Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 3 de setembro de 2012

EP 'Parcerias' revigora Leoni e já sinaliza outro futuro para o compositor

Resenha de EP
Título: Parcerias
Artista: Leoni
Gravadora: Outro Futuro
Cotação: * * * *
Disco disponível para download gratuito no site oficial do artista

Enquanto o trio Kid Abelha rebobina sucessos ao revisar 30 anos de carreira em CD e DVD da série Multishow ao Vivo, Leoni - compositor fundamental para a criação da identidade autoral do grupo carioca, do qual saiu em 1986 - revigora sua obra em EP digital, Parcerias, que estabelece conexões inéditas em sua trajetória e sinaliza outro futuro para o artista. São cinco músicas compostas com parceiros diversos - sendo três inéditas - e distribuídas em seis faixas. Balada inédita de refrão-chiclete que mostra que o faro pop do compositor continua apurado, Pra Te Deixar Viver - parceria de Leoni com Moska (autor da letra) - aparece em duas versões no EP, uma enquadrada no formato padronizado das rádios e outra com maior espaço para os grooves da banda de Leoni, Furacão de Bolso. Também inédita, a boa canção Dezoito Mil Dias adensa o habitual sotaque pop do compositor em tom levemente jazzy, mais próximo da MPB, tão ao gosto de Ivan Lins, parceiro de Leoni no tema. Há também um toque jazzy ao fim de Dois Sorrisos (André Gonzales, BC, Beto Mejía, Eduardo Borém, Esdras Nogueira, Fabio Pedroza, Fabrício Ofuji, Gabriel Coaracy, Leoni, Paulo Rogério e Xande Bursztyn), parceria de Leoni com os integrantes do Móveis Coloniais de Acaju, grupo brasiliense que já registrou o tema com outra pegada. Música pautada por certa estranheza, Dois Sorrisos é tentativa de Leoni de extrapolar o formato pop - padrão que o compositor domina como poucos no Brasil. Estruturada em compasso ternário, Nas Margens de Mim (Daniel Santiago, Leoni e Fernando Anitelli) é envolvente valsa de espírito folk que já foi lançada pelo grupo O Teatro Mágico, trupe comanda por Fernando Anitelli, um dos autores da música, destaque do disco ao lado da canção assinada por Leoni com Moska. Fechando o ótimo EP, Os Amadores (Leoni e Luciana Fregolente) é tema ambientado no clima de um blues acústico. Enfim, contemporâneo até na forma como está sendo lançado no mercado da música, o EP Parcerias  renova e expande o cancioneiro de Leoni de olho em outro futuro para o inquieto compositor, há 30 anos na ativa.

9 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Enquanto o trio Kid Abelha rebobina sucessos ao revisar 30 anos de carreira em CD e DVD da série Multishow ao Vivo, Leoni - compositor fundamental para a criação da identidade autoral do grupo carioca, do qual saiu em 1986 - revigora sua obra em EP digital, Parcerias, que estabelece conexões inéditas em sua trajetória e sinaliza outro futuro para o artista. São cinco músicas compostas com parceiros diversos - sendo três inéditas - e distribuídas em seis faixas. Balada inédita de refrão-chiclete que mostra que o faro pop do compositor continua apurado, Pra Te Deixar Viver - parceria de Leoni com Moska (autor da letra) - aparece em duas versões no EP, uma enquadrada no formato padronizado das rádios e outra com maior espaço para os grooves da banda de Leoni, Furacão de Bolso. Também inédita, a boa canção Dezoito Mil Dias adensa o habitual sotaque pop do compositor em tom levemente jazzy, mais próximo da MPB, tão ao gosto de Ivan Lins, parceiro de Leoni no tema. Há também um toque jazzy ao fim de Dois Sorrisos (André Gonzales, BC, Beto Mejía, Eduardo Borém, Esdras Nogueira, Fabio Pedroza, Fabrício Ofuji, Gabriel Coaracy, Leoni, Paulo Rogério e Xande Bursztyn), parceria de Leoni com os integrantes do Móveis Coloniais de Acaju, grupo brasiliense que já registrou o tema com outra pegada. Música pautada por certa estranheza, Dois Sorrisos é tentativa de Leoni de extrapolar o formato pop - padrão que o compositor domina como poucos no Brasil. Estruturada em compasso ternário, Nas Margens de Mim (Daniel Santiago, Leoni e Fernando Anitelli) é envolvente valsa de espírito folk que já foi lançada pelo grupo O Teatro Mágico, trupe comanda por Fernando Anitelli, um dos autores da música, destaque do disco ao lado da canção assinada por Leoni com Moska. Fechando o ótimo EP, Os Amadores (Leoni e Luciana Fregolente) é tema ambientado no clima de um blues acústico. Enfim, contemporâneo até na forma como está sendo lançado no mercado da música, o EP Parcerias renova e expande o cancioneiro de Leoni de olho em outro futuro para o inquieto compositor, há 30 anos na ativa.

Maria disse...

Leoni,tem uma música ótima com Moska chamada Soneto do Teu Corpo.

Rafael disse...

A informação aqui no blog de que o disco está disponível para download gratuito não procede. Já revirei o site dele para baixar esse disco e nada. É uma pena. Mas de qualquer forma acho Leoni um grande compositor, poucos compositores tem a sensibilidade que ele tem. Infelizmente é um cantor compositor que tem vivido à margem de seu talento, pois o povo atualmente (e infelizmente) está mais interessado em lixo sonoro como "tchá, tchu, teretetê, bará berê".

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Ótima Noticia ♥

As músicas estão como singles Rafael, se cadastra e baixe.

Unknown disse...

Rafael, todas as maneiras de ouvir e baixar Parcerias: http://www.leoni.art.br/post.php?titulo=agora-sim-o-lancamento-mundial-de-parcerias

Unknown disse...

Mauro, obrigado pelo espaço para o meu trabalho. Fico ainda mais feliz que você tenha gostado. Abraços
Leoni

Rafael disse...

Carla e Unknown, obrigado pela dica!!!

Rafael disse...

Leoni,

Obrigado pela honra concedida! Abraços e sucesso sempre!!!