma trivial no samba Salve Jorge! (Angela Ro Ro), cantado com Diogo Nogueira. No todo, Feliz da vida! exala bem-estar. "Chega de arrombar portas abertas / Fora todas as definições / Não me ajusto em palavras certas / Hoje sou mais eu e minhas emoções / Choro e rio, sou assim! Canto livre pra me livrar de mim", ressalta Ro Ro por meio dos versos escritos para melodia de Ana Carolina, parceira da balada Canto livre. Enfim, Feliz da vida! sinaliza que Angela Ro Ro os dias de escuridão ficaram para trás. Atualmente, a fogueira arde em chamas mais brandas.

Raphael Vidigal disse...

Ro Ro merecia capa mais caprichada. Jorge Vercilo, Diogo Nogueira, Ana Carolina e Ricardo McCord são duma mediocridade estéril. Ao contrário da vivacidade e poesia que inspiram um Paulinho Moska, Sandra de Sá e Frejat, pelo menos! Com esses meios termos deve ficar um disco bem mediano na espetacular carreira dessa intérprete e compositora que anda fugindo da dor, mas quando mergulhou nela deu de presente a melhor poesia da música brasileira, que não a toa inspirou Cazuza, Cássia, Zélia e outros.

Unknown disse...

Como é bom ter Ro RO mais uma vez! Muito bem vinda. É impressionante a precisão de Maria Bethania nos versos de Fogueira.Quando ela entra,tudo que é cantado faz mais sentido. As novas canções da Angela são bem legais tb.
Sucesso!

Unknown disse...

Esse é daqueles trabalhos que a famosa frase "Não julgue um livro pela capa" pode ser utilizada.
Pois bem... apesar da capa deste CD/DVD ser bastante simples, podendo ter sido mais bem planejada, o conteúdo desse CD é ótimo. Vale apena a aquisição.

Tiago Rios disse...

Estou ansioso para conferir o trabalho (que parece lindo), só essa capa que avacalhou, ein?!

O blog disse...

Escutei pelo itunes e adorei o novo cd. Confesso não ter gostado da capa também, mas o cd e lindo e a canção Feliz da vida é uma das minhas preferidas. Assim que der, quero comprar.

Sandro Mendes disse...

Tudo em volta é só beleza! Para quem não nasceu ontem como eu, "Venha de manso ouvir o que eu tenho a contar.
Não é muito nem pouco eu diria. Não é pra rir mas nem sério seria. É só uma gota de sangue em forma verbal. Como disse Caetano Veloso: "e o resto?Bobagens meu filho, bobagens".

maroca disse...

Augusto Flávio (Petrolina-Pe/Juazeiro-Ba)

Sandro Mendes, como disse Marina e Cícero (e acho que Cícero, pois a letra é dele e a música de Marina) Caetano gravou e bem gravado. Bobagens meu filho, bobagens.

Vladimir disse...

Não me conformo com essa capa!!!

Sandro Mendes disse...

O.k, Augusto Flavio, por isso mesmo e como disse O Caetano, pois a música é conhecida somente na voz do "Super Bacana".

Douglas Carvalho disse...

Mauro, essa é a capa do DVD? Se é, pelo menos melhoraram o lance das proporções da fotografia. Ainda não é uma capa nota 10, mas bem melhor do que a imagem divulgada anteriormente.

Mauro Ferreira disse...

Sim, Douglas, essa é a capa do DVD, já nas lojas. Abs, MauroF