Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Edição de gravações ao vivo do programa 'Ensaio' perde sentido em CD

A Warner Music está pondo nas lojas oito CDs com os áudios das músicas cantadas por diversos cantores e compositores em oito episódios de Ensaio, o programa da TV Cultura em que artistas rememoram suas trajetórias para o entrevistador oculto Fernando Faro entre números musicais feitos ao vivo. Como todos os oito títulos já foram recentemente editados em DVD, a coleção de CDs vai interessar somente a fãs extremados de Altamiro Carrilho (1924 - 2012), Luiz Melodia, Marcos Valle, Milton Nascimento (cujo CD é assinado com Wagner Tiso - tal qual o programa), Moraes Moreira & Pepeu Gomes, Nelson Cavaquinho (1911 - 1986), Peninha e Zélia Duncan. Produzidas para fisgar esses fãs, as edições em CD dessas gravações feitas para o programa Ensaio perdem o sentido pelo fato de várias músicas estarem associadas ao bate-papo biográfico com Faro e, sobretudo, porque várias são originalmente fragmentadas - o que dá a impressão de que a costura entre as faixas do CD está frouxa. Já nas lojas, a coleção da Warner Music inclui também o CD Intensa Emoção - que reproduz o áudio das gravações feitas por Maysa (1936 - 1977) em 1975 no programa Estudos, atração similar ao Ensaio, improvisada pelo diretor Antonio Abujamra na ausência de Faro - e o CD Bamba do Samba, que reproduz (com precária qualidade técnica) o áudio de show feito por João Nogueira (1941 - 2000) para ser exibido no programa Bem Brasil, da mesma TV Cultura que produz o Ensaio

4 comentários:

Mauro Ferreira disse...

A Warner Music está pondo nas lojas oito CDs com os áudios das músicas cantadas por diversos cantores e compositores em oito episódios de Ensaio, o programa da TV Cultura em que artistas rememoram suas trajetórias para o entrevistador oculto Fernando Faro entre números musicais feitos ao vivo. Como todos os oito títulos já foram recentemente editados em DVD, a coleção de CDs vai interessar somente a fãs extremados de Altamiro Carrilho (1924 - 2012), Luiz Melodia, Marcos Valle, Milton Nascimento (cujo CD é assinado com Wagner Tiso - tal qual o programa), Moraes Moreira & Pepeu Gomes, Nelson Cavaquinho (1911 - 1986), Peninha e Zélia Duncan. Produzidas para fisgar esses fãs, as edições em CD dessas gravações feitas para o programa Ensaio perdem o sentido pelo fato de várias músicas estarem associadas ao bate-papo biográfico com Faro e, sobretudo, porque várias são originalmente fragmentadas - o que dá a impressão de que a costura entre as faixas do CD está frouxa. Já nas lojas, a coleção da Warner Music inclui também o CD Intensa Emoção - que reproduz o áudio das gravações feitas por Maysa (1936 - 1977) em 1975 no programa Estudos, atração similar ao Ensaio, improvisada pelo diretor Antonio Abujamra na ausência de Faro - e o CD Bamba do Samba, que reproduz (com precária qualidade técnica) o áudio de show feito por João Nogueira (1941 - 2000) para ser exibido no programa Bem Brasil, da mesma TV Cultura que produz o Ensaio.

Rafael disse...

As edições em DVD desse programa fantástico fazem todo o sentido, mas acho também totalmente desnecessário edições em CD destes especiais. Para mim tá mais claro de que a gravadora quer é lucro fácil em cima do "Ensaio".

Alexandre Siqueira disse...

Enquanto isso, Bethânia nada, né? Nem CD nem DVD... E olha que foram dois programas, se não me engano. Porque não lançam nunca?

Luiz Leite disse...

Beth Carvalho também fez uns dois ou três programas e eu nunca soube se saiu em DVD.O que houve?