Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 18 de setembro de 2012

Pedro Luís apresenta 'Placebo', o primeiro disco solo de João Cavalcanti

Gravado no Rio de Janeiro (RJ), com produção de Plínio Profeta, o primeiro disco solo de João Cavalcanti, Placebo, vai ser lançado neste mês de setembro de 2012 - em edição da Warner Music - com 11 faixas que enfatizam a produção autoral do cantor e compositor carioca, projetado como vocalista do grupo Casuarina. O quinteto carioca, a propósito, participa do Frevo do Contra-Êxodo, música que encerra Placebo, cuja faixa-título é um samba composto em tributo a Chico Buarque, a Paulinho da Viola e a Paulo César Pinheiro. Cavalcanti criou um site para disponibilizar a cada dia uma faixa do disco e seu correspondente vídeo. Luna é a primeira música a ser divulgada e já pode ser ouvida através de parceria do hotsite com OiRdio. O texto de apresentação do álbum é de Pedro Luís. Eis Placebo nas palavras de Pedro:

                                                     O Cinema de João
        "Estreias são sempre momentos especiais, cercados de expectativa – de quem estreia e de quem assiste, aguarda, observa.
            João Cavalcanti, convenhamos, não é um estreante qualquer: traz o emboço de quem já circula, no melhor estilo, pela noite do Rio e, por que não dizer?, de uma Lapa efervescente-contemporânea, Lapa essa que não é jamais resgate daquela de outrora, mas uma autêntica e múltipla, não mais nem menos que a outra, mas tão! Um e outra, João e Lapa, extrapolam os clichês e classificações: não são do samba (o que já não seria pouco!); fazem samba, e  muito bem, mas podem muito, talvez tudo.
            João já tem me impressionado demais, pelo excelente compositor que se revela a todo momento e pelo intérprete que é, ora delicado, ora vigoroso, mas sempre extremamente musical. Sua voz traz harmonia implícita – às vezes explícita, como veremos aqui em seu álbum de estreia, esse Placebo do qual nos faz e se faz cobaia (agradeço!). E talvez por trazer voz tão rica harmonicamente tenha nos dado o luxo de ainda se tornar autoacompanhado pela percussão de seu tantan em seu coletivo Casuarina, com quem vem escrevendo uma história já de década no universo do samba e seus gêneros parentes. Cabe aqui uma observação especial, onde se registre que eles fazem uma roda de samba cada vez mais autoral, o que é ouro! E nesse ouro autoral João vem exercitando uma maestria ímpar, já revelada em composições brilhantes, ouvidas em trabalhos alheios, que não esse seu de estreia, tais como O Nego e Eu, gravada por Roberta Sá; Discreta, em parceria e gravada por Antonia Adnet; ou Dissimulata – genial!, gravada pelo Casuarina. Talvez pudesse dizer que está escrevendo, intuitivamente, uma nova gafieira, um novo samba ou choro, ouvindo, além das citadas, a faixa-título desse disco ou a faixa de número 9, Mulato. Mas assim classificá-lo seria reduzi-lo. Ele é mais e aqui circula livremente pelos gêneros, com propriedade, seja nas canções só suas ou naquelas em que exercita parceria (e que parceiros!). Ainda nos surpreende com acentos e temperos de pop, rock e tudo o mais, que ele liquidifica com categoria. E ele sabe ser lírico, mesmo no vigor.
            Nesse filme que João Cavalcanti nos entrega – digo filme pois o disco-obra nos oferece inúmeras imagens e envolve nossos sentidos – ele efetiva parceria com o produtor Plínio Profeta, aliás especialista na matéria “trilha pra cinema”, e juntos montam um time de músicos e sonoridades de primeira, para dar conta da diversidade do conjunto de canções. Ousam, surpreendem e fazem bonito.
            João traz nesse Placebo o “placere” do original latino, misturado ao ordinário e vadio da cidade grande que lhe serve de berço, sempre muito lírico, e pega o ebó, contido na parte final da palavra título, e despacha pro Universo que, contemplado, agradece".
            Pedro Luís, poeta e compositor / setembro de 2012

5 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Gravado na Califórnia (EUA), com produção de Plínio Profeta, o primeiro disco solo de João Cavalcanti, Placebo, vai ser lançado neste mês de setembro de 2012 - em edição da Warner Music - com 11 faixas que enfatizam a produção autoral do cantor e compositor carioca, projetado como vocalista do grupo Casuarina. O quinteto carioca, a propósito, participa do Frevo do Contra-Êxodo, música que encerra Placebo, cuja faixa-título é um samba composto em tributo a Chico Buarque, a Paulinho da Viola e a Paulo César Pinheiro. Cavalcanti criou um site para disponibilizar a cada dia uma faixa do disco e seu correspondente vídeo. Luna é a primeira música a ser divulgada e já pode ser ouvida através de parceria do hotsite com OiRdio. O texto de apresentação do álbum é de Pedro Luís.

Maria disse...

João Cavalcanti, é filho de Lenine e bom compositor quanto ao Pedro Luís, o cara é muito gente boa! gosto mais dele como pessoa do que de sua música.

Paula Gomes disse...

Bravo, bravo, bravíssimo!

Luca disse...

é, gosto dele como compositor, Dissimulata é a melhor música do cd novo do Casuarina

Felipe Candido disse...

É um lindo disco! "Demônios" é arrebatadora!