Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 17 de maio de 2011

Zélia, Céu, Elza e Rosa cantam o samba carioca de Wilson Baptista em disco

♪ Samba inédito de Wilson Baptista (1913 - 1968), encontrado pelo pesquisador Rodrigo Alzuguir ao fazer o levantamento da obra do compositor, Que malandro você é! ganha seu primeiro registro fonográfico na voz de Zélia Duncan, no tributo duplo O samba carioca de Wilson Baptista, nas lojas pela gravadora Biscoito Fino neste mês de maio de 2011. O disco celebra a obra do autor de sucessos dos anos 40 e 50 como Emília, Louco (Ela é o seu mundo) e O bonde de São Januário. No disco 1, Reserva especial, títulos bem raros da obra de Wilson Baptista são ouvidos em gravações inéditas de nomes como Céu (Nega Luzia), Elza Soares (Artigo Nacional), Rosa Passos (Oh, Dona Ignez!), Nina Becker (Interessante - samba do repertório de Dircinha Batista (1922 - 1999) que a cantora carioca não chegou a gravar - e Essa mulher tem qualquer coisa na cabeçalinkados em faixa que reúne Nina e Wilson das Neves),  Mart'nália (Não me pise o calo), Tantinho da Mangueira (Rei Chicão, samba encontrado por Alzuguir em fita caseira), Teresa Cristina (Nelson Cavaquinho, marcha-rancho em tributo ao homônimo compositor), Cristina Buarque (O teu riso tem, Timidez e Vinte e cinco anos), Marcos Sacramento (Apaguei o nome dela, Fantoche, O princípio do fim e Não sei dar adeus) e Roberto Silva (medley com Vedete, Felicíssimo e Vagabundo - sambas lançados pelo próprio Roberto Silva nos anos 50). Já o disco 2, O espetáculo, registra a trilha sonora do musical O samba carioca de Wilson Baptista, encenado e protagonizado por Claudia Ventura e Rodrigo Alzuguir no Rio de Janeiro (RJ). CD refaz o roteiro da peça nas vozes dos atores.

6 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Samba inédito de Wilson Baptista (1913 - 1968), encontrado pelo pesquisador Rodrigo Alzuguir ao fazer o levantamento da obra do compositor carioca, Que Malandro Você É! ganha seu primeiro registro fonográfico no CD duplo O Samba Carioca de Wilson Baptista, posto nas lojas pela gravadora Biscoito Fino neste mês de maio de 2011. O disco celebra a obra do autor de sucessos dos anos 40 e 50 como O Bonde de São Januário, Louco (Ela é o seu Mundo) e O Bonde de São Januário. No disco 1, Reserva Especial, títulos raros da obra de Wilson Baptista são ouvidos em gravações inéditas de nomes como Céu (Nega Luzia), Elza Soares (Artigo Nacional), Rosa Passos (Oh, Dona Ignez!), Nina Becker (Interessante - samba do repertório de Dircinha Batista (1922 - 1999) que a cantora carioca não chegou a gravar - e Essa Mulher Tem Qualquer Coisa na Cabeça, linkados em faixa que reúne Nina e Wilson das Neves), Mart'nália (Não me Pise o Calo), Tantinho da Mangueira (Rei Chicão, samba encontrado por Alzuguir em fita caseira), Teresa Cristina (Nelson Cavaquinho, marcha-rancho em tributo ao homônimo compositor), Cristina Buarque (O Teu Riso Tem, Timidez e Vinte e Cinco Anos), Marcos Sacramento (Apaguei o Nome Dela, Fantoche, O Princípio do Fim e Não Sei Dar Deus) e Roberto Silva (um medley com Vedete, Felicíssimo e Vagabundo - sambas lançados pelo próprio Roberto Silva nos anos 50). Já o disco 2, O Espetáculo, registra a trilha sonora do musical O Samba Carioca de Wilson Baptista, encenado e protagonizado por Claudia Ventura e Rodrigo Alzuguir no Rio de Janeiro (RJ). O CD revive o roteiro da peça nas vozes dos atores.

Tombom disse...

Maravilha! Wilson Baptista é um dos pilares do melhor samba feito no século 20! E só pelo fato de ter Rosa Passos em meio a tantas vozes boas nesse CD-celebração, vale a compra!

Venus disse...

Biscoito Salgado? Passo longe!

Luca disse...

Bom projeto, só não entendi por que tanta faixa com Marcos Sacramento e com Cristina Buarque, se todo mundo canta um samba. Ficou estranho.

Cultura Popular disse...

Cadê a Roberta Sá???

Nivaldo Andrade disse...

Luca, Cristina Buarque é pesquisadora de samba e conhece o repertório de Wilson como ninguém, já tendo inclusive dedicado um disco inteiro à sua obra (Ganha-se Pouco, Mas é Divertido). Disco excelente, por sinal. Marcos Sacramento, o melhor cantor de samba na atualidade, também tem gravado Wilson e outros sambistas dessa geração em seus diversos discos. Além disso, Marcos (e acho que Cristina também) fazem parte do cast da Biscoito Fino.