Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 25 de setembro de 2012

Chico, Gaby e Ivete disputam categorias principais do 13º Grammy Latino

Chico Buarque é um dos poucos artistas brasileiros indicados às categorias principais da 13ª edição do Grammy Latino. O cantor e compositor carioca - em foto de Daryan Dornelles - concorre ao troféu de Álbum do Ano com seu disco Chico, lançado em julho de 2011. Nessa mesma categoria geral, uma das mais importantes do prêmio, Chico - CD também indicado na categoria Melhor Álbum de Cantor/Compositor, de certa relevância - concorre com o CD/DVD Especial Gil Ivete Caetano (2012), registro do programa exibido pela TV Globo em dezembro de 2011 com a reunião de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Ivete Sangalo. Por conta deste mesmo disco, aliás, Ivete concorre ao troféu de Gravação do Ano com seu pálido registro da canção Atrás da Porta (Chico Buarque e Francis Hime, 1972). Completando o time de brasileiros indicados às categorias gerais da premiação, os compositores Cassyano Correr e Maycon Ananias concorrem ao troféu de Canção do Ano pela música Extranjero - gravada por Maria Gadú em seu álbum Mais Uma Página (2011) - e Gaby Amarantos está indicada na categoria Revelação enquanto Moogie Canazio disputa o troféu de Produtor do Ano por Umbigobunker!?, CD de Jay Vaquer. Clique aqui para ver a relação completa de indicados ao 13º Grammy Latino.

35 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Chico Buarque é um dos poucos artistas brasileiros indicados às categorias principais da 13ª edição do Grammy Latino. O cantor e compositor carioca - em foto de Daryan Dornelles - concorre ao troféu de Álbum do Ano com seu disco Chico, lançado em julho de 2011. Nessa mesma categoria geral, uma das mais importantes do prêmio, Chico concorre com o CD/DVD Especial Gil Ivete Caetano (2012), registro do programa exibido pela TV Globo em dezembro de 2011 com a reunião de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Ivete Sangalo. Por conta deste mesmo disco, aliás, Ivete concorre ao troféu de Gravação do Ano com seu pálido registro da canção Atrás da Porta (Chico Buarque e Francis Hime, 1972). Completando o time de brasileiros indicados às categorias gerais da premiação, Gaby Amarantos está indicada na categoria Revelação. Clique aqui para conhecer a relação completa de indicados ao 13º Grammy Latino.

Maria disse...

Caravana Sereia Bloom de Céu está indicado ao 13th Latin Grammy na categoria de "Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro" espero que ganhe!

Anônimo disse...

Pois é, Maria, estranhei Céu não ter sido indicada nos prêmios da MTV e do Multishow.
Tudo bem direcionar as premiações pra lá e pra cá a gosto dos que lhe convier no momento, mas uma mísera indiação merecia.
Se bem que, prêmio mesmo é fazer o que se gosta e bem feito.

Marcelo Barbosa disse...

Dá-lhe, RAINHA BETH! As indicações e os prêmios conquistados com o Nosso samba tá na rua só COMPROVAM que você precisa continuar garimpando repertório INÉDITO.
Só lamento por ter que concorrer com tanto disco RUIM!
Abraços,

Marcelo Barbosa

Unknown disse...

Mauro, mais uma vez discordo da maneira pela qual você sempre se refere à Ivete.

A indicação de Ivete por "Atrás da Porta", é a prova cabal que Ivete não foi carregada por Caetano e Gil, como também denota sua indiscutível qualidade como cantora ou intérprete.

Todas cantoras populares você demonstra uma certa condescendência, mas com Ivete você é sempre irredutivelmente crítico, quase um despeitado. Para você, ela nunca é digna de qualquer elogio, premiação ou destaque.

Engraçado é que, mais uma vez, Ivete aparece dentre os brasileiros mais indicados, especialmente em uma concorrida e prestigiada categoria (Gravação do Ano); ao lado de adversários do Juan Luis Guerra e Juanes.

Pálido registro? rss PIADA!

Cacá Neves Jr. disse...

Ivete Sangalo concorre em QUATRO categorias [Melhor Álbum MPB, Àlbum do Ano, Melhor DVD Musical e Melhor Performance Musical] sendo a última citada, justamente do "pálido" registro de Ivete de "Atrás da Porta"...

Incrível como esse "pálido" registro deixou Gil e Caetano emocionados.

Mais ainda que esse "pálido" registro mereça uma INDICAÇÃO ao GRAMMY Latino, concorda?

Mauro, na boa, você já foi melhor em disfarçar seu desagrado com a Ivete. Ela poderia literalmente 'sangrar' no palco que vc continuaría a achando medíocre.

Já Daniela se gargarejasse o "Tico Tico No Fubá" vestida de baiana-de-acarajé vc com certeza acharía lindo e emocionante né não?


Abraço!


C.

Maria disse...

Zé, o prêmio Multishow já foi melhor idem para a MTV o desse ano foi horrível! hehehe Marisa Monte recebeu indicação na categoria de melhor show e perdeu pra Gal Costa.

