Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 19 de setembro de 2012

A liberdade de fazer música une Dias e Moura no álbum 'CosmeDamião'

Foi a partir da audição do CD Tudo Piano (2010), último trabalho solo de Fernando Moura, que o baterista e percussionista Ary Dias - projetado como integrante do grupo carioca A Cor do Som - teve a ideia de fazer um disco com o pianista e tecladista, com quem já dividiu diversas vezes os palcos. Nasceu dessa ideia o CD CosmeDamião, primeiro trabalho do baiano Dias com o carioca Moura. O tema que dá título ao álbum instrumental, CosmeDamião, abre a parceria dos músicos. Unidos no estúdio pelo puro prazer de fazer e tocar música com liberdade estética, o pianista e o baterista mergulham no latin jazz do pianista norte-americano Chick Corea (na faixa Armando's Rhumba, cujo título alude ao nome de batismo de Corea) e no samba sempre cheio de bossa de Tom Jobim (1927 - 1994) e Vinicius de Moraes (1913 - 1980), compositores de Água de Beber, música regravada neste CD que abre espaço para inéditos temas autorais de Dias (Atenção) e Moura (44 do Segundo). Dias também se aventura como cantor no tema Afro Bebê, música reprisada ao fim do disco em faixa-bônus gravada com arranjo de cordas. Livres, os músicos fazem jazz à moda brasileira neste disco CosmeDamião.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Foi a partir da audição do CD Tudo Piano (2010), último trabalho solo de Fernando Moura, que o baterista e percussionista Ary Dias - projetado como integrante do grupo carioca A Cor do Som - teve a ideia de fazer um disco com o pianista e tecladista, com quem já dividiu diversas vezes os palcos. Nasceu dessa ideia o CD CosmeDamião, primeiro trabalho do baiano Dias com o carioca Moura. O tema que dá título ao álbum instrumental, CosmeDamião, abre a parceria dos músicos. Unidos no estúdio pelo puro prazer de fazer e tocar música com liberdade estética, o pianista e o baterista mergulham no latin jazz do pianista norte-americano Chick Corea (na faixa Armando's Rhumba, cujo título alude ao nome de batismo de Corea) e no samba sempre cheio de bossa de Tom Jobim (1927 - 1994) e Vinicius de Moraes (1913 - 1980), compositores de Água de Beber, música regravada neste CD que abre espaço para inéditos temas autorais de Dias (Atenção) e Moura (44 do Segundo). Dias também se aventura como cantor no tema Afro Bebê, música reprisada ao fim do disco em faixa-bônus gravada com arranjo de cordas. Livres, os músicos fazem jazz à moda brasileira neste disco CosmeDamião.