Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 13 de outubro de 2013

Com certo vigor pop, 'Where you stand' situa Travis em seu porto seguro

Resenha de CD
Título: Where you stand
Artista: Travis
Gravadora: Sony Music
Cotação: * * *

Já distante da aura hype dos anos 90, década em que chegou a abocanhar um Brit Awards de Álbum do ano por conta de seu segundo disco, The man who (1999), o quarteto Travis chega ao sétimo álbum - Where you stand, o primeiro desde Ode to J. Smith (2008) - sem alterar minimamente seu som. Com certo vigor pop, perceptível nas melhores músicas da safra de onze inéditas (Mother, Moving, A differente room, Warning signOn my wall e a faixa-título Where you stand), o grupo do vocalista Fran Healy destila em Where you stand a mesma melancolia BritPop de álbuns anteriores como The boy with no name (2007). Nesse sentido, Where you stand é disco típico do Travis. Não tem ar de novidade, mas tampouco vai decepcionar os admiradores habituais da banda. Arranjos, músicas e letras estão em sintonia com a obra pregressa do Travis. A questão é que, à medida que o CD avança, faixas com menor poder de sedução (Another guy, Boxes, New shoes) contribuem para acentuar o tom repetitivo do disco produzido por Michael Ilbert. De todo modo, para fãs avessos à mudanças de sonoridades, Where you stand é álbum seguro que mantém o Travis em zona de conforto.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Já distante da aura hype dos anos 90, década em que chegou a abocanhar um Brit Awards de Álbum do ano por conta de seu segundo disco, The man who (1999), o quarteto Travis chega ao sétimo álbum - Where you stand, o primeiro desde Ode to J. Smith (2008) - sem alterar minimamente seu som. Com certo vigor pop, perceptível nas melhores músicas da safra de onze inéditas (Mother, Moving, A differente room, Warning sign, On my wall e a faixa-título Where you stand), o grupo do vocalista Fran Healy destila em Where you stand a mesma melancolia BritPop de álbuns anteriores como The boy with no name (2007). Nesse sentido, Where you stand é disco típico do Travis. Não tem ar de novidade, mas tampouco vai decepcionar os admiradores habituais da banda. Arranjos, músicas e letras estão em sintonia com a obra pregressa do Travis. A questão é que, à medida que o CD avança, faixas com menor poder de sedução (Another guy, Boxes, New shoes) contribuem para acentuar o tom repetitivo do disco produzido por Michael Ilbert. De todo modo, para fãs avessos à mudanças de sonoridades, Where you stand é álbum seguro que mantém o Travis em zona de conforto.