Hilário disse...

É... acho que a comissão julgadora de lá não tem os preconceitos dos críticos daqui.

aguiar_luc disse...

Gravação do Ano: Atrás da Porta (Ivete Sangalo) Que P****a é essa???? É o Apocalipse Zumbi chegando né!!!

aguiar_luc disse...

Melhor Álbum de Música de Raizes Brasileiras

Canibália - Ritmos Do Brasil (Ao Vivo)- Daniela Mercury
Jammil Na Real - Jammil
Iluminado - Dominguinhos
Forró Chorado - Oswaldinho Do Acordeon
Treme - Gaby Amarantos

Cara Daniela X Dominguinhos, amo Daniela, porém esse trabalho do Dominguinhos é lindo!

Unknown disse...

Ivete concorre a 3 categorias no principal, esqueceu de pontuar 1 hein Mauro.

E esqueceu a Gadu que tbm está concorrendo na Principal.

ps. Incrível como a pálida apresentação de Ivete tem agradado a grandes críticos e grandes nomes da música hein, curioso.

Tiago disse...

eu não diria nem "pálido registro", diria CONSTRANGEDOR mesmo, um vexame.

Rafael disse...

Putz, só os excelentes Chico Buarque, Dominguinhos, Céu e Oswaldinho do Acordeon terem sido indicados ao Grammy? E Gaby Amarantos e Ivete Sangalo indicadas ao prêmio? O Brasil tá mal representado demais lá fora, gente!!! Não sou fã de Ivete, mas até que ela não se saiu mal na interpretação de "Atrás da Porta". Mas daí forçar a indicação de um prêmio já é por demais forçado, né mesmo???

aguiar_luc disse...

eu não diria nem "pálido registro", diria CONSTRANGEDOR mesmo, um vexame.
Era isso que eu queria ter dito!!
Será que a Caco de Telha pagou Jabá ao Grammy! Vai saber...

Leandro Alves disse...

Categoria Instrumental, 2 grandes trabalhos.
Hamilton De Holanda Quinteto [Adventure Music]
Rasgando Seda
Guinga + Quinteto Villa-Lobos [SESC SP]

Unknown disse...

Os indicados ao grammy passam por uma seleção, a banca que seleciona os indicados para suas respectivas categorias é formada por especialistas da música no mundo, Gaby Amarantos está na categoria que lhe cabe, Revelação, queira ou não, achem boa ou ruim, ela foi uma revelação da música.

Ivete Sangalo, impressionou, Gil, Caetano e críticos conhecedores de música de verdade, e por isso tbm passou na seleção.

Beijos.

Leandro Alves disse...

Sabe o que de fato incomodou a critica/ ouvintes mais conservadores da MPB? Se fosse a abissal Maria Bethânia, a fantástica Zizi Possi ou a contemporânea e moderna Marisa Monte que tivessem gravado com Gil e Caetano e por isso fossem indicadas ao Grammy seria a façanha da década. Entretanto, Ivete Sangalo adentrar o núcleo real da MPB, gravar um DVD com Gil e Caetano e ainda ser indicada ao prêmio musical de maior prestigio mundial interpretando o clássico mais intocável, irreparável, colossal da música de qualidade nacional, ou seja " atrás da porta" eternizado pela inesquecível Elis Regina.
Preferências a parte, Ivete Sangalo merece todo o respeito da critica especializada, dos músicos consagrados e público. Pela técnica, pela emoção, pela manutenção de sua originalidade. Seja cantando música de carnaval ou Chico Buarque, o talento e a competência são marcantes.

George disse...

Alguem sabe qual o problema das "viúvas" de Daniela Mercury? Esse aguiar_luc está em todas as notícias de Ivete, falando mal dela. Se a acha inferior, se não gosta, pra quê dá tanta importância? Nessas horas os fãs de Daniela so demonstram o quanto são rancorosos e infantis, porque Ivete é a maior estrela da musica nacional há mais de uma década, a primeira artista de axé a ganha um Grammy Latino (seu MTV ao vivo, seu trabalho mais "axé", ganhou um Grammy, só para relembrar) e ainda sim eles querem contestar talento e aceitação. O choro é livre. E acho que pega até mal pro Mauro, essa perseguição à Ivete e a reverência à Gaby Amarantos. Por que existe mais verdade e qualidade no que Gaby faz do que no trabalho da Sangalo?

George disse...

Alguem sabe qual o problema das "viúvas" de Daniela Mercury? Esse aguiar_luc está em todas as notícias de Ivete, falando mal dela. Se a acha inferior, se não gosta, pra quê dá tanta importância? Nessas horas os fãs de Daniela so demonstram o quanto são rancorosos e infantis, porque Ivete é a maior estrela da musica nacional há mais de uma década, a primeira artista de axé a ganha um Grammy Latino (seu MTV ao vivo, seu trabalho mais "axé", ganhou um Grammy, só para relembrar) e ainda sim eles querem contestar talento e aceitação. O choro é livre. E acho que pega até mal pro Mauro, essa perseguição à Ivete e a reverência à Gaby Amarantos. Por que existe mais verdade e qualidade no que Gaby faz do que no trabalho da Sangalo?

André disse...

Ivete??? nossa essa é ruim demais, na verdade este especial foi feito para dar um "status" para a Ivete, pois seus trabalhos com "tatatata", "pererere" e por ai,´já não vendem tanto. Quem sabe um dia ela se torna uma cantora séria!!!

Fabricio Ferrarez disse...

O pálido registro foi criticado aqi na época do Especial da Globo. Mas como já dito, além de emocionar Gil e Caetano (pra não falar do público) foi merecedor de uma indicação na categoria principal pela academia do grammy.

Enfim, pálida ou constrangedora para a minoria, Ivete é novamente a cantora com mais indicações ao Grammy Latino. Escreve seu nome como um grande nome da m´sica brasileira. Primeira cantora do axé a ganhar um Grammy e agora concorrendo com MPB, prova de que ultrapassa estilos com maestria.

Telles Guimaraes disse...

Mauro, sinto falta no notas, de críticas a música gospel no Brasil, que é bastante emergente, pilar de sustentação de várias gravadoras, e com uma gama artística de altíssimo nível, inclusive com artistas indicados também ao Latin Grammy.

ADEMAR AMANCIO disse...

Este grammy perdeu a credibilidade faz tempo.

Marcelo Barbosa disse...

Alguém viu a indicação da FABIANNA COZZA? Ah, tá! Passa amanhã, JÚRI DO PRÊMIO DE MPB!
Abs

Adriane disse...

É verdade. Basta ver a emoção da Maria Rita pela indicação do seu disco "Elo", pra perceber o quão sem credibilidade é o prêmio.

PS: Deu no "The New York Times". Arrasa Ivetão!Beijos...

Diogo Santos disse...

Mauro, a música " Neguinho " do Caetano Veloso e gravado por Gal foi indicado na categoria MUSICA ALTERNATIVA -categoria de certa relevancia pois os indicados são de diferentes países.

Unknown disse...

Sinceramente, não entendo o "CONSTRANGEDOR" , o "Vexame" , o "Pálido" , a mulher conseguiu passar pela peneira do grammy, foi ouvida por técnicos e conhecedores de música e agradou, ou seja, QUEM ENTENDE DE VERDADE DE MÚSICA, A Selecionou. Ela está entre os destaques do New York Time, ela está disputando em 3 categorias da principal. Parabéns a Ivete Sangalo, quem entende de música já te aprovou, o resto são apenas opiniões de quem gosta ou não gosta de você, a credibilidade damos a quem entende e te selecionou.

aguiar_luc disse...

George falando mal não! Falando o que se tem que falar; adoro a voz da Ivete, amo o DVD PODE ENTRAR, é maravilhoso... Mas daí dizer que Ivete cantou com maestria nesse Especial da Rede Bobo é apelar pra todos os santos não acha? Que tenha sido indicada mil vezes, isso não quer dizer que foi bem, talvez os críticos sejam igual a você, um cego fanático. Por que esse DVD é sofrível, Ivete brinca com músicas que talvez ela não entenda a letra.

Luca disse...

esse prêmio tem importãncia?

Marcelo Barbosa disse...

Na minha opinião, apesar dos canastrões terem sido indicados, tem MAIS importância do que o Prêmio "Amigos do Macchiline" de MPB.

Unknown disse...

AI gente me poupe, tem gente comentando aqui que se acha mais conhecedor de música do que os mais de 100 especialista da música que estão envolvidos no Grammy.

DVD Ivete , Gil e Caetano, não foi indicado a uma categoria só não, foi indicado a 3, sendo que duas na categoria principal.

Estão parecendo a Raposa da parábola: A Raposa e as Uvas.

DVD foi lindo e está indicado ao grammy em 3 categorias, queiram as viúvas ou não.

Unknown disse...

É o Oscar da música, é o prêmio mais importante, com direito a atenção dos Jornais mais importantes do mundo, entre eles o The New York Times, que destaca Ivete Sangalo.

Com certeza tem uma importância infinitamente maior do que nossas opiniões aqui. rs

Anônimo disse...

Maria, Marisa tinha mais que perder mesmo, como melhor show, para Gal.
Gal está em um momento instigante e Marisa em um decepcionante.
É justo, é muito justo, é justíssimo.

Saca esse vídeo de nossa querida Céu. Cidadã Instigada.

http://www.youtube.com/watch?v=YnIUElnfxbY

Maria disse...

Zé, sabia que você diria isso! quanto a Céu, Yeahhhh essa música é uma das minhas preferidas do Vagarosa! Abraço.

Anônimo disse...

Céu tem que ganhar isso daí, pelo amor...ela foi indicada desde o primeiro disco, é a única q consegue trazer algo diferente pra música brasileira nesse momento...de "olhos de ressaca da música brasileira".